Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro inédito reúne frades e leigos do Regional do Rio de Janeiro

24/02/2025

Notícias

Mais de cem participantes, entre frades, irmãos da Ordem Franciscana Secular, paroquianos, voluntários e irmãs religiosas marcaram presença no Encontro de Formação promovido pelo Regional do Rio de Janeiro no sábado, dia 22 de fevereiro. Foi na Paróquia São João Batista, em São João de Meriti (RJ), e teve como fio condutor a temática da Campanha Fraternidade 2025, que aborda a Ecologia Integral e tem como principal inspiração a figura de São Francisco de Assis.

Participaram do encontro todas as Fraternidades do Regional do Rio de Janeiro: Nossa Senhora Aparecida (Nilópolis), Santo Antônio (Convento, Rio de Janeiro), Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis), Porciúncula de Santana (Niterói), São Francisco (ITF, Petrópolis), Nossa Senhora Mãe Terra (Imbariê, Duque de Caxias), São Francisco (Campos Elíseos, Duque de Caxias), Nossa Senhora da Boa Viagem (Rocinha, Rio de Janeiro) e São João Batista (São João de Meriti). A coordenação geral do encontro foi de Frei Gilberto da Silva, coordenador do Regional até 2024 e, atualmente, Definidor provincial.

Na entrada principal, como sinal de boas-vindas,  todos puderam apreciar uma exposição de quadros inéditos de autoria de Frei Pedro Pinheiro, retratando os elementos da Criação (terra, água, fogo, ar, flores), pelo qual São Francisco louva a Deus no Cântico das Criaturas, numa catequese marcada pelas cores e pela intensidade do talento artístico do frade.

A oração inicial, inspirada pelo tema da Ecologia Integral, contou com músicas e a leitura do primeiro relato da Criação (Gn 1,1 – 2,4), que narra os passos do Criador nos sete dias em que completou a obra da Criação. Deste texto foi retirado o lema da CF 2025: “E Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).  Já no contexto da oração inicial, o Pároco da Paróquia de São João, Frei Jhones Lucas Martins, acolheu a todos. O Vigário provincial e Secretário para a Evangelização, Frei Gustavo Wayand Medella, manifestou o contentamento da Fraternidade Provincial com a iniciativa do Regional do Rio: “Muitos elementos propostos pelo nosso Plano de Evangelização (2022-2026) são contemplados por esta iniciativa, como a valorização dos regionais enquanto instância de formação e aprofundamento das temáticas franciscanas, o espírito de interajuda e colaboração entre as fraternidades e presenças evangelizadoras, o protagonismo e a comunhão com os leigos, a proximidade com a Família Franciscana e o trabalho com as temáticas relativas à Justiça, Paz e Integridade da Criação. Devo dizer que este encontro é histórico para nossa Província e deve servir de inspiração para os demais regionais”, destacou.

Durante a oração, os participantes também contemplaram o cartaz da Campanha, cantaram a plenos pulmões o Hino do Jubileu da Esperança, o Hino da CF 2025 e também o Cântico das Criaturas, neste ano em que se celebra os 800 anos desta célebre composição de São Francisco. Em seguida, Frei Antônio Michels (Frei Toni), pároco da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Rocinha, que já estava conduzindo a oração, prosseguiu com a palavra para um momento formativo sobre o sentido da Quaresma, os exercícios quaresmais e a importância da Campanha da Fraternidade, enquanto projeto da Igreja do Brasil para lançar luzes sobre desafios e realidades importantes a partir da mística pascal.  Também apresentou a vasta gama de subsídios produzidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para ajudar os fiéis na reflexão e na prática cristã diante dos desafios apresentados pela Campanha. O material atende ao público de todas as faixas etárias e graus de instrução.

Ao final da parte da manhã, todos puderam participar de uma dinâmica, preparada pelos frades e leigos da Fraternidade e Paróquia do Sagrado Coração de Jesus (Petrópolis, RJ), quando foram distribuídos diversos símbolos alusivos aos elementos cantados por São Francisco no Cântico das Criaturas. Também “Irmã Morte Corporal” foi representada por folhas secas de capim distribuídas individualmente aos participantes. Concluída a programação da manhã, todos se dirigiram ao almoço, preparado com carinho e capricho pela comunidade anfitriã.

Na parte da tarde, seguindo a programação formativa, Frei Sandro Roberto da Costa, Diretor do Instituto Teológico Franciscano, apresentou uma reflexão lúcida e provocante, apresentando os fundamentos de toda resistência e combate às ideias e propostas do Papa Francisco fomentadas dentro e fora da Igreja por grupos de extrema direita. Na ocasião, todos puderam perceber os interesses e intenções que estão na base deste movimento e também compreender os elementos históricos, políticos econômicos e sociais que levaram ao ambiente de polarização e fanatismo que marca a realidade atual.

Após a apresentação de Frei Sandro, houve um momento de testemunho e partilha fraterna da no qual todos puderam conhecer um pouco mais dos desafios e da presença evangelizadora em Campos Elíseos, Imabriê, ambas em Duque de Caxias, Petrópolis, especialmente no acompanhamento de mães e gestantes vulneráveis, Rocinha e no Convento Santo Antônio, no Centro do Rio de Janeiro. No encontro também não faltaram descontração e momentos de convivência fraterna, entre eles as conversas nas refeições, a animação das músicas, conduzida pelos frades estudantes de teologia e algumas lideranças leigas, brincadeiras e até a participação especial do “fantoche franciscano”, sob a habilidade e o talento de Frei Airton da Rosa Oliveira (Frei Soneca), da Fraternidade de São João de Meriti. O próximo encontro formativo do Regional está previsto para o mês de abril, desta vez tendo como foco os catequistas.


Equipe de Comunicação do Encontro