Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro dos Frades Animadores da Evangelização com as Juventudes

21/03/2024

Notícias

Entre os dias 9 a 11 de março, os frades Animadores da Evangelização com as Juventudes, da Província da Imaculada Conceição do Brasil, estiveram reunidos, em Caiobá (PR), para a primeira reunião presencial do ano. O objetivo foi partilhar, organizar e programar as próximas atividades com os jovens franciscanos.

Desde o Capítulo Provincial, realizado em novembro de 2021, estabeleceu-se como uma das prioridades para o sexênio 2022-2027 a proposta de consolidar a Animação Vocacional como responsabilidade de cada frade, Fraternidade e Frentes de Evangelização. Com isso, segundo o Plano de Evangelização da Província, surgiu o mandato de “liberar frades para o SAV distintos dos que trabalhem com as Juventudes, embora possam atuar em consonância”. Desde então, o trabalho provincial com as juventudes, antes ligado diretamente aos coordenadores do SAV, passou a ser um serviço dentro do Secretariado para a Evangelização, com a composição e nomeação de uma nova equipe, que contará com: Frei Gustavo Medella, Frei Roger Strapazzon, Frei Gabriel Dellandrea e Frei Augusto Luiz Gabriel.

Além dos frades da equipe, o Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, também participou em um dos momentos do encontro de forma híbrida. “Existe um desejo muito grande e uma capilaridade interessante com o trabalho com as juventudes da Província”, disse Frei Paulo. “Poderíamos tentar mais proximidade ainda com a JUFRA e a OFS. Eles são nossos parceiros na animação vocacional franciscana. É preciso trabalharmos juntos e somarmos forças”, partilhou.

“Temos cada vez mais a impressão de que o trabalho com a juventude cresce na ideia de transversalidade, tendo em vista a própria composição da equipe. Penso ainda que uma tarefa da nossa equipe é ajudar a Província a refletir sobre a importância deste trabalho com os jovens. Chamar a atenção dos frades da Província para a relevância e importância deste serviço”, frisou Frei Gustavo Medella.

Entre outros assuntos, também foram abordadas as questões relacionadas à organização e articulação dos próximos eventos, do futuro do Conselho das Juventudes e do sustento deste serviço provincial.


Frei Augusto Luiz Gabriel