Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro Vocacional de Ituporanga reúne 17 jovens

24/08/2021

Notícias

O Seminário São Francisco de Assis, em Ituporanga (SC), onde acontece a etapa do Ensino Médio e o Aspirantado na Província da Imaculada, reuniu, neste final de semana, 17  jovens para um Encontro Vocacional, realizado pelo Serviço de Animação Vocacional (SAV).

As atividades foram coordenadas por Frei Leandro Costa, do SAV; Frei Ruan Felipe Sguissardi, que faz o Ano Missionário no Seminário Frei Galvão (Guaratinguetá, SP); Frei Gabriel Vargas Dias Alves, animador vocacional da Fraternidade São Pedro Apóstolo (Pato Branco, PR); Frei Samuel Ferreira de Lima, mestre do Tempo da Filosofia e animador vocacional da Fraternidade São Boaventura (Campo Largo, PR) e Frei Júnior Mendes, animador vocacional da Fraternidade São Francisco (Chopinzinho, PR).

À tarde de sexta-feira, 20 de agosto, os vocacionados foram acolhidos no Seminário por Frei Pedro da Silva e Frei Valdir Laurentino, orientadores do Ensino Médio e Aspirantado, e participaram da Santa Missa com os aspirantes e seminaristas. Pela noite, os vocacionados participaram de uma dinâmica de acolhida.

No sábado, 21 de agosto, o dia se iniciou com a Santa Missa, seguida de reflexões. Em um primeiro momento, Frei Samuel Ferreira falou sobre a vocação de São Francisco de Assis, a partir de trechos da “Legenda dos Três Companheiros”, seguido de um momento de deserto e partilha.

Frei Leandro Costa apresentou um vídeo sobre a Província da Imaculada Conceição, enfatizando as Frentes de Evangelização. À tarde, os vocacionados fizeram a limpeza da casa, com os aspirantes e seminaristas, seguido do momento de esporte. À noite, houve a reza do terço vocacional, com procissão luminosa até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. O dia se encerrou com a participação na Live Vocacional, produzida de Petrópolis, RJ, com os frades do Tempo da Teologia.

O último dia foi marcado com a oração da manhã, seguido da Santa Missa, momento de avaliação e encerramento.

O Mês Vocacional de agosto, em que a Igreja do Brasil convida a rezar pelas vocações em suas diferentes atuações (ministério ordenado, família, vida religiosa e consagrada e laical),  foi celebrado no Serviço de Animação Vocacional  com postagens diárias nas Redes Sociais, além da Live Vocacional e  dois Encontros Vocacionais presenciais, o que não acontecia desde o início da pandemia.

A próxima etapa do itinerário vocacional, antes do ingresso no Seminário é o Estágio Vocacional, que possibilita ao candidato a vivência mais intensa do carisma franciscano em nossas casas de formação.

Se você deseja ser frade franciscano, entre em contato conosco pelo nosso e-mail: sav@franciscanos.org.br ou mande-nos um WhatsApp (11) 96607-3441.


Frei Leandro Costa e Lucas A. Santos