Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Morre Frei Berardo, um dos mais idosos frades do Brasil

11/09/2014

Notícias

berardoAos 101 anos, faleceu nesta quarta-feira de manhã, dia 10 de setembro, Frei Berardo Paolino, frade menor da Custódia do Sagrado Coração de Jesus, com sede em São José do Rio Preto (SP). A missa de corpo presente foi na Matriz São Judas Tadeu, em Franca, às 15 horas desta quinta-feira, dia 11 de Setembro. Em seguida, foi sepultado no Convento Santa Maria dos Anjos, na mesma cidade.  Frei Berardo era um dos mais idosos frades do Brasil. Ele tinha 101 anos, a mesma idade de Frei Serafim Prein, da Província de Santo Antônio, que também está com 101 anos e agora fica com o título de mais idoso do Brasil. Ele fará 102 anos no dia 30 de janeiro.

O Ministro Custodial, Frei Flaerdi Valvasori, prestou a sua homenagem ao seu confrade: “Frei Berardo continuará sendo “para nós um motivo de grande alegria, nos trazendo boas lembranças e nos desacomodando pelo seu testemunho de frade menor, de religioso íntimo de Deus, trabalhador incansável, animado e animador, despojado e generoso, estudioso e cheio de sabedoria evangélica. Sempre nos chamando a atenção para a alegria da vida religiosa, vamos lembrá-lo cantarolando: “a vita na fraternidade é uma meravilha”, “questa vita é un paradiso”. Com o agravar-se de sua condição física, por causa de muito viver, foi adaptando-se, obediente, a sua nova condição física de idade avançada. Nos últimos meses, algumas vezes, dizia: “Bisogna morire, per vivere con Gesù”. Na vida plena no Céu, com certeza, este nosso frade trabalhador dinâmico que sempre foi, será nosso querido irmão pedindo por nós as graças de Deus”.

Frei Fidêncio Vanboemmel, Ministro Provincial desta Província da Imaculada Conceição, enviou mensagem ao Frei Flaerdi: “Paz e Bem! Em nome da Província da Imaculada quero compartilhar com a Custódia do Sagrado Coração de Jesus nossa solidariedade e comunhão nesta celebração da Páscoa do Confrade sênior, o nosso irmão Frei Berardo Paolino. Ao ler a síntese biográfica que você nos enviou, lembrei-me das palavras de Cristo: “Eu vos bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos”. Se ele assim viveu no ‘agrado de Deus’, que ele continue a interceder pela Custódia e por todos nós a partir da plenitude do amor de Deus”.

Frei Berardo nasceu em Avignano, Província de Caserta, Diocese de Piedemonte d’Alife, no dia 11 de junho de 1913, sendo batizado com o nome Biagio Paolino, filho de Giulio Paolino e Maria Luisa de Lillo. Vestiu o hábito franciscano no dia 11 de fevereiro de 1939, em Piedimonte d’Alife, recebendo o nome religioso de Frei Berardo. Emitiu os Votos Evangélicos a 12 de fevereiro de 1940, em Piedimento d’Alife. Professou Solenemente no dia 6 de janeiro de 1945, em Piedimonte d’Alife.

Frei Berardo veio para o Brasil, integrando a primeira turma dos frades missionários da Província napolitana, chegando ao Brasil no dia 17 de abril de 1947, estabelecendo-se em Bebedouro. Em junho de 1948 foi transferido para Paulo de Faria. Em março de 1949 foi transferido para Olímpia, como responsável pela campanha para a construção do salão paroquial. Em 1957 foi transferido para Mirassol como responsável pela manutenção da chácara e pelas campanhas pela construção do seminário. No ano de 1964, Frei Berardo celebrou seu jubileu de prata de Vida Religiosa. Em fevereiro de 1975 foi para Ribeirão Preto, fazendo campanhas para a construção da nova Matriz, futura paróquia de Santo Antonio Maria Claret e São Frei Galvão. No ano de 1989, no Santuário Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Garça, celebrou seu Jubileu de ouro de Profissão Religiosa. No dia 18 de outubro de 1985, na matriz de Nossa Senhora de Fátima, na cidade de Marília, recebeu a Sagrada Ordem do Diaconato. Desde 1995 Frei Berardo residiu em Franca, no Convento Santa Maria dos Anjos.

No dia 11 de junho de 2013, celebrou solenemente seus cem anos de nascimento, e ao final da missa, ao terminar suas santas exortações disse esperar de Deus a graça de mais um ano de vida. E Deus lhe deu esta graça!