Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento da Penha vai sediar XXV Encontro Nacional de Santuários em 2024

19/05/2022

Notícias

O Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, vai sediar o XXV Encontro Nacional de Santuários em 2024. A escolha aconteceu na manhã desta quinta-feira (19), durante o Encontro dos reitores dos principais santuários do Brasil, que é realizada em Florianópolis, Santa Catarina. A Província Franciscana está representada pelo Frei Walter Ferreira Junior (Santuário Santo Antônio-RJ), Frei Diego Atalino de Melo (Santuário Frei Galvão, Guaratinguetá-SP), e o Reitor e Guardião do Convento, Frei Djalmo Fuck.

Frei Walter, Frei Djalmo e Frei Diego

O evento já tem data para acontecer. Será entre os dias 19 e 23 de agosto de 2024. O tema também já está: “Peregrinos na esperança” e pretende abordar temas comuns que os santuários enfrentam diante dos desafios políticos e sociais. A missão evangelizadora, sobretudo a evangelização nos veículos de comunicação; a importância da história da Igreja e seu papel junto aos fiéis capixabas; o destaque da Festa da Penha e de outros grandes eventos realizados no estado, são alguns assuntos que devem nortear os trabalhos.

O Reitor do Santuário da Penha afirmou que é uma grande alegria receber os reitores na cidade de  Vila Velha em 2024. “Vamos recebê-los com muita alegria, com muita moqueca, com muita festa, muito sol, céu azul, praia e uma temperatura muito boa que dá para tomar um banho de mar gostoso, por isso, quero já desejar: sejam bem-vindos às terras capixabas!”, animou Frei Djalmo.

Ele ainda lembra que o encontro tem um motivo ainda mais especial, é que será a 25ª edição. “Esse encontro vai ser mais marcante ainda por ser o encontro jubilar, ou seja, o 25º encontro vai ter sua sede em terras capixabas, o que nos alegra de forma indescritível”, lembrou o frade.

Frei Djalmo disse que recebeu o anúncio da escolha de forma surpreendente. “Para mim foi uma grande surpresa! Entre tantos Santuários de várias cidades do país, agora a atenção toda vai se voltar para o Espírito Santo, mais precisamente para o nosso Convento. Nós apresentamos um vídeo elaborado pela equipe de comunicação do Convento e assim que assistiram, escolheram nosso Convento. Eu tenho certeza que será um momento singular e inesquecível para a história da Igreja no estado. Vamos ter muito trabalho pela frente para preparar todo o encontro. É como arrumar a casa para receber visita”, explicou.

Do estado do Espírito Santo, também participa do encontro em Florianópolis, o reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Padre Nilson Maróstica, sj. Ele também falou um pouco da Festa Nacional de São José de Anchieta que será realizada entre os dias 31 de maio e 9 de junho. O tema escolhido para este ano foi Anchieta, sábio e Educador amoroso como sinal de diálogo com a campanha da Fraternidade que trata do tema da Educação, expressando uma ocasião oportuna para acolhida, homenagens e retomada das obras históricas de Anchieta.

Imagem: Marcos Antoniazi


Fonte: Convento da Penha, Cristian Oliveira