Espiritualidade, devoção e arte se unem na abertura do mês mariano no Santuário São Francisco
05/05/2026

O mês de maio começou movimentado no Santuário São Francisco de Assis, em São Paulo. Desde o Retiro das Pastorais, celebrado no Feriado do Dia do Trabalho, mutas atividades foram realizadas para marcar o início do mês dedicado a Maria. Confira nesta reportagem.
Primeiro retiro das pastorais em clima de fé, unidade e renovação

Na última sexta-feira, 1º de maio, memória de São José Operário, as pastorais do Santuário São Francisco de Assis realizaram seu primeiro retiro no Mosteiro da Transfiguração, em Mogi das Cruzes. Desde o início da jornada, ainda no caminho, já era possível perceber um clima diferente: o desejo comum de parar, escutar e recomeçar. Não se tratava apenas de um deslocamento geográfico, mas de um verdadeiro movimento interior.

Um café da manhã partilhado abriu o dia em clima de recolhimento. Em seguida, Frei Afonso Kachekele Quissongo, vigário paroquial, conduziu de forma profunda o tema proposto, semeando reflexões no coração dos participantes. Um dos momentos mais marcantes foi o “deserto”, tempo de silêncio pessoal, no qual cada participante foi convidado a encontrar-se consigo mesmo e com Deus, revisitar a própria caminhada e escutar aquilo que, muitas vezes, o ritmo cotidiano impede de perceber.

No período da tarde, a partilha em grupos evidenciou a força da comunhão eclesial. Foram levantados pontos importantes, partilhadas experiências e acolhidas dores e esperanças. Destacou-se, de modo especial, a necessidade de abertura ao novo, acolhendo novos membros e fortalecendo a vida pastoral, pois uma Igreja viva é aquela que acolhe e caminha unida.
O retiro foi encerrado com a Santa Missa, presidida por Frei Afonso. Ao final, cada participante recebeu uma vela aromática, em um gesto simples, mas profundamente simbólico. Na ocasião, o pároco e reitor, Frei Gustavo Medella, recordou que todos são chamados a ser como a vela: luz que ilumina, presença que aquece e perfume que espalha amor. O primeiro retiro das pastorais não foi apenas um encontro, mas uma verdadeira experiência de graça e renovação.
Programação intensa movimenta abertura do mês mariano
Em meio às atividades cotidianas, o Santuário São Francisco de Assis viveu, no dia 2 de maio, um dia especial que marcou o início das festividades do Mês Mariano. Tradicionalmente, o mês de maio é dedicado à Virgem Maria, tempo privilegiado de oração e aprofundamento da devoção à Mãe de Deus, reconhecendo nela não uma deusa, mas aquela que, com humildade, aponta para Cristo, fonte da salvação. Às 9h, a comunidade reuniu-se para a Catequese Devocional Franciscana, com o tema “São Francisco e a Virgem Maria”, conduzida por Frei Estevão Ottenbreit. A reflexão proporcionou um mergulho na espiritualidade franciscana, evidenciando o profundo amor de São Francisco pela Virgem Maria, a quem reconhecia como Mãe do Senhor e modelo perfeito de discípula.
Para São Francisco, Maria ocupa um lugar singular na história da salvação: é aquela que, com humildade e total abertura à vontade de Deus, tornou possível a Encarnação do Verbo. Ele a contemplava como Virgem feita Igreja, expressão viva da pobreza, da escuta e da fidelidade. Por isso, na tradição franciscana, Maria é venerada como mãe, guardiã e protetora da Ordem, aquela que conduz sempre a Cristo e ensina os fiéis a viverem o Evangelho com simplicidade e amor.
Às 10h, o Santuário acolheu, em peregrinação, um grupo de fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Paz, pertencente à Região Episcopal Sé, acompanhados de seu pároco, Padre Lauro Bocchi, Missionário Scalabriniano, que presidiu a Santa Missa. Durante a celebração, foi entronizada a imagem peregrina de Nossa Senhora da Paz e Mãe dos Migrantes, que permanecerá no Santuário nos primeiros dias de maio. O momento foi marcado por profunda fraternidade e comunhão entre as comunidades.
“Maria, a quem muito amamos, damos muitos títulos”

Com alegria, fé e espírito contemplativo, o Santuário São Francisco inaugurou a exposição – Maria, a quem muito amamos, damos muitos títulos – sob a curadoria de Frei Estevão Ottenbreit. A mostra reúne mais de 50 imagens que expressam a riqueza da devoção mariana ao longo da história da Igreja.
Após a celebração das 10h, a comunidade, a convite do pároco e reitor Frei Gustavo Medella, seguiu em procissão, entoando a Ladainha de Nossa Senhora, até o local da exposição, onde permanecerá aberta à visitação até o mês de agosto. No local, Frei Estevão realizou a bênção, e, juntamente com o Padre Lauro, realizou o gesto simbólico de abertura da mostra.
Os fiéis foram então convidados a contemplar, com devoção, as diversas expressões do amor do povo de Deus à Virgem Maria, reconhecendo nela as maravilhas realizadas pelo Senhor.
A arte encantadora através da música
Encerrando a programação do dia, após a missa das 15h, o Santuário acolheu o Coral Patois, que apresentou um Concerto Coral com Piano, proporcionando um momento de elevada expressão artística e espiritual. Sob a regência de Luis Fidelis, o coral apresentou um repertório dedicado ao Tempo Pascal. A primeira parte, a capella, incluiu obras de compositores como Pablo Casals, György Orbán, Ola Gjeilo e Giovanni Pierluigi da Palestrina. Na segunda parte, foi executado o “Glória”, de Antonio Vivaldi, em sua íntegra.
Aberto ao público e com entrada gratuita, o concerto reuniu fiéis e apreciadores da música sacra, que puderam contemplar a beleza da arte colocada a serviço da fé. O Santuário São Francisco de Assis segue sendo um espaço vivo de fé, espiritualidade e encontro, onde a oração, a formação e a cultura se entrelaçam na construção de uma comunidade fraterna.
Todos são convidados a visitar a exposição mariana “Maria, a quem muito amamos, damos muitos títulos”, aberta ao público até agosto, e a participar dos momentos de oração neste mês dedicado à Virgem Maria. De modo especial, aos sábados, após a missa das 10h, a comunidade se reúne para rezar a Coroa Franciscana das Alegrias de Nossa Senhora, fortalecendo a devoção e o caminho de fé à luz do carisma franciscano.
Romaria Arquidiocesana ao Santuário de Aparecida
No último domingo, 3 de maio, o Santuário São Francisco de Assis também se fez presente na 125ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Na ocasião, Dom Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, presidiu a Santa Missa das 10h, reunindo os fiéis em um belo momento de fé, comunhão e devoção.

Do Santuário partiu uma comitiva, formada por frades e paroquianos. A participação do Santuário na Missa das 10h foi ativa: um frade se integrou ao Coral dos Romeiros, três ministros da Eucaristia se colocaram a serviço e Frei Edvaldo Batista Soares, Vigário Paroquial do Santuário, concelebrou a missa. Os participantes também puderam conhecer o Seminário Frei Galvão e o Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, ambos sob os cuidados dos Frades e localizados na cidade de Guaratinguetá – SP.

Equipe de Comunicação do Santuário São Francisco















