Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Em Colatina, visita pastoral na paróquia Santa Clara de Assis

03/10/2012

Notícias


Frei Gilson Kammer

Pouco mais de um mês depois de receber a Visita Canônica do Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel nos dias 17 e 18 de agosto, os frades da Fraternidade Santo Antônio de Santana Galvão e que cuidam da paróquia Santa Clara de Assis, tiveram a alegria de acolher o bispo diocesano de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade para a sua Visita Pastoral.

Esta Visita Pastoral aconteceu entre os dias 26 e 29 de setembro, e em todos os dias tivemos a presença de Dom Décio para a oração das Laudes, o café da manhã na fraternidade e logo em seguida, por volta das 8h saíamos para visitar as comunidades e voltávamos somente a noite, depois da celebração eucarística com as comunidades visitadas naquele dia. Passamos pelas 20 comunidades que compõem a paróquia, sendo 13 delas rurais e 07 no perímetro urbano.

Os três frades acompanharam o bispo durante estes dias e ele pôde perceber as muitas dificuldades pela qual passam as comunidades, os frades e em geral a Igreja, mas também pôde perceber a alegria, o esforço e a fé de todos em construir o Reino de Deus.

Dom Décio ficou encantado em poder conhecer algumas comunidades que não conhecia e as pessoas ficaram maravilhadas com a presença do bispo e em quase todos os lugares estava toda a comunidade esperando para ver, ouvir e rezar com ele e com os frades.

O bispo também conversou com o Conselho Econômico Paroquial, que apresentou a ele a contabilidade dos últimos anos. Se reuniu com o Conselho Paroquial de Pastoral, onde pôde conversar com as lideranças das comunidades e ouvir que agora estão conseguindo caminhar com mais segurança e autonomia e nos frades eles encontram além de dedicados pastores, bons amigos. Ele também visitou 05 colégios que existem no território da paróquia e chamou a atenção para o alto índice de violência no Estado do Espírito Santo e o crescimento do tráfico de drogas na cidade de Colatina. Convocou os jovens a realmente acreditarem que a educação vale a pena ser buscada, pois através dela pode-se sonhar com uma sociedade mais justa e fraterna.

Dom Décio afirmou que ficou surpreso e encantado com a bonita caminhada da jovem paróquia e incentivou os frades a continuarem trabalhando este espírito de comunhão, partilha e presença fraterna entre todas as pessoas e comunidades.