Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

De Roma, Frei Estêvão envia mensagem

12/11/2018

Notícias

Pela primeira vez nos últimos, Frei Estêvão Ottenbreit não estará participando do Capítulo Provincial. Guardião da Fraternidade do Antonianum em Roma, o ex-Provincial em dois mandatos (1985 – 1991 e 1991 – 1994), enviou mensagem ao Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel.

“Caro Frei Fidêncio! Em vésperas do nosso Capítulo Provincial gostaria dizer para você o que disse para nós: gratidão. Sim, também nós somos muito gratos pelos seus nove anos de Ministro Provincial. Eu, muito bem, posso compreender o que isto significa. Muito obrigado! Acompanharei o Capítulo Provincial com minha oração e interesse. Acho que a nossa Província está num bom caminho. O importante é nunca esquecer a pergunta: por que estamos neste lugar e por que estamos fazendo o que fazemos? Com um grande e agradecido abraço”, escreveu Frei Estêvão, que também foi Vigário Geral da Ordem dos Frades Menores.

IRMÃS CLARISSAS
Pelas Irmãs Clarissas do Mosteiro Mater Christi, em Guaratinguetá (SP), Madre Maria Antonieta de Jesus (OSC), escreveu que com alegria, gratidão e grande esperança estão unidas à toda a Província da Imaculada Conceição em orações constantes por este momento tão grande e especial do Capítulo Provincial. “Queremos agradecer, de todo coração, a cada um dos queridos Frades e, especialmente à equipe provincial, por todo amor e empenho nos últimos tempos. Pedimos, insistentemente, as luzes e graças do Espírito Santo de Deus para estes dias abençoados. Que cada um possa abrir de par a par o seu coração e ouvir os apelos do nosso tempo para atualizar com alegria e muita fidelidade o grande carisma franciscano. É o que o nosso mundo mais precisa! É muito urgente a presença de Francisco de Assis hoje através de cada um de vocês”.

IRMÃS DA TERCEIRA ORDEM SERÁFICA
A superiora provincial, Ir. Inês da Costa Camargo, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica, com sede provincial em Pindamonhangaba (SP), envia mensagem e orações das irmãs. “Por inspiração Divina, vocês escolheram o tema e lema que os ajudará a voltar a Assis e viverem esses dias, em Agudos, a proposta do Evangelho que Francisco de Assis viveu intensamente com seus Frades e, com toda a força do seu ser, o seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Todos os anos por ocasião de Pentecostes, junto da Mãe de Deus, Francisco buscava o melhor para ser o menor de todos. Hoje, acreditamos que viver como irmãos é um dos sinais mais fortes do amor do Eterno, é o “lugar” onde se decide ou se torna mais acreditável a renovação da Vida Religiosa. O mundo hoje nos pede e espera ver em nós, como um milagre possível, viver o tema “Minoridade franciscana, lugar de encontro e comunhão” e o lema “Sejam chamados Irmãos Menores”. Que todos os participantes do capítulo de 2018 se deixem guiar pelo Espírito do Senhor e seu santo modo de operar. Que Nossa Senhora dos anjos os assista e os proteja, Amém!”

FSJ
Irmã Angela Willemann, FSJ, de Porto alegre do Norte (MT), envia a seguinte mensagem: “Caríssimo Frades Capitulares da Província da Imaculada Conceição do Brasil! Uno-me a vós em preces pelo vosso Capítulo Provincial, com muita Gratidão a Deus pelos benefícios que recebemos por vosso intermédio. A Deus, Louvor por esse momento tão especial de preparação e celebração do Vosso Capítulo. O Senhor, na Luz do Seu Santo Espírito, inspire todas as ações para a vossa missão. Maria a Imaculada Conceição do Brasil, se faça presente na vossa Assembléia Capitular, como esteve atenta a tudo nas bodas de Caná”.