Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Diversas dioceses do Brasil recebem imagem jubilar para peregrinação

11/04/2016

Notícias

jubileu_820

No domingo, 10 de abril, as Dioceses de Barra do Garça (MS), Montenegro (RS), Duque de Caxias (RJ), Ourinhos (SP), Apucarana (SP), Cachoeira do Sul (RS), Osório (RS), Tubarão (SC), Floresta (PE), Bom Jesus da Lapa (BA), Barreiras (BA), Estância (SE), Abaetetuba (PA) e Almenara (MG) receberam a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida que segue em peregrinação por várias regiões do Brasil, dentro do projeto Jubileu dos 300 anos.

As imagens foram entregues durante a missa de encerramento da Romaria Nacional da Juventude, realizada durante a 54ª Assembleia Geral da CNBB. A Santa Missa foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno Assis e concelebrada pelo Arcebispo emérito da arquidiocese de São Paulo, Cardeal Dom Cláudio Hummes e pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura do Vaticano, Cardeal Gianfranco Ravasi.

Dom Raymundo Damasceno Assis entregou as imagens aos bispos para seguirem em peregrinação, preparando os fiéis para o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem da Virgem de Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul.

No ano de 1717, três pescadores, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixes. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao “Porto de Itaguassu”, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem.

Juntando as duas partes viu-se que se tratava da Senhora da Conceição. Depois do encontro da Imagem, a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento.

Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha em 1904, e Padroeira do Brasil em 1930.

Duque de CaxiasN.S.APARECIDA 2 (3)

Ainda no domingo, na Catedral de Santo Antônio, em Duque de Caxias (RJ), toda a diocese se reuniu, à noite, para saudar, com grande fé e devoção, a imagem jubilar de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A solene recepção da imagem contou com a presença de irmãos da Fraternidade Santo Antônio, vinculada à Ordem Franciscana Secular (OFS), que saudaram Nossa Senhora, a quem o Seráfico São Francisco de Assis confiou a proteção da Ordem Franciscana.

A Santa Missa foi presidida pelo padre Alcindo Martins Milena e concelebrada pelo padre Daniel Felix e pelo diácono permanente João Quirino. Em sua homilia, padre Alcindo destacou que a devoção mariana sempre esteve presente na história da Igreja e que os incontáveis títulos atribuídos à Maria são uma revelação do imenso amor dos cristãos pela Virgem em todo o mundo, como a devoção do povo brasileiro a Nossa Senhora Aparecida, que em 2017 comemorará trezentos anos.

A celebração foi encerrada com a tradicional Consagração à Nossa Senhora, confiando todos os fiéis à santa proteção da Mãe de Deus. A peregrinação da imagem jubilar em Duque de Caxias continua durante a semana. Traga a sua família e participe desse importante momento de fé e devoção.

Programação:

13/04, quarta-feira:
14h – Visita ao Hospital Infantil.

16/04, sábado:
9h30 – Missa das crianças e adolescentes, na Catedral de Santo Antônio.
18h – Oração do Santo Terço, na Praça do Pacificador.

Cláudio Santos, OFS – especial para este site