Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro de Conselhos debate identidade franciscana secular

04/06/2012

Notícias

O debate acerca da maturidade franciscana deu a tônica do Encontro de Conselhos que reuniu as fraternidades do 3º Distrito do Regional Sudeste II da Ordem Franciscana Secular (OFS) na comunidade Nossa Senhora do Rosário, em Saracuruna, Duque de Caxias (RJ). No decorrer do encontro presidido pelo ministro regional, Hélio Gouvêa, os irmãos refletiram sobre o texto “Laicato maduro e significativo para novos tempos”, de autoria do assistente nacional da OFS, frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM, que reforça o senso de pertença à OFS e as características da identidade franciscana secular, a vida fraterna, o senso missionário e o modo de expressá-la de forma concreta no mundo.

A reflexão proposta é muito oportuna tendo em vista que a OFS é chamada a testemunhar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo inspirando-se no ideal de São Francisco a se dedicar ao apostolado no estado laical, encontrando na Regra o projeto evangélico o auxílio necessário da reconciliação universal operada por Cristo. Isso requer de cada franciscano secular uma ação direta no interior das estruturas humanas para anunciar os valores do Reino, buscar respostas para as inquietações do presente e lutar pela promoção da justiça, da solidariedade e da paz.

Por meio de dinâmicas e partilhas nos grupos, os presentes refletiram que dadas as constantes e profundas mudanças pelas quais passou a Igreja e o mundo nas últimas décadas é preciso valorizar cada vez mais a formação das fraternidades e incorporar a vida fraterna o senso de pertença franciscana para formar na OFS um laicato vigoroso, maduro e significativo para os novos tempos. Os presentes também perceberam que à medida que os candidatos à vida franciscana secular forem sendo formados no espírito da Regra maiores serão as possibilidades de revigoramento das fraternidades, de conversão, e da presença de um laicato maduro, fiel à espiritualidade franciscana e à Regra, irradiando o Santo Evangelho às realidades terrenas.

Outro aspecto abordado foi a importância das fraternidades promoverem o estudo dos documentos da Igreja que servirão para substanciar a formação humana e cristã e apontar novas perspectivas para o apostolado e a ação concreta dos franciscanos seculares pelo mundo. Exemplificando, em dezembro de 2011, os ministros e vice-ministros do Regional decidiram em Capítulo promover neste ano o estudo da Doutrina Social da Igreja e incorporar seus valores na vida fraterna de forma concreta.

O encontro foi encerrado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo frei Carlos Alberto Branco Araújo, OFM, pároco da Paróquia São Francisco de Assis, em Campos Elíseos, Duque de Caxias (RJ), que em sua homilia exortou que a Festa da Santíssima Trindade deve os levar os cristãos e aos irmãos da Ordem Franciscana, a refletirem sobre a perfeição da relação trinitária e os desafios das relações humanas, as desigualdades e injustiças presentes em todo mundo. No final da celebração, Frei Carlos Araújo foi presenteado pelo ministro regional com uma camisa da OFS. Os presentes cantaram os parabéns pelo aniversário da irmã Morena, da fraternidade Santa Clara, que naquela data comemorou 77 anos de vida e que, após, recebeu uma bênção especial.

As fraternidades do 3º Distrito do Conselho Regional Sudeste II agradecem aos irmãos da Fraternidade Santa Clara pela alegria, carinho e hospitalidade que revigoram o carisma franciscano em nossas fraternidades e que ficará marcada na lembrança de todos.