Dom Gil Antônio Moreira celebra Missa no Santuário Frei Galvão e destaca radicalidade do seguimento a Cristo
09/09/2025

O arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu neste domingo, 7 de setembro, a Santa Missa das 10h no Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), acompanhado por padres da Arquidiocese, seminaristas do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio de Juiz de Fora e padres de Macapá (AP), que vieram acompanhados de um grupo de romeiros.

A celebração fez parte de uma peregrinação por ocasião do Ano Jubilar da Esperança, além da preparação ao centenário do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, que será comemorado em março de 2026. No início da celebração, Dom Gil foi recebido com aplausos e palavras de acolhida de Frei Diego Melo, reitor do Santuário Frei Galvão.
Durante a homilia, o arcebispo refletiu sobre o Evangelho de São Lucas, lembrando que o verdadeiro discípulo de Cristo deve estar disposto a desapegar-se de bens, afetos humanos e até da própria vida para seguir a fé de forma autêntica: “Deus está acima de todas as coisas, e essa deve ser a nossa convicção. Quem quiser ser discípulo de Jesus, precisa renunciar a si mesmo e tomar sua cruz”, afirmou.

Dom Gil também recordou o testemunho de São Carlo Acutis, canonizado neste domingo, ressaltando sua profunda devoção à Eucaristia mesmo em meio ao sofrimento causado pela leucemia. O jovem italiano, segundo o arcebispo, é exemplo de santidade para as novas gerações: “Muitos jovens vão se santificar olhando a vida de Carlos Acutis”, destacou.
Na homilia, Dom Gil ainda relembrou a vida e obra de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, primeiro santo brasileiro, arquiteto e homem de fé que dedicou sua vida a construir “casas de pedra e casas de gente para Deus”.
Érika Augusto (Pascom Santuário Frei Galvão)





