Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro vocacional reúne 25 jovens em Ituporanga

05/07/2016

Notícias

SAV_830

Ituporanga (SC) – O Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC), recebeu nesse último final de semana 25 jovens vocacionados para o encontro vocacional regional. O expressivo número de vocacionados foi, sem dúvida, a certeza da atualidade e da força atrativa do carisma franciscano nos dias de hoje.

Provenientes das cidades catarinenses de Gaspar, Blumenau, Concórdia, Curitibanos e Ituporanga, os jovens traziam consigo um grande anseio de vivenciar a fraternidade franciscana, fazer novas amizades, conhecer a proposta de Francisco de Assis e aprofundar o chamado de Deus em suas vidas. Durante os dias de encontro não faltou alegria, descontração, questionamentos, oração e muita fraternidade.

Logo no primeiro dia do encontro, na sexta-feira, os vocacionados puderam integrar-se ao grupo dos seminaristas e aspirantes, participando da festa julina do Seminário, momento esse regado de alegria e descontração.

No sábado pela manhã, após a dinâmica oracional e o café da manhã, os vocacionados tiveram um tempo oportuno para uma formação sobre os aspectos bíblicos da vocação, conduzida por Frei Edvaldo Batista Soares, além de ouvirem e refletirem sobre as etapas do discernimento vocacional e da própria formação religiosa na Província.

IMG_20160703_121052347_HDRAproveitando o tempo bom na terra da cebola, a tarde de sábado foi reservada para um momento de esporte e lazer, o que agradou a todos. Já encerrando o dia, houve a reflexão e preparação para a missa do domingo e um filme sobre a vida de São Francisco.

Por fim, na missa Solene de São Pedro e São Paulo, presidida por Frei Diego Melo e concelebrada por Frei Miguel da Cruz, a comunidade de Ituporanga fez-se presente e pode também rezar pelas novas vocações que o Senhor tem nos confiado, além de dar a bênção de envio para os aspirantes que naquele domingo terminavam o seu primeiro semestre e se dirigiam para um tempo de férias e convivência com a família.

Após o almoço todos se dirigiram para as suas cidades, onde poderão dar continuidade ao seu discernimento vocacional.

Assim, nesse último final de semana encerrou-se o ciclo de três encontros vocacionais regionais da Província, que sempre acontecem no final do primeiro semestre. Nesse ano, tivemos a alegria de acolher mais de 60 vocacionados, distribuídos nos encontros de São Paulo, Petrópolis e Ituporanga. Agora a próxima etapa é aguardá-los para o Estágio Vocacional que acontecerá no final de setembro e em novembro e que encaminhará definitivamente aqueles que no próximo ano ingressarão em nossos seminários.

Que o bom Deus possa continuar confirmando esses jovens na sua vocação e que eles sejam sempre muito bem acolhidos em nossas fraternidades.

Rodrigo Junges – Vocacionado de Gaspar (SC), especial para este site