Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Exposição Fotográfica mostra a história de 110 anos Igreja da Imaculada dos Capuchinhos

24/08/2021

Notícias

A Igreja Imaculada Conceição, dos Frades Capuchinhos, na Av. Brigadeiro Luís Antônio, em São Paulo – SP, iniciou a comemoração pelos seus 110 anos de inauguração. Uma exposição foi montada na entrada da igreja mostrando como a cidade de São Paulo se transformou neste período ao mesmo tempo em que a igreja foi constantemente modificada, por dentro e por fora. É a primeira vez em 20 anos que os frades exibem o acervo de fotografias e textos de seu arquivo.

Importância desta igreja para a cidade
A movimentada Av. Brigadeiro Luís Antônio pouco se parece com o cenário que os Capuchinhos encontraram quando compraram o terreno em 1901. A importância desse templo para a cidade de São Paulo é muito grande: podemos pensar na influência que a igreja teve para o desenvolvimento arquitetônico e de loteamento da área. A presença de uma igreja de tamanha dimensão foi fundamental para o crescimento da região, com importantes lugares, como a Av. Paulista.
Nestes 110 anos, a igreja mudou muito: finalizada em 1911, ao lado do grandioso convento que os frades haviam construído (onde hoje localiza-se um hipermercado), já teve uma torre sineira na parte de trás. Essas transformações ocorreram ao mesmo tempo em que a cidade se transformava ao redor, tendo suas ruas asfaltadas e as casas construídas e depois demolidas para dar lugar aos prédios.

Frei Arcanjo Soares, atual Ministro Provincial dos Capuchinhos

Exposição retrata tais transformações
“Dentre as fotos que estamos expondo estão imagens do nosso arquivo que mostram a igreja original, na cor branca. Quando pintada pelos irmãos Pedro e Uderico Gentili, os frades foram criticados, pois algumas pessoas acreditavam que a simplicidade franciscana havia se perdido com a decoração da igreja. Conta-se ainda que Paulo Setúbal, importante jornalista da época, lançou uma nota no Estadão lamentando profundamente a transformação”, explica Frei Pedro Cesar, coordenador da comissão de comunicação dos frades. Ao final do circuito percorrido pelo espectador na exposição, no lado externo, os visitantes são convidados a entrar no prédio, guiados por um áudio que explica detalhes da igreja, como um remanescente do piso original em ladrilho hidráulico em um dos altares laterais.

 Imagem do antigo Convento ao lado da Igreja

Curiosidades
♦ A igreja foi pintada pelo avô e tio avô do apresentador do The Noite, no SBT, Danilo Gentili, no início da década de 30;

♦ Onde hoje encontra-se o hipermercado Extra (antigo Jumbo) havia um grandioso convento erguido pelos frades alguns anos antes da construção da igreja em estilo Trentino;

♦ O altar atual foi trazido da antiga Sé de São Paulo;

♦ Havia uma grandiosa pintura no teto que foi demolida. As fotos originais deste antigo teto encontram-se na exposição.

♦ A exposição foi lançada no dia 21 de agosto, em comemoração pelos 110 anos da igreja, e deve permanecer até 29 de setembro de 2021.

NO LARGO SÃO FRANCISCO ATÉ 1909

Enquanto a Ordem Terceira da Penitência, no Largo São Francisco, foi dirigida pelos religiosos, como conta Frei Basílio Röwer, no livro “Páginas de história franciscana no Brasil”, conservou-se nela mais ou menos o espírito da instituição: “Depois decaiu como todas as suas congêneres. Desde 1828, não havendo mais religiosos no Convento, a direção esteve confiada a sacerdotes seculares, como comissários, com patente do Provincial. De novembro de 1897 a fevereiro de 1909 estiveram hospedados nas dependências da Ordem os revmos. Padres Capuchinhos, que muito fizeram para restaurar a observância da Regra e piedade”.

O superior na missão, Frei Camilo de Valda, com um grupo de frades, continuou formando a fraternidade no Largo São Francisco até 13 fevereiro de 1909, quando, então, todos se transferiram para o novo convento que tinham construído na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, a um quarteirão da recém-aberta Avenida Paulista. Por intermédio de Mons. Duarte Leopoldo e Silva, então vigário de igreja Santa Cecília, foi comprado esse terreno nas proximidades da Avenida Paulista, a quase três quilômetros de distância do Largo São Francisco.

Durante o tempo de permanência no Convento São Francisco, cresceu entre os frades a decisão de mudar-se para lugar mais apropriado, pois percebiam que o espaço onde estavam não era tão adequado ao desenvolvimento da Missão, pois faltavam cômodos suficientes para alojar os missionários de passagem e, ademais, como não lhes fora confiada a propriedade, podia ser solicitados a deixá-la em qualquer momento.


Paulo Henrique Silva, assessor de Comunicação