Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Falece Dona Alice da Silva Ramos, afiliada à Ordem I

15/10/2012

Notícias

Dona Alice da Silva Ramos

Faleceu no dia 15 de outubro, Dona Alice da Silva Ramos, a “Fra Jacoba” de nossa Província. A “causa mortis”, infecção generalizada. Nos últimos meses havia sido internada várias vezes.

Dona Alice foi operada para colocação de stent em artéria da perna, por motivo de deficiência de circulação sanguínea. Ela trabalhou por muitos anos junto ao Convento São Francisco e à Sede Provincial.

Foi catequista durante 51 (1940-1991) e por mais 25 anos desenvolveu atividades na administração provincial (1976-2003). Mas do que trabalhar, D. Alice dedicou-se aos frades e às atividades por eles assumidas.

Por ocasião da afiliação de D. Alice à Ordem I, em 21 de outubro de 2001, Frei Regis escreve:

Dona Alice, ou simplesmente ‘Alice’. Todos nós a conhecemos ao longo dos anos, como personagem e presença constante em nossa Sede Provincial. Passaram-se os anos e Alice permaneceu ao lado, melhor, junto aos frades, numa fidelidade quase ‘escudeira’, sempre pronta e atenta às urgências burocráticas da administração, mas, sobretudo, sensível e disponível também para as necessidades pessoais de todos os que recorriam a ela. Não raras vezes, interrompia seu trabalho para atender prontamente quem dela pedia ajuda. Resolver entraves em repartições públicas, ‘caçar’ documentos e informações para o imposto de renda e aposentadoria dos frades, orientar e socorrer nossas casas em dificuldades com a documentação de encargos sociais, eram para outros ‘missão impossível’. Não, porém, para Alice. Franciscanamente, ela tornou-se para nós uma especialista em ‘descascar abacaxis’ e ‘quebrar os nossos galhos’. E, certamente, não sem muito cansaço.

Mais do uma funcionária fiel e eficiente, Alice ‘vestiu a camisa da Província’, e suou. Seu interesse pela vida e atividades dos frades ultrapassou aquela medida da mera eficiência do dever cumprido.

Seu bom humor, sua alegria, sua jovialidade, e, sobretudo, sua capacidade de adaptar-se às constantes mudanças que experimentou e viveu, revelam sua raiz franciscana.

As palavras de agradecimento de D. Alice, ao ser afiliada à Ordem, revelam bem sua alma:

Faltam-me palavras para expressar toda minha alegria por haver sido afiliada à Ordem dos Frades Menores.

Quero agradecer a todos os irmãos – agora posso chamá-los assim – e dizer que continuo a mesma, sempre a serviço, sempre pronta para prestar meu apoio a todos. (…)

E aos queridos irmãos da Imaculada, aqui presentes, que participam deste “instante de Eternidade” em minha vida, a gratidão e a ternura do meu abraço muito fraterno.

D. Alice não vive mais “instantes de Eternidade”. Vive-a plenamente. E nós agradecemos a Deus os anos de convívio com essa senhora tão forte, tão sensível, tão próxima.

Frei Walter de Carvalho Jr.