Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Família Franciscana Centro-Oeste paulista realiza seu 1º Encontro

12/08/2018

Notícias

encontro_cffb_sp_120818

No último dia 11 de Agosto, o Núcleo Centro-Oeste Paulista da Conferência Família Franciscana do Brasil, se reuniu pela primeira vez em Garça (SP), contando com a presença de 54 irmãos e irmãs da Ordem Franciscana Secular (OFS), Juventude Franciscana (JUFRA), Irmãs Franciscanas de Siessen, Irmãs Franciscanas de Cristo Rei, Irmãs Franciscanas Alcantarinas, Frades Menores, provenientes de diversos lugares, como Agudos, Dracena, Pompéia e Garça, cidade anfitriã do evento, para promover a convivência, formação, oração e fraternidade entre os irmãos e irmãs das Ordens, Congregações, Institutos franciscanos e seus simpatizantes.

O Encontro iniciou-se logo pela manhã com um delicioso café e acolhida fraterna. Toda a parte da manhã foi dedicada para a abordagem do tema proposto: “Ano do Laicato – A dimensão missionária da Vocação Franciscana, numa Igreja em Saída”, tendo como base a Sagrada Escritura, o Documento 105 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as Fontes Franciscanas.

Irmã Ivone Lourdes Fritzen, Provincial das Irmãs Franciscana de Cristo Rei, falou sobre a importância de se criar uma consciência de que “somos missão no mundo”: ser pobre com os pobres e para os pobres. Apresentando o Crucificado de São Damião e ressaltando que o Cristo Reina de olhos abertos, recordou que se faz necessário viver a espiritualidade e a missão de “olhos abertos”, a fim de, a exemplo de Clara, olhar, considerar e contemplar o Cristo pobre nos pobres. “A espiritualidade Franciscana nunca é intimista, mas sempre comunhão, sempre procura tocar a carne sofredora do outro”, enfatizou.

No período da tarde, os participantes foram divididos em seis grupos, para realizar na prática, a experiência da missionariedade franciscana numa Igreja em saída, tão discutida no período matutino. Quatro grupos visitaram algumas casas femininas de reinserção psiquiátrica, um grupo visitou o Hospital Psiquiátrico André Luiz e outro grupo visitou algumas famílias em áreas de periferias existenciais, todas situadas na cidade de Garça. Todos puderam experimentar em suas vidas esta dimensão ímpar, própria da vida franciscana.

Ao final das visitas, todos se encontraram novamente e, juntos, rezaram o Ofício Divino das Comunidades, celebrando a festa de Santa Clara de Assis. Momento alto desta celebração final foi a Recordação da Vida totalmente encarnada no chão dos que mais sofrem e que todos puderam pisar ou tocar! “Que nossa Mãe Santa Clara clareie nossas consciências e, assim, possamos viver com autenticidade nossa missão franciscana numa Igreja em saída. Deus seja louvado por nosso recém-nascido núcleo!”, agradeceu Frei Zilmar Augusto Moreira de Oliveira.

“Que encontro maravilhoso. Estava acostumado a somente viver a fraternidade com os irmãos do nosso Regional da OFS. E agora tive a oportunidade de vivenciar a fraternidade com mais irmãos. Estou muito feliz e animado para os próximos encontros”, ressaltou Renato Cavalcante, da OFS de Dracena (SP).

“Foi realmente uma experiência única. Enriquecedor demais, seja pela formação, como também pela convivência e pela vivência da missão a tarde. Foi maravilhoso, voltamos para casa cheios. E que venham os próximos encontro”, afirmou André Miniel, da OFS de Agudos (SP).