Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Dia de Nossa Senhora da Penha é feriado estadual

O Governador do Estado, Renato Casagrande, sancionou, neste 3 de julho, a lei que estabelece feriado estadual o dia da Festa de Nossa Senhora da Penha. A proposta de Lei foi iniciativa dos deputados Carlos Von, Rafael Favato e Torino Marques e apresentada pela Comissão de Turismo e Desporto da Assembleia Legislativa.

A Festa de Nossa Senhora da Penha, que hoje é o principal evento religioso do Espírito Santo e um dos maiores do Brasil, foi instituída por Frei Pedro Palácios, um franciscano espanhol, que veio na comitiva do português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da capitania do Espírito Santo. A devoção à Virgem da Penha começou depois de ter encomendado um painel de Nossa Senhora (o mesmo que ainda existe no convento da Penha) e exposto em uma pequena ermida para ajudar os fiéis nas preces e meditações.

A Festa da Penha tem início com o Oitavário no dia da Páscoa, preparando os devotos para a solenidade da Padroeira, que era celebrada com feriado municipal. Embora seja uma festa móvel no calendário, ela sempre acontece na segunda-feira no oitavo dia posterior ao Domingo de Páscoa.

Nossa Senhora da Penha foi proclamada padroeira capixaba pelo papa Urbano VIII em 23 de março de 1630. Conta a história que a bula papal foi confirmada apenas em 26 de janeiro de 1908 com o resultado de um plebiscito realizado em todas as paróquias do Estado. E a aprovação do Vaticano veio apenas em 27 de novembro de 1912.

Em 2020, a Festa da Penha será celebrada pela 450ª vez em 20 de abril, com expectativa de recorde de público, tendo em vista o feriado prolongado.