Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Estandarte de Santa Clara “clareia” Ituporanga e região

12/04/2012

Notícias

Por Frei Gustavo Wayand Medella, OFM
“Santa Clara, clareai!”. Esta invocação anda na boca do povo, que se confia à interseção da Santa de Assis, seguidora de São Francisco e alma feminina do movimento franciscano. É padroeira da televisão e a ela também se reza pedindo bom tempo. Toda esta devoção a Santa Clara tem origem na vida e no testemunho desta jovem mulher que deixou a vida de nobreza para seguir a Jesus Cristo pobre e crucificado. Sua coragem em assumir este modo de vida desafiador e austero inspira ainda hoje outras tantas mulheres no mundo. Estima-se que haja atualmente 21.000 irmãs clarissas espalhadas em mil mosteiros nos cinco continentes do planeta.
E para comemorar os 800 anos da fundação da Ordem de Santa Clara (OSC), o Regional de Santa Catarina da Família Franciscana do Brasil (FFB-SC) está promovendo a peregrinação, por todo o estado, do Estandarte de Santa Clara. A peça está percorrendo todas as cidades catarinenses que contam com a presença franciscana (freis, irmãs, leigos da Ordem Franciscana Secular). Na região de Ituporanga, o estandarte chegou na última segunda-feira, dia 09 de abril, vindo de Lages. A primeira parada foi no Seminário São Francisco de Assis, onde, na quarta-feira, dia 12, celebrou-se uma missa comemorativa à passagem do Estandarte de Santa Clara, com a participação e a animação dos seminaristas franciscanos.
Dali a imagem seguiu para a Paróquia Santo Estêvão onde, no fim de semana dos dias 14 e 15 de abril serão celebradas missas. O estandarte passa ainda na fraternidade das Irmãs Franciscanas de São José (Hospital Bom Jesus) e, no dia 18 de abril, segue para Atalanta, e lá também haverá missa com animação da fraternidade local da Ordem Franciscana Secular (OFS). Depois de Atalanta, será a vez de Laurentino receber o estandarte, que segue sua peregrinação pelas cidades de Santa Catarina.
Desde abril do ano passado a Família Franciscana celebra o Ano Clariano. Tudo isso porque em 2012 são comemorados os 800 anos do início da Ordem de Santa Clara, em alusão à data em que a jovem Clara deixou a casa de seus pais para se consagrar totalmente à vida de pobreza e seguimento de Jesus Cristo, inspirada por São Francisco. Santa Clara nasceu em 1193(94) e faleceu em novembro de 1253. Seu dia é comemorado em 11 de agosto.