Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Encerrada a Assembleia anual da Fundação Imaculada Mãe de Deus

26/07/2023

Notícias

Neste dia 26 de julho, último dia do Capítulo anual da Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola (FIMDA), os frades continuaram o encontro fazendo reflexão a respeito da vida fraterna. No primeiro momento, Frei Paulo Pereira citou três pilares que proporcionam o crescimento da vivência fraterna: acolhimento, amadurecimento e fortalecimento, cultivando o sentido de pertença, o testemunho de pobreza, e intensificando a qualidade de vida fraterna na partilha da mesa, da oração e da missão.

Na Celebração Eucarística deste dia em que a Igreja celebrou a memória de São Joaquim e Santa Ana, pais de Nossa Senhora, o Ministro Provincial Frei Paulo Pereira, na sua homilia, convidou os frades a terem zelo pelos idosos. Exortou-os a cultivarem as virtudes da sabedoria, fidelidade, liberdade e confiança para se poder ter uma harmoniosa integração e complementaridade entre os idosos e os mais novos. Na sequência, Frei Paulo apelou ainda os confrades a viverem com sabedoria e fidelidade a vocação que livremente cada um abraçou, fazendo escolhas inteligentes, buscando motivação na Eucaristia, na Fraternidade e na Palavra do Senhor, de modo a saberem ajudar os mais miseráveis e abandonados da sociedade.

Outros momentos que marcaram este último dia foram as discussões relacionadas à Formação Inicial e Permanente e à administração econômica.

Sobre a Formação (Inicial e Permanente) discutiu-se a respeito da importância do itinerário formativo e o funcionamento do Serviço de Animação Vocacional (SAV), velando pela qualidade e não pela quantidade, personalizando a pedagogia franciscana e quebrando a estrutura mental seminarística. E com o Fórum da Formação que se realizará em setembro, pretende-se voltar a contemplar aquilo que já está na Ratio Studiorum e na Ratio Formationis.

No que se refere à questão administrativa e econômica, Frei Robson Luiz Scudela falou do reto uso do capital na economia franciscana, e lembrou também que, na vida religiosa, o dinheiro deve ser usado para o serviço e manutenção dos irmãos e para solidariedade com os mais pobres, evitando despesas supérfluas.


Equipe de Comunicação da FIMDA (Frei Borracha Raimundo Eduardo, Frei David V. da Conceição Gaieta e Frei Tomás Gaspar Joaquim)