Divulgados os vencedores dos Prêmios de Comunicação
26/07/2018
São Paulo (SP) – Foi ao ar na quarta-feira, 25/07, a cerimônia de entrega da 51ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). O evento foi gravado na última sexta-feira, 20, no auditório da TV Aparecida, durante o 6º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação e foi apresentado pelos jornalistas Marcelo Zanini e Ivy Leão.
Durante a cerimônia de premiação, Dom Darci José Nicioli, Arcebispo de Diamantina (MG) e Presidente da Comissão para a Comunicação da CNBB, falou sobre a iniciativa do evento: “O que vamos ver neste programa é uma demonstração concreta de respeito e de afeto da Igreja no Brasil para com todos os comunicadores deste país”.
O prêmio é dividido em cinco categorias: Margarida de Prata (Cinema), Microfone de Prata (Rádio), Clara de Assis (TV), Hélder Câmara (Imprensa) e Dom Luciano Mendes de Almeida (Internet). Desde o final do ano passado, os candidatos puderam inscrever seus projetos através do site dos Prêmios de Comunicação. Em 13 de junho, os organizadores divulgaram os três finalistas em cada categoria.
A WebTV Franciscanos, iniciativa da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, foi uma das finalistas no prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida, na categoria Iniciativa em Redes Sociais. O programa Agito Cultural, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro foi o vencedor pelo voto do júri da premiação. Já em menção honrosa, voto popular dado através das redes sociais, o vencedor na categoria foi o canal do Youtube do Padre Reginaldo Manzotti.
Para a seleção das produções foram consideradas as de maior expressão técnica e destaque dos valores humanos. E a análise final ficou a cargo de bispos da Comissão Especial eleita pelo Conselho Episcopal Pastoral (Consep), que formam o júri da premiação.
Confira abaixo todos os vencedores:
PRÊMIO “MARGARIDA DE PRATA” (Cinema)
Categoria: Curta-Metragem
KIWXI – Memória, Martírio e Missão de Vicente Cañas – Verbo Filmes
Categoria: Longa-Metragem
Marcos Medeiros, codinome vampiro – Vicente Duque Estrada
PRÊMIO “DOM LUCIANO MENDES DE ALMEIDA” (Internet)
Categoria: Portal, sites e blog
Webradio Coração de Mãe
Categoria: Iniciativas em Redes Sociais
TVweb Redentor – Agito Cultural
Categoria: Aplicativos
Aplicativo OSID – Elaine Mara Goes Franco
PRÊMIO “CLARA DE ASSIS” (TV)
Categoria: Reportagem
Conflitos agrários no Brasil – Fabiano Villela dos Santos
Categoria: Documentário
Marcados pelo Sol
PRÊMIO “DOM HÉLDER CÂMARA” (Imprensa)
Categoria: Jornal
Sozinhas – A história de mulheres que sofrem violência no campo – Ângela Bastos
Categoria: Revista
A porta do Céu – revista GPS – Paulo Henrique Pimenta da Silva
PRÊMIO “MICROFONE DE PRATA” (Rádio)
Categoria: Jornalístico
Um pé de coaçú – meu lugar é minha história
Categoria: Religioso
Um Conto de Natal
Categoria: Entretenimento
Programa Acorda Brasil
Com informações do Portal A12