Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encontro celebra 10 anos da morte de Frei Harada

01/07/2018

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Rondinha (PR) – O Convento São Boaventura de Rondinha, localizado na cidade de Campo Largo (PR), recebe de hoje a 3 de julho o Encontro Celebrativo em memória de Frei Hermógenes Harada, frade franciscano e professor de Filosofia desta Província da Imaculada Conceição, que faleceu no dia 21 de maio de 2009. Filósofo e místico, Frei Harada tinha seguidores no Brasil e no exterior. Aproximadamente 50 participantes estão inscritos para este evento que conta com a assessoria e organização de Frei Dorvalino Fassini e do professor universitário Marcos Aurélio Fernandes.

O objetivo do encontro é celebrar os 90 anos do nascimento de Frei Harada (1928-2018) e também abrir as celebrações, com duração de um ano, pelos 10 anos da morte de Frei Hermógenes (2009-2019). Segundo Frei Dorvalino, o evento não se limita  a estes dias de encontro: “É para surgir sementes de outras iniciativas, para levar adiante o legado que Frei Hermógenes nos deixou. Todos nós sabemos que a memória é muito importante em nossa vida”, disse o frade na abertura do encontro deste domingo, 1º de julho, às 20 horas.

“A importância de não ser é maior do que a do ser” é o lema do evento. Para estes dias foi preparado um cronograma que conta com a participação do secretário da CNBB, Dom Frei Leonardo Steiner, o qual conheceu e conviveu com Frei Harada e irá falar sobre “O encontro com Jesus Cristo e seu seguimento”. Também está previsto o lançamento do livro: “Fragmentos de um diário de Frei Hermógenes Harada”, organizado pela Irmã Luci Fontenelle e Frei Dorvalino.

Além disso, nesta segunda-feira (02/07), os participantes serão brindados com os ‘testemunhos da história de uma alma’, ou seja, depoimentos de pessoas que conviveram com o frade. Frei Gamaliel Devigili também apresentará o tema: “Uma experiência do ressurgimento do pensamento franciscano contido nas Fontes Franciscanas”.

Na terça-feira (03/04), o professor Marcos Aurélio apresentará o tema “a atividade reflexiva de Frei Hermógenes”, baseado num texto do professor Carneiro Leão. Em seguida, Sérgio Wrublevski, abordará o tema sobre “A questão de Deus e a fenomenologia (Schelling / Heidegger). Também está previsto um momento celebrativo junto ao túmulo de Frei Harada, que fica no cemitério interno do Convento, para encerrar o evento.

Frei Hermógenes Harada nasceu em Miyasaki, Japão, no dia 2 de outubro de 1928. Seus pais eram budistas convertidos ao cristianismo protestante. Em 1936, Harada veio para o Brasil. Foi então que decidiu ser religioso franciscano. Estudou no Seminário Seráfico de São Luís de Tolosa, em Rio Negro, no Paraná onde cursou o Juvenato. Em 1949, foi admitido na Ordem Franciscana ao ingressar no Noviciado de Rodeio desta Província da Imaculada Conceição . Depois fez os estudos de Filosofiam, em Curitiba (PR), e Teologia, em Petrópolis (RJ).  Está sepultado no cemitério do Convento São Boaventura em Campo Largo (PR).

VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

convite-8301 (1)