Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Gil: “Frei Marcos, seja um bom franciscano que você será ótimo padre”

28/04/2018

Notícias

Frei Augusto Luiz Gabriel

Juiz de Fora (MG) – Após 118 anos da comunidade de fé da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Juiz de Fora (MG), no dia 28 de abril de 2018, pela primeira vez foi ordenado um presbítero ali. Frei Marcos Vinicius Motta Brugger recebeu das mãos do Arcebispo de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, o segundo grau do Sacramento da Ordem, o Presbiterato. “Seja um bom franciscano que você vai ser um ótimo padre; seja você, Frei Marcos, um ótimo padre e você será um ótimo franciscano”, desejou Dom Gil, arcebispo ordenante.

Numa manhã com um belo céu azul, a igreja ficou lotada para ver esse momento histórico na vida de Frei Marcos, filho desta terra. O lema escolhido pelo ordenando foi extraído do Evangelho de Mc 1,17, e apresenta a seguinte passagem: “Vinde comigo, e eu farei de vós pescadores de homens”. A celebração, que durou aproximadamente duas horas, foi sóbria e carregada de emoção e alegria. Além dos seus confrades de turma, que já estavam presentes durante a semana missionária, também marcaram presença alguns frades estudantes de Teologia residentes em Petrópolis (RJ), bem como o delegado do Ministro Provincial e também Definidor da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei Paulo Roberto Pereira, conterrâneo de Frei Marcos, assim como sacerdotes e seminaristas da Arquidiocese.

RITO DE ORDENAÇÃO

marcos_280418_ladoApós a liturgia da palavra, o diácono Frei Marcos, aproximando-se do altar deu início ao Rito de Ordenação Presbiteral. Frei Paulo foi interrogado por Dom Gil: “Podes dizer-me se ele é digno deste ministério?”. E Dom Gil ouviu “que a alegria  na Igreja hoje é testemunha da idoneidade de Frei Marcos e, em nome da Fraternidade Franciscana, disse que ele cumpriu todas as etapas da formação eclesiástica. “Ele está conosco desde o ensino médio em Agudos-SP. Também foi aprovado para assumir a Profissão Solene na Ordem dos Frades Menores. Então, tendo transcorrido este itinerário com muita dedicação, liberdade e alegria, em nome da nossa Fraternidade, posso atestar que ele é digno deste ministério”, garantiu Frei Paulo.

Dom Gil iniciou sua homilia dizendo: “Prezado Frei Marcos, chegou o dia de você ser transfigurado em sacerdote, transfigurado porque a graça que você recebe vem do céu, claro! É um dom de Deus, que ninguém merece nesta terra, porque o que é o sacerdote senão aquele que é o continuador das obras do Filho de Deus? Jesus homem e Deus: o sacerdote é isso. Você, que já encontrou os olhos de Deus voltados pra você desde criança, através dos acenos de São Francisco de Assis, depois de passar por toda essa preparação e se consagrar perpetuamente a Deus na Ordem dos Frades Menores, hoje atende a mais um chamado, a mais um aceno e sinal de Deus”, enfatizou o arcebispo.

Segundo Dom Gil, Deus o escolheu para ser sacerdote eternamente na Ordem do Rei Melquisedeque. “Essa grande graça que você recebe é um dom e ao mesmo tempo uma responsabilidade. Você, além de ser um homem consagrado a Deus, também se torna um representante de Jesus Cristo, na ordem sacerdotal. Cristo é único, e nós somos continuadores da obra Dele”, acrescentou.

SER PESCADORES DE HOMENS

“Nós, diante do sacerdócio, trememos enquanto pessoas humanas, pois somos frágeis, mas, a obra não é nossa, é de Cristo. E, você hoje, querido Frei Marcos, passa a ser um desses pescadores de gente que Jesus anunciou a Pedro naquele dia em que a pesca se fez tão miraculosa, já que o mar e a noite não estavam para peixes. Jesus escolhe, consagra e ilumina para esta função. Como padre, por onde você passar, poderá então realizar a ação de Cristo. É assim que Cristo espera de você, que você o represente. Esta é a consciência e você deve crescer nela de hoje para frente. Portanto, você, caro Frei Marcos, deverá fazer o exercício que os franciscanos sabem fazer muito bem, esconder-se atrás de Cristo, quem deve aparecer é o próprio Cristo. Quem mais do que São Francisco pode ensinar esta virtude?”, perguntou o arcebispo ao ordenando, e prosseguiu: “Caro Frei Marcos, você hoje assume este desejo de fazer Cristo aparecer e você se esconder”, ressaltou.

O arcebispo encorajou o ordenando a ter coragem e disposição para enfrentar os desafios que o ministério sacerdotal traz consigo. Segundo ele, não é fácil ser padre, embora seja muito gratificante.

marcos_280418_2

Para Dom Gil, o padre é o servidor de Deus, ele preside a Eucaristia e também os sacramentos, e conduz o povo à graça de Deus. “Ele é servidor da Palavra, ele evangeliza, ele é servidor do amor de Deus através do pastoreio, das obras de caridade. E é nestas coisas que nós nos realizamos enquanto padres. Porém, o ato mais sublime que dignifica por inteiro a vocação sacerdotal é a celebração da Santa Missa. O padre que celebra bem arrasta pessoas para Deus. O padre que celebra mal, não presta serviço. Às vezes, causa até desânimo quando um padre preside a Eucaristia de qualquer maneira, como se fosse um ato qualquer. A Missa é o ato mais alto que temos na nossa vida. Por isso,  não entendo padres que, tendo recebido a ordenação sacerdotal, não celebram a Missa todos os dias. Mesmo que não se tenha povo, se deve celebrar com piedade quotidianamente”, explicou o arcebispo.

“Frei Marcos, quero lembrar a você o seu inspirador, São Francisco de Assis. Ele o chamou para ser um irmão intenso da pobreza, da castidade e da obediência. Você que é nascido nesta cidade, cujo padroeiro é o franciscano Santo Antônio, desejo que olhe sempre para ele, e queira viver intensamente para Deus. Seja muito bom franciscano que você vai ser um ótimo padre. Seja você, Frei Marcos, um ótimo padre e você será um ótimo franciscano”, desejou Dom Gil, encerrando sua homilia.

marcos_280418_4

O rito, então,  continuou com o propósito do eleito (VEJA MAIS SOBRE O RITO DE ORDENAÇÃO). Em seguida foi cantada a Ladainha de todos os Santos, quando o ordenando prostrou-se como sinal de sua total entrega a Deus. Veio, então, o momento central da ordenação com a imposição das mãos e a Prece de Ordenação. Na sequência, a última parte do rito: unção das mãos e vestição do eleito com a casula e a estola. Frei Neuri Francisco Reinisch, guardião da Fraternidade de Pato Branco (PR), ajudou o novo presbítero a se paramentar com as vestes sagradas, que foram trazidas pelos seus pais em procissão.

Depois, com a unção das mãos com o óleo do santo Crisma, Dom Gil amarrou as mãos de Frei Marcos. Seus pais desataram e logo receberam com grande emoção a primeira bênção do neopresbítero. Seus padrinhos carregaram em procissão o cálice e a patena. O rito terminou com o abraço fraternal do arcebispo, sacerdotes e religiosos da grande família franciscana. Na sequência, teve início a liturgia eucarística.

AGRADECIMENTOS

O neopresbítero, em seus agradecimentos, recitou de cor uma poesia que recebeu de presente de Frei Walter Hugo de Almeida, que diz:

marcos_280418_lado2“Feriste-me, Senhor, com teu perdão,
E me inundei de bênçãos pela estrada…
Trago em mim acordes de uma canção,
A anunciar teu Reino na jornada.

Agora, Senhor, que me seduziste,
Não posso mais fugir do teu amor
A vida para mim agora existe
Somente ao rumo alegre: -Teu louvor.

O teu chamado virou minha história,
De um horizonte triste para a glória,
E me jogou na busca da alegria!…

Por isso, conto agora assim feliz
Como cantava Francisco de Assis,
Quem me inspirou seguir-te nesta vida.

Em seguida, complementou: “Eu agradeço ao senhor, Dom Gil, pela disponibilidade, por ser o pastor que é, por estar aqui e assim também por nos conceder ainda mais este dom e ministério de levar a Palavra de Deus. Eu agradeço a toda a Ordem dos Frades Menores, à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, na pessoa do Definidor Frei Paulo, agradeço pela formação, pelo companheirismo e pelos anos em que vivemos juntos e ainda viveremos”.

Entregou para o bispo Dom Gil, também para Frei Paulo e ao Pároco Antônio Eduardo, uma singela lembrança. Além disso, agradeceu a todo o povo que se fez presente e em especial a comunidade de Pato Branco (PR), local onde Frei Marcos reside atualmente, que lotaram um ônibus e vieram participar deste momento especial na vida do novo padre.

marcos_280418_3

E, por fim, fez memória a três pessoas importantes em sua vida: “Já fiz isso na minha ordenação diaconal e irei repetir agora. Primeiramente, a Dona Aparecida, mãe do Frei Paulo e professora de ensino religioso do meu tempo de escola, que me encaminhou para os franciscanos, e cumprindo o chamado dela, hoje aqui estou. Também agradeço à minha avó, com a qual moramos um tempo juntos, e agradeço ao Frei Nelson Rabelo, que me ajudou a cumprir o ministério do diaconato e agora intercede pelo ministério presbiteral que assumi hoje”. E, por fim, agradeceu com imensa alegria aos familiares, entregando flores para a mãe.

Frei Olivo Marafon, pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo, com a ajuda de seus paroquianos, entregou ao pároco Antônio Eduardo um quadro que traz ilustrado o painel interior da igreja paranaense.

Após a bênção final, foi servido almoço a todos os presentes, preparado pela comunidade paroquial local.

Frei Marcos celebra sua Primeira Missa neste domingo, às 09h30, na Paróquia Nossa Senhora das Dores e terá como pregador Frei Paulo Roberto Pereira.