Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Família Franciscana do Sub-Regional Florianópolis se reuniu sábado

02/04/2012

Notícias


Irmãos e Irmãs de diversas Fraternidades do Sub-Regional Florianópolis (SC) da Família Franciscana se reuniram neste sábado (31/3) no Colégio Menino Jesus, no centro da cidade. O encontro teve como tema “Clara de Assis e de hoje: caminho de unidade” e foi organizado pela Irmã Eunice Berri (Catequista Franciscana), com formação sob responsabilidade da Irmã Irene Novak (Franciscana da Santíssima Trindade).
Em sua explanação, Ir. Irene apresentou o eixo central da vida na Família Franciscana: unidade, irmandade e convivência. Disse que, assim como Clara de Assis, devemos buscar estratégias, criar canais de diálogo, de comunhão nas diferenças, participação corresponsável e interação entre os irmãos. Divididos em sub-grupos, representantes da OFS, JUFRA, Religiosas e dois Aspirantes OFM (Diego Souza Rabelo e Erick de Araújo Lázaro), trouxeram como respostas para o questionamento “como ser Franciscano em nossos dias?”: ter convicção determinada, mas não autoritária; ter unidade, cada um respeitando as características do outro (cada um de nós complementa ao outro); contemplar a Cristo crucificado; aprender que algumas coisas nas Escrituras são difíceis de se praticar sozinho, mas com Cristo na Eucaristia, nada fica impossível de ser feito; olhar sempre para Cristo; ir à Igreja por Jesus Cristo; enfrentar às adversidades com paciência; respeitar homens e mulheres e saber viver com todos como irmãos; acerca da vida nos mosteiros, deve haver a convivência (sem convivência, não há unidade e fraternidade); não devemos ter uma “carteirinha de franciscanos” ou ter “escrito na testa” que somos franciscanos, mas devemos ser franciscanos através dos nossos gestos e nossas atitudes; se colocar sempre à serviço; dar espaço às discussões, especialmente no que tange à vida em sociedade, envolvendo inclusive a discussão política; valorizar a economia solidária; se tornar excluído para acolher aos excluídos.
O jufrista Maicos Albrecht da Luz, por sua vez, questionou: “Diante disso tudo, o que nós podemos fazer?” Irmã Irene respondeu: “Nós podemos conhecer, buscar saber. Só assim poderemos vivenciar”. Ao final, antes da confraternização, houve a eleição da nova composição do Conselho do Sub-Regional, com representantes das religiosas, da OFS, Frades e da JUFRA. Novo encontro da Família Franciscana foi agendado para o dia 1° de dezembro, no Colégio Santa Catarina, em Florianópolis.
Leonardo Contin da Costa, especial para este site

[nggallery id=158]