Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Em São Paulo: Ato inter-religioso em prol da paz

01/11/2018

Notícias

ato_311018 830São Paulo (SP) – Por mais um ano, o Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), em parceria com o Convento e Santuário São Francisco e o Serviço de Animação Vocacional (SAV), promoveu o Ato inter-religioso que faz memória do encontro do Papa São João Paulo II com os diversos líderes religiosos, em Assis, no ano de 1986.

Neste encontro, reuniram-se diversos líderes religiosos que afirmaram que todas as matrizes religiosas são responsáveis por difundir e apoiar a cultura de paz e da solidariedade. Este encontro foi tão importante que gerou um movimento chamado “Espírito de Assis”, que o Sefras recorda com uma semana inteira de atividades em seus projetos sociais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Na noite de quarta-feira, 31/10, às 18h30, o histórico Santuário São Francisco, localizado no centro de São Paulo, foi sede do coroamento das atividades da Semana da Paz, com o Ato inter-religioso.

Estiveram presentes a Ministra Maria do Rocio de Andrade e Silva, da Igreja Messiânica Mundial do Brasil; Pai João de Ossayn, representando as religiões de Matriz Africana; Sheik Mohamad Bukai, representante da União Islâmica do Brasil; Frei Diego Atalino de Melo, representando a Província Franciscana e os cristãos católicos; Sacerdote Mahesh, sacerdote Brahma Hinduísmo Hare Krishna e Afonso Moreira Júnior, representante do Espiritismo com Allan Kardec.

O momento de encontro pela paz se iniciou com o canto “Pra não dizer que não falei das flores”, entoado por todos os presentes. Após a acolhida, feita pelo pároco e reitor do Santuário, Frei Alvaci Mendes da Luz, o grupo de escaletas do Sefras Peri, projeto social do Sefras com crianças e adolescentes, fez uma intervenção musical emocionando a todos.

Na sequência, o coordenador do Sefras, Frei José Francisco de Cássia, apresentou a pessoa de Francisco de Assis como homem da paz e refletiu sobre a importância do diálogo e da solidariedade em tempos difíceis.

Cada líder religioso fez um breve discurso falando da paz em sua tradição religiosa. Frei Diego disse que a paz cristã não se conforma com a injustiça e com a indiferença.

Após um momento de silêncio em memória pelos mortos pela violência e pelas guerras, com rosas brancas nas mãos, cada líder religioso fez uma prece pela paz. O coral da Casa de Clara, o projeto social do Sefras com os idosos de São Paulo, encerrou o momento cantando a Oração de São Francisco.

Frei Mário Tagliari, guardião da fraternidade, agradeceu a presença de todos e acolheu os presentes para uma confraternização no salão paroquial.

Veja mais imagens no Facebook do Santuário São Francisco