Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro vocacional reúne 27 jovens em Guaratinguetá

16/08/2021

Notícias

Entre os dias 13 a 15 de agosto, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) organizou o encontro vocacional franciscano, em Guaratinguetá – SP, no Convento Nossa Senhora das Graças, com a participação de 27 candidatos à vida religiosa, residentes nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

O encontro foi coordenado por Frei Diego Atalino de Melo e Frei Leandro Costa, do Serviço de Animação Vocacional Provincial; Frei Jhones Lucas Martin, animador vocacional do Convento São Francisco, em São Paulo – SP; Frei Ruan Felipe Sguissardi, do ano missionário no Seminário Frei Galvão e Frei Alisson Luís Zanetti. Foi o primeiro encontro presencial, desde a pandemia do coronavírus e seguiu os protocolos sanitários de distanciamento social.

À tarde da sexta-feira, 13 de agosto, os vocacionados foram acolhidos no local do Encontro e participaram da Pastoral de Rua, organizada pelo Santuário Frei Galvão, para levar quentinhas para as pessoas em situação de rua, nas cidades de Guaratinguetá e Aparecida.

No segundo dia, os vocacionados tiveram um dia intenso de reflexões, orações e atividades. Os trabalhos foram abertos com a Santa Missa, seguida de momentos de reflexão, deserto e partilha. Dentre as temáticas trabalhadas, aprofundou-se na vocação de São Francisco de Assis, a qual conheceram mais sobre o processo de conversão do Seráfico Pai. Frei Leandro apresentou um vídeo sobre a Província da Imaculada, destacando as diversas Frentes de Evangelização. Pela tarde, os vocacionados conheceram a Igreja Matriz de Guaratinguetá e também a casa de Frei Galvão e, nesses dois lugares, foi apresentada a vida de Santo Antônio de Sant’Ana Galvão. Ao retornarem ao Convento, os candidatos à vida religiosa fizeram trabalhos externos de manutenção da casa do encontro. Pela noite, houve a reza do terço vocacional no claustro do convento e um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento.

O encerramento deu-se no domingo, 15 de agosto, com a oração da manhã e a Santa Missa no Santuário Frei Galvão, presidida por Frei Diego Atalino de Melo. Após a Celebração Eucarística, os vocacionados avaliaram o encontro, conheceram o Parque Laudato Si’ (onde será construído o novo Santuário Frei Galvão) e seguiu-se para o almoço.

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de agosto, haverá o Encontro Vocacional Franciscano no Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga – SC, onde funciona as etapas do Ensino Médio e do Aspirantado, para os vocacionados dos estados do Paraná e Santa Catarina.

Que o Senhor que os chamou continue lhes dando perseverança e coragem para corresponderem com generosidade a essa tão bela proposta de vida!


Frei Leandro Costa e Lucas A. Santos