Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Jaime Spengler, novo arcebispo de Porto Alegre

15/11/2013

Notícias

jaime2

Porto Alegre (RS) – A capital gaúcha viveu um dia histórico nesta sexta-fera, 15 de novembro. Tomou posse na Arquidiocese de Porto Alegre seu sétimo arcebispo. Nascido em Gaspar (SC), Dom Jaime Spengler foi nomeado para a função no dia 18 de setembro de 2013 pelo Papa Francisco. Desde 5 de fevereiro de 2011, ele era bispo auxiliar da Arquidiocese.

A abertura da solenidade ocorreu no Átrio na Catedral Metropolitana, com a execução do Hino Nacional e do Hino Pontifício pela Banda da Brigada Militar. Dom Jaime foi acolhido no Colégio de Consultores pelo arcebispo emérito Dom Dadeus Grings e pelo episcopado gaúcho. O ato de posse contou com a presença de quatro arcebispos, 29 bispos, centenas de sacerdotes, pelo Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, secretários de Estado, deputados, vereadores, autoridades militares, membros do Grupo Inter-religioso de Porto Alegre e dirigentes de organizações da sociedade gaúcha. O Governador Tarso Genro foi representado pelo Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira.

Dom JaimeMuitas delegações dos Vicariatos (regiões geográficas) da Arquidiocese ocuparam todos os espaços da Catedral Metropolitana. Também participaram da solene liturgia uma comitiva de mais de 120 pessoas da cidade de Gaspar e um grupo de cerca de 50 pessoas da Paróquia Senhor Bom Jesus da cidade de Curitiba, onde Dom Jaime trabalhou por vários anos. A curitibana Claudionora Conceição Santos disse que veio para celebrar com Dom Jaime essa nova missão. “Ele é uma pessoa maravilhosa. Sua simplicidade, humildade e proximidade encantam a todos”. O irmão do arcebispo, Gerson Spengler, que veio de Gaspar (SC) acompanhado das irmãs Lúcia e Leda, para acompanhar esse momento singular da vida de Dom Jaime, afirmou que “a família está num momento de profunda alegria. “É uma satisfação indescritível. Queremos que ele tenha força para esse novo desafio”. A mãe de Dom Jaime, Lea Maria Spengler, estava emocionada durante a cerimônia. “É muito bonito ver um filho chegar a essa condição. Estou muito feliz pela coragem do Jaime”.

Como primeiro momento do ato de posse, o Mons. Piergiorgio Bertoldi leu a Bula de Nomeação, na qual o Papa Francisco manifesta que Nossa Senhora Aparecida acompanhe o novo arcebispo e seja sua proteção. O Santo Padre desejou também que “os dons do Espírito Santo sempre estejam contigo”. Eram 9h54 quando Dom Jaime Spengler recebeu o báculo, símbolo da missão de conduzir o povo de Deus na Arquidiocese. Em seguida, foi levado por Dom Dadeus Grings até a Cátedra, lugar de onde deve orientar o povo.

O arcebispo emérito, Dom Dadeus Grings, destacou: “Não é o senhor que toma posse da Arquidiocese. É a arquidiocese que toma posse do Senhor”.

Dom JaimeEm sua primeira mensagem como Arcebispo, Dom Jaime expressou: “O senhor vos dê a paz”. Ele lembrou de todos aqueles que marcaram a história da vida da Arquidiocese, religiosos que dedicaram suas vidas no serviço ao povo. “Queremos cooperar para que a obra da evangelização iniciada por nossos predecessores possa avançar no tempo e produzir muitos frutos”. Lembrando o diálogo de Jesus com o Apóstolo Pedro e a profissão da infidelidade, Dom Jaime disse que Jesus vai ao encontro de todos. “A misericórdia e a ternura do Senhor recuperam as possibilidades de uma vida nova. A partir da própria fraqueza é possível compreender a experiência de amor ainda maior”. O novo arcebispo afirmou que o amor é mais forte que a morte. “O Ser humano vale o que é diante de Deus e nada mais. Somente o amor de Deus pode ser nossa sustentação. Por isso, na misericórdia, na acolhida e na proximidade está o sentido da atividade que estamos assumindo”.

Dirigiu uma palavra especial aos padres. “Deus conta conosco, devemos trabalhar sem reserva, assumindo a cruz, sem negar os sofrimentos e a dor do mundo. Nossa vida, nossa palavra e nosso testemunho devem anunciar o amor crucificado e ressuscitado. Somos convocados a conduzir o rebanho de Jesus. Nosso serviço é dar o exemplo, manter a unidade, animar o povo e promover a intimidade com o grande pastor de nossas almas. Por amor é que devemos desempenhar essa missão a nós confiada”.

Dom JaimeUm dos momentos emocionantes da celebração ocorreu após a comunhão. A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul, formada por adolescentes da rede pública de ensino executou o Hino Panis Angelicus. Em razão da origem franciscana do novo arcebispo, antes do final da solene cerimônia foi feita a entrada oficial da imagem de São Francisco de Assis trazida ao Rio Grande do Sul, há 250 anos, pelos imigrantes açorianos, primeiros moradores de Porto Alegre.

Ao saudar o novo arcebispo, o Vigário Episcopal da Cultura, Mons. Urbano Zilles afirmou que a Arquidiocese já conhece a simplicidade franciscana, o dinamismo e a dedicação de Dom Jaime. “Obrigado por aceitar a missão que lhe foi confiada. As mudanças provocam expectativa. Entre nós reina a expectativa de uma renovação, uma Igreja que olhe para além dos templos, das planilhas contábeis e das necessárias rotinas democrática. Veja as pessoas!”. Zilles manifestou o desejo de que a Igreja seja presença junto a todos, especialmente junto aos pobres, anunciando a Boa Nova com uma mensagem de fé, de amor e de esperança. Ele disse que do governo de Dom Jaime o povo espera muito. “Queremos uma Igreja alegre, como uma grande família, na qual todos valorizem a experiência dos mais velhos, as crianças e aos jovens. Queremos uma Igreja de diálogo entre irmãos de todas as crenças. Pedimos a Deus que o ilumine no seu trabalho. Tenha força e alegria na nova missão”.

Elton Bozzetto, do site da Arquidiocese de Porto Alegre

 

Veja mais fotos da posse  clique aqui