Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Odelir José Magri realiza visita pastoral na Paróquia São Luiz Gonzaga

23/05/2023

Notícias

“Eu estarei convosco todos os dias. Onde eu estiver quero que também estejais comigo”, disse Dom Odelir relembrando a passagem de Mateus 28,20

A Paróquia São Luiz Gonzaga, recebeu na sexta-feira (19/05), o bispo diocesano de Chapecó, Dom Odelir José Magri, para a Visita Pastoral. Durante três dias, Dom Odelir pôde acompanhar a rotina dos Frades Franciscanos, conversar com os colaboradores da Paróquia, com as lideranças das comunidades e celebrar nos setores.

A Visita Pastoral é o exercício da função do bispo prevista e determinada pelo Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja desde os primeiros tempos quando os apóstolos passavam pelas comunidades fundadas confirmando os irmãos e irmãs na fé. A Visita Pastoral tem por objetivo levar o bispo a ter um contato mais próximo com os padres, religiosos, religiosas e com o povo, e assim conhecer melhor a realidade de cada Paróquia.

Dom Odelir foi recebido pelos Freis na sexta-feira, para o café da manhã e conversa. Em seguida, conheceu a secretaria paroquial, os colaboradores e a organização paroquial. À tarde, às 14h, realizou a visita com oração e bênção aos doentes no Hospital Frei Bruno de Xaxim e em seguida conheceu a APAE do município. No final da tarde, esteve em Lajeado Grande visitando duas famílias com pessoas idosas que necessitam de cuidado especial dos familiares. Às 19h, celebrou a Santa Missa com todas as comunidades do Setor de Lajeado Grande.

No sábado (20/05), às 7h30, Dom Odelir visitou a casa das Irmãs Franciscanas para um café, conversar e conhecer um pouco do trabalho realizado pelas religiosas. Às 9h, visitou duas famílias com pessoas acamadas, ocasião em que rezou com a família e deu a Eucaristia aos doentes e seus cuidadores. Depois, juntamente com o pároco conheceu um pouco do município de Xaxim, passando pelas capelas dos bairros. Durante a tarde, o encontro com as lideranças de todas as comunidades da Paróquia no salão paroquial. Momento em que apresentou a Diocese, os trabalhos realizados e a organização diocesana. Os conselheiros puderam conhecer e conversar com o bispo sobre suas comunidades e o que é desenvolvido de atividades em cada local.

(toque nas imagens para ampliá-las)

Em Marema, o Bispo visitou duas famílias com pessoas idosas para bênção e oração. Às 19h, celebrou Santa Missa com o sacramento da Crisma, foram 31 jovens crismados. Em sua reflexão, Dom Odelir ressaltou a importância da Crisma na vida dos jovens e como eles confirmam sua presença na comunidade. Momento em que se encerra uma jornada na catequese e inicia outra, ajudando nas leituras, nos cantos e participando do grupo de jovens.

No domingo (21/05), Dom Odelir presidiu a Santa Missa das 8h30 na Igreja Matriz, em Xaxim. Frei Gilson Kammer e Padre Anélio Cantoni concelebraram. Dom Odelir cumprimentou ao povo que estava presente e aos que acompanhavam pela rádio e pelas redes sociais da Paróquia. Lembrou o Dia Mundial das Comunicações e exaltou o trabalho realizado pelos pasconeiros e comunicadores em sua missão de transmitir a fé. Às 10h, a celebração da Santa Missa com o sacramento da Crisma com as Comunidades do Setor de Xaxim, onde 157 jovens foram crismados. Em sua homilia, Dom Odelir conversou com os crismandos sobre o sacramento e a confirmação que eles faziam perante a sociedade. Lembrou dos sete dons: sabedoria, conselho, fortaleza, ciência, piedade, entendimento e temor de Deus e como cada dom aparece na vida de cada um.

No final da celebração, o agradecimento do pároco Frei Gilson Kammer ao Bispo, as visitas realizadas, ao tempo compartilhado com a paróquia e a atenção ao povo de Deus. Dom Odelir agradeceu a acolhida e em poder nesses três dias compartilhar dos momentos e conhecer melhor a paróquia São Luiz Gonzaga. “Agora quando falarmos da Paróquia São Luiz Gonzaga já sabemos como está organizada, os trabalhos que estão sendo realizados e como o povo é unido para bem celebrar”, disse Dom Odelir.

DOM ODELIR JOSÉ MAGRI, MCCJ

Nosso bispo diocesano, assumiu o ministério episcopal na Diocese de Chapecó no dia 01 de fevereiro de 2015. Veio transferido da Diocese de Sobral, no Ceará, onde atuava como 6º bispo desde o ano de 2010.

Nasceu no dia 18 de abril de 1963, no município de Campo Erê (SC). Ali foi ordenado padre na Congregação dos Missionários Combonianos do Coração de Jesus (MCCJ), no dia 17 de outubro de 1992.

Cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Curitiba e Teologia no Instituto Católico, em Paris, França. Tem também curso de francês, italiano, espanhol e lingala, a língua da República Democrática do Congo, onde trabalhou de 1992 a 1996. Além desta função exerceu a de formador, conselheiro provincial, no Brasil, vice-superior provincial, assistente geral e vigário geral da Congregação em Roma, Itália.

Entre 1992 e 1996, atuou na República democrática do Congo onde, em 1996, foi formador dos Postulantes. De volta ao Brasil, em São Paulo e Minas Gerais, exerceu diversas funções. Foi nomeado Bispo de Sobral (CE) pelo Papa Emérito Bento XVI, e ordenado em 12 de dezembro de 2010, quando também assumiu o pastoreio daquela Diocese.


Camilo Mendo, pela Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga