Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Emoção no encerramento do Tríduo em São Miguel

29/11/2014

Notícias

alto

Moacir Beggo

São Miguel (RN) – Não poderia ser diferente. O encerramento do Tríduo preparatório para a ordenação presbiteral de Frei Paulijacson Pessoa de Moura, em São Miguel (RN), terminou com muita emoção.

O ônibus levando 44 gasparenses para São Miguel deixou Natal, a capital potiguar, às 10 horas desta sexta-feira e chegou faltando dez minutos para ter início a celebração do último dia do Tríduo. Com um foguetório, o povo veio para a praça receber os catarinenses numa demonstração de carinho e bem-querer, como é próprio do povo nordestino, sempre muito acolhedor.

juramento

Juramento para toda a vida

Frei Diego Melo, coordenador do Serviço de Animação Vocacional da Província da Imaculada Conceição, presidiu a celebração eucarística, tendo como concelebrantes os diáconos Frei Paulijacon e Frei Sérgio Silas Damasceno, recentemente ordenado diácono em Curitiba. Num começo de noite muito agradável, a Matriz de São Miguel ficou lotada.

Frei Diego recordou na homilia que, no primeiro dia do Tríduo, o tema foi o batismo, raiz e mistério de todas as vocações; na quinta-feira, lembrou-se da vocação que Frei Paulo assumiu como religioso consagrado: “Ser luz de Deus no mundo como frade franciscano”; e, nesta sexta, concluindo o Tríduo, Frei Diego falou sobre o serviço que Frei Paulijacson vai assumir ao se colocar a serviço da Igreja. “Ou seja, além de religioso, Frei Paulo quer ser sacerdote, um presbítero, um padre. E o que significa isso? Significa trazer para o meio do povo a Eucaristia. Ser sacerdote significa acolher os mais necessitados, pois o Cristo se faz presente no meio deles”, disse o celebrante.

“O Cristo Eucarístico também se faz presente todas as vezes que esse sacerdote se coloca de joelhos, se prostra para lavar os pés daqueles que lhes foram confiados. Como presbítero, Frei Paulijacson sabe que está assumindo o ministério do serviço para toda a sua vida. Ser padre não significa ser promovido, não significa adquirir um status, ser padre não significa estar acima das demais vocações. Ser padre significa colocar-se de joelhos diante de todos, reconhecendo que em cada pessoa, em cada irmão e irmã, que ali está a presença de Jesus. Portanto, o verdadeiro sacerdote, aquele que entende esta mística com o mesmo amor, com a mesma reverência que ele celebra a Santa Missa, se aproxima das pessoas, sabe ouvi-las, trata-las bem, tem paciência,   além de suas forças, porque nesses irmãos e irmãs está também a presença do Cristo”, acrescentou.

sobrinha

O carinho da sobrinha Lorena

Em seguida, Frei Diego explicou que Frei Paulijacson iria fazer a sua última profissão: o juramento de fidelidade. “Ele promete ser fiel, antes de mais nada, no serviço ao povo de Deus, fiel em estar à disposição daqueles que mais precisam”, explicou, enquanto Frei Paulijacson, com as mãos sobre o Evangelho, fez o juramento.

Mas esse era só o começo de muita emoção na noite. Logo em seguida, Frei Diego chamou a mãe de Frei Paulijacson, Dona Elisabeth, para o altar. “A mãe, aquela que mais serviu o filho, aquela que mais lavou os pés do filho, no seu ministério materno, sem dúvida alguma, entregou boa parte de sua vida nesse lava-pés”, adiantou Frei Diego, explicando que hoje, Frei Paulijacson iria simbolicamente retribuir todo o ministério da mãe. “Essa mãe que tanto fez pelo filho, hoje ela vai ajudar esse filho a exercer esse serviço”, acrescentou.

donamaria

Dona Maria Dantas

Com o canto “Prova de amor maior não há que doar a vida pelo próprio irmão…”, Frei Paulijacson se ajoelho diante da mãe, lavou os seus pés, beijou-os, deixando a mãe em prantos. Depois da comunhão, a sobrinha Lorena fez uma homenagem ao tio, exaltando o seu exemplo, carinho e o sorriso, uma “marca registrada” do tio.

Na bênção final, Frei Paulijacson chamou toda a sua família para o altar e fez sua avó, Dona Maria Santas, passar mal. Frei Diego, então, contou que nesses dias tinha ouvido das pessoas que estavam tristes porque Frei Paulijacson iria embora para sempre. O celebrante  explicou que  Frei Paulijacson estava apenas ganhando mais uma família e chamou o grupo de gasparenses para apresentá-lo ao povo. Ainda antes de terminar a celebração, chegou também um grupo do Rio de Janeiro, que veio representar o povo da Baixada Fluminense, já que conhece bem Frei Paulijacson por sua pastoral nos finais de semana como estudante de Teologia em Petrópolis.

Neste sábado, dia 29 de novembro, o momento mais importante na caminhada vocacional de Frei Paulijacson Pessoa de Moura: a ordenação presbiteral. Ele será ordenado presbítero por Dom Bernardo Bahlmann, bispo de Óbidos, às 18 horas.

Abaixo, a galeria de fotos desde a chegada do grupo de Gaspar a São Miguel, o início da celebração, a homilia de Frei Diego, o juramento de Frei Paulijacson, o lavapés, a consagração eucarística, a homenagem da sobrinha, a família e o encerramento com o grupo de Gaspar.