Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Enviados a anunciar a paz e o bem!

04/05/2022

Notícias

Duque de Caxias (RJ) – A comunidade Jesus Crucificado, de Imbariê, acolheu nesta terça-feira, 03/05, a celebração que dá início aos trabalhos missionários e que antecede a ordenação de Frei Josemberg Cardozo Aranha. O frade, naturalizado em Duque de Caxias, será ordenado neste sábado, dia 07, às 15h na Catedral de Santo Antônio, igreja essa que já pertenceu à Ordem dos Frades Menores.

Frei Jeâ Paulo Andrade presidiu a Missa de Envio às 19h30 na Comunidade Jesus Crucificado da Paróquia Santa Clara de Imbariê. Sob a inspiração dos apóstolos São Filipe e São Tiago, Frei Gabriel Dellandrea convidou a toda a comunidade para que se colocasse em movimento de envio, rompendo com a inércia, para poder, então, “seguir os caminhos de Jesus Cristo, que nos chama e nos envia”. O frade ainda destacou: “Dar o primeiro passo é um movimento de toda a Igreja! Frei Josemberg deu os seus passos no caminho da fé cristã e da Ordem Franciscana e muito em breve dará os seus primeiros passos como presbítero!”.

Ao final da celebração, Frei Gabriel ainda recordou a necessidade de rezar e pedir pelas vocações. Nessa celebração estavam presentes os vocacionados Fábio Charleaux Luzia dos Santos e William Cerqueira Barbosa, que também atuarão como missionários.

Com muita emoção, Frei Josemberg recordou de seus primeiros anos no seminário, disse sentir muitas saudades da Paróquia, da festa da Padroeira e de toda a comunidade que o acompanhou em seu discernimento vocacional e nos primeiros anos na fé: “Que as minhas lágrimas derramadas por essa comunidade não sejam em vão”. Depois disso, fez o apelo por orações à sua vocação e a de todos os que se sentem chamados a servir o Reino.

Frei João Reinert, antes da bênção final, convidou a todos os missionários que atuarão nas comunidades ao longo desses dias para receberem as bênçãos de Deus que os guiará na missão. Os missionários, ao redor da Luz Pascal, foram enviados para levar a paz e o bem aos lares de Duque de Caxias, em louvor e gratidão pelo filho que esta terra nos deu.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior, OFM (texto) e Fábio Charleaux Luzia dos Santos (fotos)