Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Evangelização em tempos de crise é tema de encontro

01/08/2016

Notícias

encontro

Rondinha (Paraná) – O 4º Encontro da Frente de Comunicação começa nesta terça-feira ( 2 de agosto), em Rondinha, e terá assessoria de Élson Faxina, professor da Universidade Federal do Paraná; de Moisés Sbardelotto, doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); e Frei Vagner Sassi, Doutor em Filosofia pela PUC-RS.  Neste ano, o tema do encontro é “Comunicar e evangelizar em tempos de crise”.

“Queremos enxergar na crise uma interpelação para nosso serviço evangelizador. Para além do que se fala nos grandes meios de comunicação, nosso desejo é refletir este conceito de forma mais profunda e, a partir desta reflexão, buscar opções e ações que qualifiquem nosso modo de comunicar e evangelizar”, explica Frei Gustavo Medella, coordenador da Frente de Evangelização.

O encontro na Fraternidade São Boaventura, em Rondinha, vai até quarta-feira ao meio-dia e reunirá profissionais e pessoas ligadas à comunicação em diferentes áreas da Província: Pró-Vocações, Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), Fundação Celinauta de Pato Branco, (TV e Rádio), Fundação Frei Rogério (Curitibanos), Paróquias e Santuários, Editora Vozes, Associação Bom Jesus e FAE, Universidade São Francisco, Comunicação do Instituto Teológico Franciscano (ITF), Secretaria e Comunicação da Sede Provincial. Além deste encontro provincial, são realizados encontros regionais de comunicação.

Neste quarto encontro provincial, o professor Faxina volta a dar a sua contribuição na formação de profissionais e pessoas ligadas à comunicação, já que dividiu a assessoria do 2º Encontro Provincial com a professora Joana Puntel. Ele é professor da Universidade Federal do Paraná e Assessor de Comunicação da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná. É também doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos (2012), mestre em Ciências da Comunicação, na área de Cinema, Rádio e Televisão, pela ECA/USP (2001) e se graduou em Comunicação Social – Habilitação Polivalente, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981).

No segundo encontro, Faxina abordou o tema “A Comunicação na Perspectiva cidadã” e foi bem claro: nosso papel de comunicadores cristãos não é o de fazer boletins, produzir e veicular notícias e reportagens, dar uma boa palestra, produzir belas fotografias, fazer um belo programa de rádio ou de TV… “Somos construtores de imaginários, que resultam numa sociedade. Nosso papel é construir sociedade”, enfatizou Faxina, que tem experiência em rádio, televisão, assessoria de comunicação e mobilização social, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação – jornalismo, TV pública, telejornais, programas de debates e entrevistas, radiojornalismo, vídeo-documentário, planejamento em comunicação, cidadania e movimentos sociais.

Já Moisés Sbardelotto é doutor e mestre na linha de pesquisa midiatização e processos sociais, com estágio doutoral (PDSE/Capes) na Università di Roma “La Sapienza”, na Itália. É autor do livro “E o Verbo se fez bit: A comunicação e a experiência religiosas na internet” (Editora Santuário, 2012), colaborador do Instituto Humanitas Unisinos (IHU) e membro da Comissão Especial para o Diretório de Comunicação para a Igreja no Brasil, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Moisés é jornalista graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.

Frei Vagner Sassi possui licenciatura em Filosofia pela Universidade São Francisco e em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná, mestrado e doutorado em Filosofia pela PUC-RS. Atualmente é professor da FAE. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Fenomenologia e Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: história da filosofia, filosofia grega, pensamento contemporâneo, ética e responsabilidade social.

Na segunda parte desta terça-feira, Frei Volney Berkenbrock, professor de Teologia e diretor da Editora Vozes, e Frei Neuri  Reinisch, diretor da Fundação Celinauta, abordam o tema no contexto da evangelização na Província.

A Frente da Evangelização na Comunicação foi criada no Capítulo Provincial de 2012 e vem promovendo a aproximação e o espírito de comunhão e interajuda entre as diferentes frentes no campo da comunicação.

Imagem no alto: Frei Vagner, Prof. Élson no centro, e Prof. Moisés