Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Joaquim Wladimir: “Vamos nos deixar amar por Deus”

20/10/2022

Notícias

Guaratinguetá )SP) – O bispo diocesano de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, presidiu a Santa Missa, às 19h30, no quinto dia de Novena em preparação à Festa de Frei Galvão, no Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP). O reitor do Santuário, Frei Diego Atalino de Melo, concelebrou e acolheu com carinho e gratidão r Dom Wladimir por ter aceito o convite para celebrar nesta noite (20/10). Também estavam presentes os concelebrantes Pe. Silvio César Florêncio, da Paróquia Sant’Ana de Roseira (SP) e Frei Marx Rodrigues, do Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), de São Paulo. O povo, mais uma vez, lotou o Santuário do primeiro santo brasileiro.

O tema da novena deste dia foi: “Frei Galvão, Servo de Deus inflamado pela Fé”. Na festa deste ano, estão sendo recordados os 200 anos da passagem de Frei Galvão para a eternidade, com o tema: “É morrendo que se vive para a vida Eterna”. Uma motivação proveniente da Oração da Paz atribuída a São Francisco de Assis. O gesto concreto deste terceiro dia da Novena foi a doação de café.

Segundo o bispo, na primeira leitura, tirada da Carta aos Efésios, São Paulo diz ‘eu dobro meus joelhos diante de Deus’. O mundo às vezes dobra diante do dinheiro, do poder, mas nós devemos dobrar somente diante de Deus, reconhecendo-O como nosso criador, nosso salvador, o nosso santificador.

“São Paulo nos chama a caminharmos pela fé em jesus Cristo. E hoje, neste quinto dia, nós vemos “Frei Galvão, Servo de Deus inflamado pela Fé”. Servo, isto é, que se colocou a serviço, se despojou de tudo, de seu dinheiro, de sua família e se colocou a serviço da evangelização, a serviço dos pobres. Servo não é patrão. Patrão é Deus. Nós estamos a serviço como discípulos missionários. Jesus é o Mestre, nós somos discípulos. Às vezes muita gente que ser o mestre. É uma tendência humana querer ser o patrão, o mestre, não o empregado, o discípulo”, explicou.

“Na liturgia de ontem ouvimos Jesus dizer que preste conta da sua administração. Você é o administrador da sua vida, e devemos caminhar como discípulos e não como mestres. Não como senhor de si, que sabe tudo, que faz tudo, sempre foi assim, mas aprender com Senhor Jesus e aprender com Frei Galvão que serviu a Deus nas pequenas coisas, que serviu a Deus com muita humildade. Humilde é aquela pessoa que não aparece muito, que tem os pés no chão, sente o sofrimento das pessoas, e procura as coisas do alto. A sua alma procura as coisas de Deus”, recordou.

            (toque nas imagens menores para ampliá-las)

Segundo o bispo, também ele caminhou com muita simplicidade, o que se remete a outra passagem do Evangelho, a simplicidade. “Sejam simples como as pombas e prudentes como as serpentes. No mundo de hoje é preciso muita prudência em todos os ambientes. Jesus que tinha tudo se despojou de tudo e foi simples entre os simples no meio da humanidade. Também nós podemos olhar a vida dele que traz um ensinamento em cada passagem. Olharmos para Frei Galvão e vermos que ele reconhecia no outro a pessoa de Cristo. Fazia porque reconhecia. Se sensibilizava porque reconhecia, partilhava, ajudava, se despojava porque reconhecia no outro a pessoa de Cristo, porque amava Deus no próximo. A gente sabe o que é amar. Amar é fazer o outro feliz. O pai que ama o filho quer ver o filho feliz. Amar é isso. Deus nos ama e quer nos ver felizes, quer nos ver vivendo bem. Deus nos ama. Vamos nos deixar amar por Deus. Muitas vezes as pessoas se fecham e não deixam esse amor invadir o seu coração, a sua família, a sua vida. Deixe se amar, como Frei Galvão se deixou e produziu muitos frutos porque caminhou neste amor pela fé no Senhor”, completou.

PROGRAMAÇÃO

21 de outubro – Sexta-feira (Gesto concreto: Leite)
07h00 – Missa
09h00 – Missão: Visita ao Hospital Frei Galvão
15h00 – Abertura das Barraquinhas de Doces e Salgados
15h00 – Missa 6° dia da Novena – Tema: “Frei Galvão, Presença Viva dos Sinais de Deus”.
19h30 – Missa 6° dia da Novena – Tema: “Frei Galvão, Presença Viva dos Sinais de Deus”.
21h00 – Ação entre amigos
21h30 – Show com André Moraes


Equipe de Comunicação do Santuário Frei Galvão