Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Entregar-se ao Senhor é viver na graça”

20/01/2019

Papa Francisco

Cidade do Vaticano – Apesar do chuvoso domingo do inverno romano, o Papa atraiu à Praça São Pedro milhares de pessoas para ouvi-lo e rezar com ele a oração mariana do Angelus. Ao meio-dia, Francisco apareceu na sacada de seu escritório e depois de cumprimentar os fiéis, fez uma reflexão sobre o início da missão pública de Jesus, que caracteriza o tempo litúrgico ‘comum’.

O Evangelho do dia narra o primeiro milagre de Jesus, seu primeiro ‘sinal’ – como diz o Evangelista João – que ocorreu nas bodas de Caná, na Galileia. E não foi um caso que tenha se realizado num matrimônio – explicou o Papa – porque naquela cerimônia, Deus se casou com a humanidade: esta é a Boa Notícia, mesmo se aqueles que o convidaram ainda não sabiam que o Filho de Deus estava sentado à sua mesa e que o verdadeiro esposo era Ele.

“De fato, todo o mistério do sinal de Caná se baseia na presença deste divino esposo que começa a revelar-se. Jesus se manifesta como esposo do povo de Deus, anunciado pelos profetas, e nos revela a profundidade da relação que nos une a Ele”, explicou.

O Papa prosseguiu com o relato da festa, que justamente quando estava no auge, o vinho acabou! Percebendo, Maria disse ao Filho: “Eles não têm mais vinho”. A água é necessária para viver, mas o vinho exprime a abundância do banquete e a alegria da festa. Como é possível celebrar as núpcias e fazer festa se falta aquilo que os profetas indicavam como um elemento típico do banquete messiânico?

Jesus transforma a água em vinho
Jesus então disse aos ajudantes: “Enchei as ânforas de água. E as encheram até a borda. Disse-lhes novamente: “Agora tomai algumas e levai-as àquele que dirige o banquete”. Maria se dirige aos empregados e suas palavras coroam o quadro esponsal de Caná: “Façam o que Ele lhes disser”.

Maria – recordou o Papa – nos repete hoje a mesma coisa: “Tudo o que Ele lhes disser, façam-no”. Suas palavras são um legado precioso que a nossa Mãe nos deixou. “Servir o Senhor significa escutar e pôr em prática a sua palavra. É a recomendação simples e essencial da Mãe de Jesus, é o programa de vida do cristão. Para cada um de nós, beber daquela ânfora equivale a entregar-se à Palavra e aos Sacramentos para experimentar a graça de Deus em nossa vida”.

Terminando, o Papa improvisou algumas palavras, destacando uma experiência que certamente muitos já tiveram na vida: “Quando estamos em situações difíceis, quando surgem problemas que não sabemos como resolver, quando muitas vezes sentimos ansiedade e angústia, quando nos falta alegria, vamos a Maria e digamos: “Não temos vinho. O vinho acabou: olha como eu estou; olha para o meu coração, olha para a minha alma”. Digam-no à mãe. E ela irá a Jesus e dirá: “Olha ele, olha ela: eles não têm vinho”. depois, ela virá a nós e dirá: “Tudo o que ele te disser, faça-o”.

A DOR DO PAPA

Depois de rezar o Angelus e conceder a bênção a todos os presentes na Praça São Pedro, o Papa Francisco revelou ter duas grandes dores no seu coração. E uma delas – disse – é o Mar Mediterrâneo.

“Penso nas 170 vítimas de naufrágios no Mediterrâneo. Estas pessoas procuravam futuro para suas vidas. Vítimas, talvez, de traficantes de seres humanos. Rezemos por elas e por aqueles que têm responsabilidade pelo que aconteceu” – pediu Francisco, antes de rezar a Ave Maria.


JMJ, evento importante
Falando após a oração do Angelus, na sacada de seu escritório, aos fiéis, turistas e romanos presentes na Praça São Pedro, o Pontífice lembrou ainda que partirá para o Panamá, onde de 22 a 27 se realizará a JMJ, “evento belo e importante no caminho da Igreja”, disse.

Comunicação: redes e comunidades
Na sequência, anunciou iminente a publicação da Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que proporá uma reflexão sobre as comunidades da rede e a comunidade humana. Para Francisco, “Internet e redes sociais são um recurso de nossos tempos; uma ocasião de estar em contato com os outros, compartilhar valores e projetos, expressar o desejo de ‘fazer comunidade’.

O Papa usa um tablet e explica
“A rede pode nos ajudar a rezar juntas. Por isso, gostaria de apresentar o aplicativo oficial da Rede Mundial de Oração do Papa: ‘Click To Pray’, disse Francisco, apresentando também o P. Frédéric Fornos, S.J, seu diretor internacional.. O Papa convidou os jovens a baixarem a app Click To Pray e a continuar a rezar com ele o Terço pela paz, especialmente durante a Jornada Mundial da Juventude no Panamá.

Plataforma multimedia
A plataforma dispõe de uma página web e da app móvel, em Android, e em iOS, e está disponível em seis idiomas (espanhol, inglês, italiano, francês, português e alemão). A cada mês, serão publicadas as intenções e pedidos do Papa pela missão da Igreja.

Papa pede oração a jovens da JMJ do Panamá, inspirados em Maria
A plataforma tem três seções principais: “Reza com o Papa”, com as intenções de oração mensal do Papa pelos desafios que a humanidade e a missão da Igreja enfrentam; “Reza cada dia”, com um ritmo de oração que propõe três momentos diários; e “Reza em rede”, que é um espaço onde os usuários (entre eles o Papa Francisco) podem partilhar as suas orações com os outros.

O próprio perfil do Papa Francisco pode ser encontrado clicando no botão ’Papa Francisco’ na seção “Reza em Rede”.

Veja mais aqui