Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A centenária Editora Vozes cresce no mercado brasileiro

05/12/2014

Notícias

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Priscilla Alves 

A Vozes é uma editora católica atenta aos movimentos da sociedade. Fundada há 113 anos,  está mantendo sua posição no mercado, apesar da entrada dos grandes grupos internacionais e da abertura de novas editoras. Nos últimos sete anos, o seu faturamento cresceu acima da inflação e dos índices apresentados pela FIPE e, também neste período, a Editora apresentou um crescimento de 25% em exemplares. A cada mês são comercializados, em média, 300 mil exemplares.

Mantém em seu catálogo títulos católicos já consagrados como Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Tratado a Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem Maria; títulos de autoconhecimento como Minutos de Sabedoria. Na área das ciências humanas, destacam-se clássicos como Corpo fala, Vigiar e punir, LDB fácil etc.

Novos títulos foram lançados para atender às demandas dos novos leitores. No catálogo católico, em 2010 foi lançado o Encontro diário com Deus, um livreto que se renova a cada ano, com uma mensagem para cada dia e venda superior a 400 mil exemplares a cada edição. A Vozes também renova constantemente as suas coleções de catequese direcionada às paróquias, como Crescer em comunhão, a mais importante.

Na área de autoconhecimento, lançou o clássico Minutos de Sabedoria em 10 novos estilos, e os Cadernos de exercícios para praticar o bem-estar. Na área de ciências, o Livro Vermelho de C. G. Jung, Obra completa de C. G. Jung, Assim falava Zaratrusta de Nietsche, Historia do Corpo e toda a obra do teólogo Leonardo Boff, reunida num projeto gráfico moderno.

De 2005 para cá, a editora investiu fortemente no seu catálogo de ciências humanas e religiosas e lançou dois novos Selos – Vozes Nobilis e Vozes de Bolso.

vozesNo selo Vozes são lançados 14 novos títulos ao mês nas áreas de filosofia, sociologia, educação e pedagogia, dinâmicas de grupo, psicologia, história, antropologia, letras, comunicação e metodologia de ensino, teologia, espiritualidade, autoconhecimento, liturgia, devocionais, catequese e ensino religioso. Nele figuram clássicos como o Livro Vermelho, a coleção completa de C. G. Jung, Peter Berger, Sartre, Nietsche, Heidegger, Kant, Levi Strauss, Leonardo Boff, Antonio Pagolla.

No selo Nobilis, vários autores frequentam a lista dos mais vendidos das livrarias como Mario Sergio Cortella, Clóvis Barros Filho e Anselm Grün.

No selo Vozes de Bolso, clássicos das ciências humanas e da literatura universal ganham versão compacta com preços e linguagem accessíveis ao público não-especializado.

Desde 2010, com a abertura das primeiras plataformas de venda de conteúdo digital, começou a converter seus títulos em e-pub, com mais de 200 obras já disponíveis ao leitor que prefere esta modalidade.

A editora se mantém firme na sua missão de fazer o diálogo entre as várias culturas e a fé cristã. Houve uma mudança muito grande na abrangência da sua atuação, colocando no seu planejamento estratégico o firme propósito de publicar regularmente textos em todas as áreas de ciências humanas, para todos os leitores do “Universo Católico” e para o leitor em busca de autoconhecimento.

No seu catálogo com mais de 3.000 mil títulos, o leitor encontra obras para pesquisa acadêmica, formação pessoal e profissional, prática pedagógica, espiritualidade e autoconhecimento, manuais de catequese, devocionais católicos e a Bíblia. Dentro desta estratégia, o selo Vozes Nobilis lança temas como ética, liderança, filosofia e espiritualidade para o leitor não especializado e o selo Vozes de Bolso aproxima este mesmo leitor dos principais clássicos.

A Vozes tem uma rede própria de 20 livrarias que alinham sua missão e estratégia comercial com a da editora. Como editora católica, conta com a estrutura da Igreja católica para comercializar seus livros, especialmente os manuais de catequese, e pastoral, devocionais e a bíblia. Importante é a rede de livrarias católicas independentes, que exerce um trabalho valioso entre a editora e o leitor católico, participando de encontros de pastoral, retiros, reuniões e assembleias, expondo livros e outros produtos.

Contudo, a estratégia comercial da editora é trabalhar com múltiplos canais, como podemos ver na distribuição abaixo.

 

Rede Própria 10,50%
Livrarias, inclusive virtuais 57,10%
Distribuidores 5,70%
Marketing direto 2,03%
Internet 1,15%
Supermercados 0,47%
Porta a porta 2,88%
Escolas e universidades 2,73%
Feria de livros e eventos especializados 5,55%
Igrejas 11,89%

 

No mercado católico e de ciências humanas, a Editora aposta na predominância  do livro impresso nos próximos 10 anos, trabalhando num cenário em que o livro impresso continuará tendo o maior peso na receita do que o livro digital. Mas, segundo os editores, Isso não quer dizer que não se faz o dever de casa, preparando-se para uma mudança de cenário, pois o capital da editora são seus conteúdos e não as formas como são apresentados.