Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro de famílias marca despedida de Frei Vitalino Turcato em Pato Branco

20/05/2016

Notícias

alto4

Um encontro de famílias: assim se pode definir a celebração de despedida de Frei Vitalino Turcato, realizada na tarde desta quinta-feira, dia 19 de maio, em Pato Branco, PR. A família religiosa, composta por seus confrades de Pato Branco e das Fraternidades de Chopinzinho e Mangueirinha, que compareceram em peso; a família de sangue, irmãos, cunhadas e sobrinhos, de Pato Branco, Cascavel e outras localidades, que nos últimos meses se desdobraram nos cuidados imediatos ao frade; a família espiritual, lideranças e  paroquianos, amigos e padres das paróquias da Diocese de Palmas-Francisco Beltrão e demais fiéis. A missa começou às 16h15 e foi transmitida pela Rádio Celinauta.

Representando o Definitório Provincial, Frei Gustavo Medella, Definidor da Região, presidiu a celebração, que contou também com a Presença do Administrador Diocesano, Padre Geraldo Macangnan. Na homilia, Frei Gustavo destacou duas qualidades que sobressaíam em Frei Vitalino: o fato de pensar mais nos outros do que em si e a profunda busca de proximidade com os pobres. Frei Gustavo recordou ainda a emoção vivida ao celebrar, junto com Frei Vitalino, a Missa de Lava-Pés na Matriz de São Pedro, em Pato Branco, durante a Semana Santa deste ano. “Já muito enfraquecido pela doença, o Frei esteve aqui conosco e, naquela noite, eu disse que na verdade era ele quem lavava os nossos pés, com seu testemunho de perseverança, otimismo e mansidão diante da dificuldade. Foi um dos momentos mais marcantes que vivi no curto tempo que tenho de sacerdócio”, relatou.

alto1

No comentário inicial, Frei Nelson Rabelo declarou que a partida de Frei Vitalino era marcada por três sentimentos: a despedida, a entrega e a gratidão. “A despedida ocorre porque, dentro de nossa limitada existência neste mundo, temos tempo de nascer e de morrer. […] A entrega é, na verdade, uma devolução: aquele que Deus nos concedeu como irmão, como confrade, como sacerdote, como servo do Reino, agora retorna para o convívio próximo e amoroso da Trindade, Deus Pai, Filho e Espírito Santo que o acolhe de braços abertos. E a gratidão é o sentimento mais nobre que nos resta diante da partida de alguém que amamos”, explicou Frei Nelson.        .

Nas partes da celebração, os frades de Pato Branco se revezaram: Frei Nelson Rabelo foi o comentarista, Frei Olivo Marafon fez a acolhida do povo, Frei Aldolino Bankhardt proclamou o Evangelho, Frei Felipe Gabiel Alves conduziu a encomendação e Frei Neuri Francisco Reinisch fez um agradecimento a todos, especialmente à família de Frei Vitalino, em nome da Fraternidade.

alto3

A sobrinha de Frei Vitalino Turcato, Marli Doneda Silva, e seu esposo, deram um testemunho sobre a convivência com o frade e o legado que ele deixou. Ficaram emocionados ao recordar os momentos vividos durante a enfermidade, quando Frei Vitalino, sempre conduzido pelos familiares, precisou realizar muitas idas e vindas entre Cascavel e Pato Branco.

Logo após a celebração, o caixão foi conduzido até o Mausoléu São José, construído recentemente para o sepultamento dos frades. O espaço, que ainda está em conclusão, foi abençoado pelo pároco, Frei Olivo Marafon.

alto2