Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro vocacional reúne 28 jovens em Ituporanga

30/06/2019

Notícias

Ituporanga (SC) – Nos dias 28 a 30 de junho, reuniram-se em Ituporanga-SC 28 jovens vocacionados à Vida Religiosa Franciscana. Provenientes das mais diversas localidades do Sul da Província, desde Maringá-PR até São Joaquim-SC, estes jovens experimentaram a rotina de um seminário franciscano participando da vida de oração, estudos, trabalhos e convivência fraterna com os frades e com os seminaristas do Seminário São Francisco.

Os primeiros vocacionados chegaram já na manhã da sexta-feira, 28, e logo foram se ambientando na casa, conhecendo os espaços enquanto os seminaristas ainda tinham aula no colégio Galileu. Foram todos bem acolhidos pelos promotores vocacionais e pelo guardião da casa, Frei Valdir Laurentino, que com grande diligência deu as devidas orientações práticas sobre a casa. Também ele, Frei Valdir, presidiu a Missa da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira, mostrando que por mais que não tenhamos palavras para mensurar o amor de Deus, devemos falar dele.

Na noite da sexta, quando já estavam os 28 vocacionados reunidos no seminário, os 16 seminaristas se uniram ao grande grupo e se apresentaram falando de suas origens e do tempo que já estão na caminhada. Uma característica deste grupos de vocacionados é a amplitude de idade entre eles, que variou entre 13 e 31 anos; majoritariamente candidatos ao Seminário Menor.

O dia do sábado foi direcionado para uma imersão mais intensa na rotina do seminário. Todos participaram, pela manhã, da Celebração Eucarística em memória do Sagrado Coração de Maria presidida por Frei Diego Atalino de Melo, tendo na sequência a formação sobre a Vocação Franciscana e a História das Vocações nas Sagradas Escrituras. Frei Diego e Frei Vítor da Silva Amâncio exortaram os seminaristas a se empenharem de todo o coração à vida religiosa apresentando as belezas de uma vida dedicada a Deus e também seus desafios.

 

Durante a tarde, os seminaristas e vocacionados se dedicaram à limpeza da casa e ao esporte como forma de interação e colaboração mútua. Enquanto isso, Frei Diego esteve na Paróquia Santo Estevão para uma tarde de encontro com os casais vocacionais, famílias que colaboram junto às comunidades de Ituporanga a promoverem uma cultura vocacional na cidade. Fruto desta cultura, foi a participação de cinco jovens da cidade neste encontro vocacional.

A noite no sábado foi reservada para uma sessão de filme com pipoca, onde foi exibido o filme ‘Francesco’, de Lilliana Cavani, pelo qual os vocacionados puderam conhecer melhor a história do Santo Pai Seráfico. Grande foi a integração ao longo do dia entre os vocacionados que estavam atentos às necessidades da casa, dando grande exemplo de vigor vocacional.

No domingo em que celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo, os vocacionados participaram da Missa com a comunidade que frequenta o seminário. Frei Diego presidiu a Missa das colunas da Igreja exortando aos fiéis sobre o justo equilíbrio entre tradição e inovação. Ao final da celebração, Frei Vitor chamou os vocacionados ao presbitério e os apresentou-os ao povo. Após um momento de oração pelas vocações, Frei Vitor e Frei Diego entregaram o Tau franciscano aos vocacionados.

O encontro encerrou com o almoço no seminário e os vocacionados voltaram para suas casas. Se você deseja ser Franciscano, entre em contato conosco pelo nosso e-mail: sav@franciscanos.org.br ou mande-nos um WhatsApp (11) 96607-3441.