Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Exposição de presépios chega a sua 25ª edição

05/12/2014

Notícias

820

Érika Augusto

A cidade de São Paulo já vive o clima de Natal. A decoração natalina começa a tomar conta das ruas e shoppings, chamando a atenção. O centro de São Paulo tem um motivo ainda mais especial para celebrar o Natal… É a 25ª edição da Exposição Franciscana de Presépios, que acontece no Santuário e Convento São Francisco.

Neste domingo, dia 7 de dezembro, após a missa das 10h30, acontece a bênção da exposição. Neste dia ela ficará aberta até às 13 horas. A abertura ao público em geral acontece na segunda-feira, dia 8 de dezembro, das 9h às 17h.

presepiosA mostra traz no total 64 conjuntos, com 26 presépios, 25 miniaturas de presépios, 6 representações da Fuga para o Egito e 7 representações da Sagrada Família.

Para este ano, Frei Róger Brunorio, organizador da exposição, destaca algumas peças, como as miniaturas, vindas de diversos países. Três destas miniaturas são de Luiz Domingos Romano, colecionador deste tipo de presépios. Um deles é o presépio chinês, feito de papel e outro feito com latinhas de alumínio. Outra miniatura em destaque é uma peça feita em palha de milho, do artista plástico Aristides, de Itararé, interior de São Paulo. A menor peça destas miniaturas possui 2 centímetros.

Outros presépios chamam a atenção do visitante, como o presépio feito com uma decoração circense, o “Auto móvel de Natal”, uma homenagem aos artistas de circo. Há também uma instalação chamada “A cura”, feito com materiais hospitalares, que instiga e leva o visitante a uma reflexão sobre o sistema de saúde brasileiro. Outro presépio em destaque é um conjunto inédito de Frei Pedro, feito de materiais recicláveis. O cuidado com o meio ambiente perpassa toda a exposição. São latas de alumínio, papéis reutilizados, jornais, recortes de revistas, filtros, e diversos materiais utilizados. Um modo muito franciscano de cuidado com o meio ambiente. A sala que recebe a exposição foi decorada cuidadosamente com flores e enfeites natalinos.

A atração principal da exposição jubilar é o presépio “Os privilegiados de Deus”. Ele já esteve na Exposição Franciscana de Presépios, mas volta a esta edição com algumas mudanças. O tema é muito atual, sobretudo com as palavras do Papa Francisco, alertando a Igreja para a acolhida aos excluídos. O cenário é bem diferente daquele que imaginamos em um presépio. No lugar nos pastores estão os idosos, deficientes, homossexuais, desabrigados, indígenas, todos aqueles que são colocados à margem da sociedade.

Entre os presépios importados está o presépio vindo de Angola, numa homenagem aos 25 anos de Missão Franciscana naquele país. Há também conjuntos vindos de Jerusalém, Portugal, Alemanha, Holanda, México, El Salvador, Bolívia e Chile. Há também um presépio em 3D, com a miniatura do Vaticano e a réplica do presépio que é montado todo ano na Praça São Pedro.

Alguns destes conjuntos são doações, de colecionadores e devotos. Os franciscanos adquiriram neste ano mais de 60 presépios. Alguns foram colocados para visitação nesta exposição no Convento São Francisco, outros estão no Mosteiro de São Bento, na Universidade São Francisco e também no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

A 25ª Exposição Franciscana de Presépios ficará aberta ao público entre os dias 8 de dezembro e 4 de janeiro, das 9h às 17h de segunda a sexta, aos sábados das 9h às 15h e aos domingos das 9h ao meio dia. Não haverá expediente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro. A entrada é franca.

O Convento São Francisco fica localizado no Largo São Francisco, 133, no centro de São Paulo, próximo à estação Sé do metrô.