Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dom Dario: “Estamos precisando muito da Virgem do Rosário nos dias de hoje”

10/10/2021

Notícias

O Arcebispo de Vitória, Dom Frei Dario Campos, OFM, presidiu a Celebração Eucarística que encerrou o Tríduo em preparação para a Festa de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira de Vila Velha. Neste dia, o tema foi “Nossa Senhora, auxílio dos cristãos, rogai por nós!” e a liturgia foi preparada pela Juventude da Paróquia.

O pároco Frei Djalmo Fuck fez a acolhida dos fiéis, dos seus confrades e falou da alegria de ter Dom Dario Campos como celebrante deste dia e disse que ele “é sempre bem-vindo e estimado entre nós”.

Do Dario apresentou também os frades de Minas Gerais e os três postulantes de Minas Gerais e seis formandos da Custódia de São Benedito, da Amazônia que participaram da celebração.

Dom Dario, na sua homilia, explicou que faria uma reflexão em dois pontos: um relacionado com o Evangelho do dia; e uma “pequena palavrinha” para nossos jovens, que hoje animaram a Celebração Eucarística da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

Veja a íntegra da homilia:

Como é importante para nós sentir esse ambiente de festa no momento tão doloroso e sofrido no qual o país está passando e muitos de nós estamos vivendo. São mais de 600 mil irmãos já falecidos. Quantos entre nós já partiram para Casa do Pai. Já são mais de 130 mil jovens que hoje estão órfãos de seus pais. E assim as estatísticas vão mudando. E mesmo neste momento de dor, de perda, de sofrimento, a comunidade encontra um momento para louvar e agradecer, pedindo as graças pelo fim da pandemia e que já estamos vislumbrando. Só temos que agradecer a Deus e à Virgem Maria.

Primeiro, numa festividade em que nós honramos e queremos celebrar Nossa Senhora do Rosário, não podemos esquecer a sua prerrogativa fundamental, prerrogativa essa que vem de todas as outras. Ela é Mãe de Deus e, sendo Mãe de Deus, não podemos esquecer que ela está mais próxima da nossa realidade humana, como caminheiros nessa estrada da vida. Ela é nossa Mãe e não nos abandona. Dentro dessa dupla maternidade, se estabelece a glória de Maria, sua colaboração no mistério salvífico, sua atuação ativa na Igreja e a sua influência sobre cada um de nós, filhos e filhas de Deus. É aquela que cuida com carinho da nossa vida. Não nos deixa faltar o bom vinho. Ela está olhando as nossas necessidades a cada momento.

Maria está presente também nessa caminhada que estamos fazendo rumo a casa do Pai. E poderíamos, então, colocar e ver que o trabalho de Maria é o de mediar, como aquela que está no meio, está entre Deus e os homens. Quão misteriosa é essa escalada que ela exerce aqui na terra, trazendo a bondade de Deus, esse gesto concreto para a nossa necessidade humana, sempre em nosso auxílio! E sobre vários títulos. Nós temos Nossa Senhora do Rosário, com seu rosário, que hoje, cada um de nós é capaz de pegar e, rezando as suas contas, louvando e agradecendo, fazendo seus pedidos. Temos que agradecer também o nosso querido Papa, São João Paulo II, que colocou mais um mistério luminoso na recitação do rosário.

Tendo Maria essa finalidade de interceder e essa finalidade de interceder é colocar-se entre dois, vamos chamar assim, partidos e inclinar-se para o mais fraco, o mais vulnerável, a fim de conseguir que entre os dois se encontre um termo médio do qual possa brotar a paz, a compreensão, a concórdia, a convivência. Esse é um papel de Maria e o que ela pede a cada um de nós quando vamos recitando o rosário: que cada um deixe brotar dentro do seu coração a paz, a compreensão. Eis a bela figura de Maria, que surge do fundo já do Antigo Testamento. Ela vem revestida de graça. O anjo reconhece e ela se apresenta a Deus constantemente na missão de interceder pelo povo, esse povo peregrino, que vai caminhando nas estradas da vida. Em particular, a Mãe que amparou o Cristo Mestre continua preocupada com o Cristo histórico, que vive na sua Igreja ajudando e alcançando a maturidade plena. Maria é aquela que vai caminhando conosco lado a lado, sempre nessa intercessão profunda junto ao seu filho. Ela é intercessora do presente hoje, aqui e agora.

No Evangelho que acabamos de ouvir, a gente vê que Maria, numa força de sensibilidade, vê a necessidade real de um jovem casal numa festa e não quer deixar que esse jovem casal passe, vamos chamar assim, por um aperto. Pediu, esperou e alcançou. Jesus agiu ali. Jesus age hoje e sempre nessa nossa vida do dia a dia. Está sempre atento aos pedidos da Mãe. Daí, cada um deve ter essa humildade de colocar o joelho por terra e erguer os braços para o céu, fazendo o seu pedido, fazendo também o seu agradecimento.

Daí bem merece Maria, Nossa Senhora do Rosário, ser chamada a Onipotente, porque tudo pode fazer. Ela o é porque tudo pode e alcança: nossa fé, nosso amor, nossa entrega, nossa confiança. Participamos dessa onipotência, pois sob a proteção de Maria, alcançamos todo o carinho do Pai, toda a atenção de Cristo, toda a força do Espírito Santo. Daí que a gente vai encontrar em São Bernardo dizer assim: “Nunca se ouviu dizer que alguém que a vós tivesse recorrido, com confiança, tivesse ficado desassistido, desamparado”.

Por outro lado, celebrar essa Mãe do Rosário, ver essa Mãe compassiva, com seus filhos negros, muitas vezes esquecidos e abandonados na história, ah dê para nós, aqui no Brasil, principalmente no período colonial, onde nossos irmãos negros não podiam participar das atividades religiosas juntos com nossos irmãos brancos. Daí basta ver que em muitas cidades históricas, onde tem muitas igrejas do lado a igreja do Rosário, porque era aí que esses irmãos negros podiam expressar a fé na mãe de Jesus, com seu canto, com sua dança, principalmente com seu congado vindo do Congo. Ah, o povo cristão não apenas aceitou esse culto mas provocou uma demonstração incontida de fé e afeto por aquela que nos deu Cristo.

Maria, Nossa Senhora do Rosário, essa que tantas vezes proclamamos Rainha, Padroeira do Povo, da nossa Nação. Nosso povo agora, nosso Brasil, também está em oração, fazendo sua novena à Padroeira Nossa Senhora Aparecida e é interessante ver também que nesse momento o nosso povo rezando, preparando-se para a grande festa do dia 12, clama a Maria, Nossa Senhora Aparecida. E percebemos juntos Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora do Rosário esse carinho pelos nossos irmãos negros. Daí que o primeiro milagre feito em Aparecida pela Mãe Aparecida é de um escravo que estava sendo açoitado na praça e, ele amarrado e acorrentado, clama e grita que era inocente! E as correntes se quebram e ele fica livre. Aqui, desde o início da descoberta do nosso Brasil, esta igreja traz uma história, Nossa Senhora do Rosário vem caminhando com o povo capixaba, com cada um de nós desde 1500 e, pouco até os dias de hoje, uma Igreja totalmente aberta e acolhedora para os seus filhos e filhas.

A Virgem que deve pedir, que deve encorajar a cada um de seus filhos e filhas, mostrando a responsabilidade coletiva e essa responsabilidade coletiva de interesse pelos problemas, sobretudo das pessoas, dos mais pobres, dos mais humildes, dos mais simples. Parece que andamos muito precisando da Virgem do Rosário nos dias de hoje. Que ela nos devolva a irmandade do seu filho contra as todas forças do mal que ouvimos, principalmente na primeira leitura. Que Virgem do Rosário continue intercedendo por nós, abençoando esta cidade, abençoando nosso estado, nessa dimensão da paz, do amor, da fraternidade!

Neste segundo momento, gostaria de retomar a fala que fiz aos jovens dias atrás, celebrando com eles 35 anos da PJ no nosso Estado do Espírito Santo, no Campinho do Convento.

Queridos jovens, vocês são figura importante, irmãos e irmãs. Vocês não são o futuro da Igreja, vocês são o presente, já na comunidade eclesial onde vocês estão. E para falar a vocês, queridos jovens, gostaria de tomar uma palavra de São Paulo, que se dirige a Timóteo. Diz ele a Timóteo: “Que ninguém despreze a sua jovem idade. Quanto a ti, sê para os fiéis, modelo na conduta, na caridade, na fé e na pureza”. Partindo desta passagem, querido jovem, o autor da epístola, que é São Paulo, convida Timóteo a assumir, apesar de sua juventude, o seu lugar na comunidade eclesial, a fim de que fosse reconhecido e respeitado.

Meus caros jovens nessa comunidade paroquial, como Arcebispo desta Arquidiocese, afirmo que o lugar de todos vocês é no coração da Igreja desta comunidade eclesial, a fim de que sejam formados como verdadeiros discípulos de Jesus Cristo e enviados em missão e nunca se fechem num gueto, mas sejam jovens nessa dimensão de abertura, de acolhida, estando sempre pronto a contribuir para o crescimento da nossa comunidade cristã.

A Carta de Timóteo indica ainda algo muito importante sobre a vocação dos jovens dentro da Igreja, isto é o autor da carta convida o jovem Timóteo a ser um modelo para todos.

Meus queridos jovens dessa comunidade eclesial Nossa Senhora do Rosário. Vocês se encontram em tantos lugares, mas sobretudo hoje no espaço das redes sociais. Saibam viver bem, sempre, por toda a parte a vocação que receberam no batismo e não deixem de buscar luz na Palavra de Deus e no encontro contínuo com Jesus de Nazaré, diante do qual vocês serão formados como sinais vivos do Evangelho.

Queridos jovens, precisamos muito de vocês, mas queremos também jovens comprometidos com o Reino de Deus e que saibam viver a sua vocação batismal, a fim de que, por meio do testemunho de vocês, jovens, possam ser sinais de transformação dessa sociedade hoje, aqui e agora.

Por fim, gostaria de dedicar o que a carta de Timóteo fala sobre a missão de vocês, meus queridos jovens. O texto pede, de cada um e cada uma de vocês, a vivência da caridade, da fé e da pureza. De fato, o Documento de Aparecida, capítulo 9, número 446, indica um caminho de formação integral da juventude, a fim de que se tornem sinal do Reino de Deus. A missão de vocês, queridos jovens, como exemplo para os demais jovens, é estar sempre aos pés do Senhor, num diálogo com sua palavra, com a sua escuta, atenta aos clamores das dores, dos sonhos, das esperanças dos homens de nosso tempo.

Queridos jovens, coloquem toda a sensibilidade que vocês têm a serviço do irmão e da irmã. Assim sendo assumam o compromisso da missão que receberam e sejam sinais da presença de Jesus Cristo, jovem entre os jovens, de maneira especial junto aos que passam tribulações, violência, exclusão e dor. Por tudo isso, por intercessão de Nossa Senhora do Rosário, só nos resta pedir que ela abençoe cada jovem desta comunidade, desta cidade da nossa Arquidiocese. E preparando nossa festa, podemos gritar: Viva Nossa Senhora do Rosário!

Neste domingo, às 18 horas, Frei Djalmo preside a Missa de encerramento da Festa de Nossa Senhora do Rosário, às 18 horas.