Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frades de primeira fransferência se encontram em SP

05/11/2013

Notícias

encontro

Frei Clauzemir Makximovitz

São Paulo (SP) – “Não perca de vista seu ponto de partida”! Já nos alertava nossa irmã Clara sobre a importância de renovar sempre nossa opção fundamental por Jesus Cristo, nossa verdadeira vocação. Nesse espírito de ação de graças por tanto que Deus realiza em nossas vidas,  reuniram-se nos dias 4 e 5 de novembro, no Convento São Francisco, em São Paulo, os jovens frades da Província da Imaculada Conceição que vivem sua primeira transferência após os estudos de filosofia e teologia.

Animados pelo moderador da Formação Permanente e Vigário Provincial, Frei Estevão Ottenbreit, e pelo Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel, os 14 frades que compareceram puderam partilhar seus trabalhos, conquistas e dificuldades, num exercício de formação mútua.

Além dos 14 frades que participaram, três ainda não puderam estar presentes, e cinco não vieram por estar realizando sua missão fora do Brasil: quatro na Fundação Mãe de Deus de Angola, e um nos estudos de pós-graduação em Roma. Mas todos foram lembrados durante a partilha.

Na celebração eucarística, na manhã do dia 5, celebrada pelas vocações religiosas, recordou-se o aniversário de quatro anos da profissão solene de alguns dos confrades presentes, que logo mais fizeram questão de tirar uma foto com os nomes dos confrades que também fizeram os votos perpétuos juntos, mas que não estavam no encontro.

A antiga sala de reuniões do Definitório Provincial foi palco de uma grande ação de graças, na troca de dificuldades e alegria mútuas. Frei Fidêncio e Frei Estevão comentaram da alegria em ouvir tão diferentes experiências e a forma como todos estão dando o seu melhor, enfrentando as dificuldades e assumindo suas missões com coragem, responsabilidade e consciência de nossas limitações.

São vários os que, logo saindo da formação inicial, já assumem responsabilidades grandes, mas o espírito de pertença à Província e à Ordem Franciscana foi ressaltado desde o início, de modo especial as alegrias a serem partilhadas e os desafios nunca enfrentados sozinhos.

Que Deus nos abençoe sempre com disposição e boa vontade, para, juntos, a exemplo de Francisco, continuarmos nossa caminhada de, antes de tudo, vivência do Evangelho, respondendo coerentemente às necessidades de nosso tempo.

Nosso agradecimento à Fraternidade São Francisco que nos acolheu com carinho e alegria! Paz e Bem!

encontro2