Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro Vocacional reúne 26 jovens em Guaratinguetá

17/06/2019

Notícias

Frei Vítor da Silva Amâncio

Guaratinguetá (SP) – Neste último final de semana, de 14 a 16 de junho, 26 jovens candidatos à vida religiosa franciscana se reuniram em Guaratinguetá para o Encontro Vocacional da Região de São Paulo. Eles foram acolhidos na noite da sexta-feira, 14, no Seminário Frei Galvão e foram inseridos na dinâmica da casa, participando da rotina de oração do Postulantado.

Ainda na sexta-feira, receberam uma breve formação sobre o itinerário formativo, da qual a casa que os acolheu faz parte. Na manhã do sábado os vocacionados aprofundaram a temática da vocação de São Francisco, na qual conheceram mais sobre o processo de conversão que levou o nosso Pai Seráfico a abraçar o caminho da penitência.

Este diálogo contou com a participação de Frei Vitor Amâncio, Frei Marx Rodrigues dos Reis e Frei Leandro Costa que colaboraram ao relatar um pouco sobre suas experiências, levando os vocacionados a aprofundarem a dimensão pessoal na vocação franciscana.

No período da tarde, os vocacionados, juntos com Frei Diego Atalino de Melo, visitaram a Casa de Apoio Sol Nascente, projeto ligado à Fazenda da Esperança que acolhe soropositivos para tratamento intensivo, como experiência de encontro com o irmão sofredor, elemento fundamental em nossa espiritualidade. Esta dinâmica do encontro despontou novamente quando, durante a noite, os postulantes conduziram uma mística com a temática do encontro de São Francisco com o crucifixo de São Damião. Frei Leandro fez expôs o Santíssimo Sacramento e rezou pelas vocações de cada um que ali estava. Uma presença marcante no encontro foi a de Frei Ricardo Backes, animador vocacional em Bauru, que acompanhou o encontro junto conosco.

No domingo de manhã, houve uma partilha sobre a nossa Província Franciscana a Imaculada Conceição do Brasil, apresentando as suas Frentes de Evangelização em sua complexa realidade. Momento propício para os vocacionados conhecerem a nossa missão evangelizadora que, como futuros frades, irão assumir com afinco. Na mesma manhã, os vocacionados participaram da Celebração Eucarística da Solenidade da Santíssima Trindade junto ao povo que frequenta as missas do Seminário Frei Galvão.

O Encontro Vocacional Regional é promovido pelo Serviço de Animação Vocacional da Província e visa reforçar os laços com os vocacionados que são acompanhados por nossas Fraternidades. Se você deseja saber mais ou fazer parte do acompanhamento vocacional com nossos frades, entre em contato conosco através do e-mail: sav@franciscanos.org.br ou pelo nosso WhatsApp: (11) 96607-3441.