Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Falece o frade mais idoso da Ordem Franciscana no Brasil

27/03/2015

Notícias

serafimAos 102 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira, dia 27 de março, Frei Serafim Prein, frade menor da Província Santo Antônio do Brasil, com sede em Recife (PE).  Frei Serafim residia em Mettingem (Alemanha), e, segundo o Ministro Provincial Frei Carlos Alberto Breis Pereira (Frei Beto), apesar de sua idade “encantava a todos pela disposição (era capelão do St.Elisabeth-Hospital) e, sobretudo, pela lucidez e profunda vida de oração”.

Frei Serafim ingressou no noviciado franciscano no dia 31 de março de 1931. Ou seja, iria completar 84 anos de vida religiosa franciscana, 78 deles como sacerdote zeloso e apaixonado pela vinha do Senhor.

beto

Frei Serafim ao lado de Frei Beto (o segundo da esq. para dir.), o atual Provincial.

“Nossa Fraternidade Provincial de Santo Antonio do Brasil terá sempre imensurável admiração e grato afeto por esse confrade que tantas marcas de bondade e ardor pelo Evangelho nos legou. Descanse em paz”, disse Frei Beto na sua página no Facebook.

Frei Serafim era o frade menor mais idoso em atividade. Sua vida de frade, de missionário no meio do povo pobre do Nordeste brasileiro, seu serviço à Província Franciscana de Santo Antônio, constituem um itinerário de amor, fé, dedicação e renúncia por causa do Reino de Deus. Durante doze anos – de 1955 a 1967 – foi Ministro de nossa Província, fazendo-se verdadeiramente servo dos irmãos, na solicitude e cuidados para com todos (cfr. RnB 4,5). “As marcas desse período são ainda hoje percebidas e recordadas com gratidão por todos nós: – zelo pelas vocações religiosas e sacerdotais para a Ordem e a Igreja; – fortalecimento da vida fraterna, espiritual e missionária da Província; – organização da realidade institucional e sustentabilidade da Província; – cuidado com os irmãos leigos para que encontrassem seu lugar na estrutura clerical que havia em toda a Ordem, derrubando as barreiras que separavam os leigos dos clérigos em nossa Província, estimulando a formação humana, espiritual e intelectual dos irmãos leigos e promovendo o primeiro encontro de irmãos leigos de que se tem notícias em toda a Ordem dos Frades Menores”, dizia Frei Marconi Lins de Araújo, então Ministro Provincial, durante a celebração dos 100 anos de Frei Serafim.

Frei Serafim chegou ao Brasil com ardor missionário e, ao ser transferido de volta para a Alemanha, levou o mesmo entusiasmo, ainda mais fortalecido pelo processo de inculturação que buscou viver.

No ano passado, em 10 de setembro, faleceu Frei Berardo Paolino, frade menor da Custódia do Sagrado Coração de Jesus, com sede em São José do Rio Preto (SP), quando estava com 101 anos. Frei Serafim e Frei Berardo eram os dois frades mais idosos do Brasil.