Família Franciscana do Rio celebra 800 anos das Chagas de São Francisco
11/09/2024
No próximo dia 17 de setembro, a Igreja, em especial a Família Franciscana, celebra os 800 anos de um episódio místico fundamental na vida de São Francisco. Dois anos antes de sua morte, em 1224, no alto do Monte Alverne, distante cerca de 160 km de Assis, num período de profundo recolhimento e oração, Francisco recebe, no próprio corpo, as cinco chagas do Cristo na cruz: nas mãos, nos pés e no lado. Este episódio ficou conhecido como a Estigmatização de Francisco e, decorrente dele, nasceu a devoção a São Francisco das Chagas. Para marcar este Jubileu especial, a Família Franciscana da Capital do Rio de Janeiro se uniu para a realização de um evento comemorativo, marcado por diversas celebrações e atividades, presenciais e on-line, para as quais todos estão convidados.
A jornada começa no dia 13 de setembro, sexta-feira, com a Edição especial de Santo Antônio IN LIVE, direto do Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca, a partir das 20h30, transmitida pelos canais do Convento na internet (Facebook e YouTube). Este evento será exclusivamente on-line.
No dia 14 de setembro, sábado, na Igreja de São Francisco da Penitência, será realizada a Manhã Franciscana, em comemoração aos 800 anos dos Estigmas de São Francisco. Começará às 8h30, com um café da manhã partilhado. Todos que vêm participar são convidados a trazer algo para ser posto em comum. Haverá ainda Oração das Laudes, seguida por um momento de espiritualidade sobre os estigmas. O interior da Igreja, construída em honra a São Francisco das Chagas, é um dos cartões postais mais bonitos do Rio de Janeiro.
No mesmo dia, à 19h, na Paróquia São Francisco de Assis, no Rio Comprido, coordenada pelos Frades Menores Conventuais (OFMConv), será celebrada a missa de abertura do Tríduo Comemorativo, que tem como lema “Das feridas à vida nova: trago em mim as marcas do Crucificado (Gl 6,7)”. O tema deste primeiro dia será “Uma fé verdadeira diante do mistério da Cruz”. A Paróquia São Francisco do Rio Comprido fica à Rua Caetano Martins, 42. Acompanhando cada dia do Tríduo estarão a relíquia de São Francisco e um Fragmento do Santo Lenho da Cruz.
No dia 15 de setembro, domingo, às 18h30, a celebração eucarística será às 18h30, na Basílica Santuário São Sebastião, dos Frades Capuchinhos (OFMCap), na Tijuca. O tema deste segundo dia do tríduo será “Uma esperança firme que cura os corações feridos”. A Igreja de São Sebastião fica à Rua Haddock Lobo, 266, na Tijuca.
Na segunda-feira, dia 16 de setembro, às 18h, a celebração será no Convento Santo Antônio, no Largo da Carioca, com o tema “Um amor perfeito que deixa marcas”. No mesmo complexo do Largo da Carioca, no Centro do Rio de Janeiro, estão o Convento Santo Antônio, da Ordem dos Frades Menores (OFM) e duas Fraternidades da Ordem Franciscana Secular: a de Santo Antônio e a de São Francisco da Penitência, responsável pelo complexo histórico ao lado do Convento.
No dia 17 de setembro, terça-feira, Festa das Chagas, na Igreja de São Francisco da Penitência, no Largo da Carioca, com apresentação de Coral, às 12h e, às 15h, Missa Solene das Chagas de São Francisco, reunindo toda a Família Franciscana.
Equipe de comunicação Convento Santo Antônio do Largo da Carioca