Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Custódia do Sagrado Coração de Jesus elege novo Governo

09/11/2018

Notícias

custodia_071118 830Reunidos em Capítulo Eletivo desde a última segunda-feira (5/11), em  Brodowski (SP), a Custódia do Sagrado Coração de Jesus elegeu nesta quarta-feira (7), um novo Governo Custodial para o triênio 2018-2020. Frei Ivo Müller, frade da Província da Imaculada Conceição, foi nomeado Visitador Geral para a Custódia em outubro de 2017.
O Presidente do Capítulo, Frei Ivo Müller, seguiu a Sessão de Votação conforme o Regimento Interno do Capítulo Custodial que rege o modo de votar e apurar os votos.
Com maioria absoluta, Frei Fernando Aparecido dos Santos foi eleito o novo Custódio. Após a tomada de posse, que foi realizada imediatamente na Capela da Casa de Retiro Dom Luís, os frades capitulares retornaram para a sessão de votação para eleger o Vigário Custodial e os Conselheiros Custodiais que irão compor o Conselho da Custódia no triênio.
Com os escrutínios, Frei Ezimar Alves Pereira foi eleito Vigário Custodial. Frei Bruno Alexandre Scapolan, Frei Roberto Luiz dos Santos, Frei Israel Cardoso e Frei Valdemir Nelo Rufino (Miro) foram eleitos Conselheiros Custodiais. Assim como o Custódio, suas posses são imediatas e conjuntas, diante do Senhor e do Presidente do Capítulo.

custodio_071118 1

Novo Custódio:

Frei Fernando Aparecido dos Santos nasceu em 9 de janeiro de 1971 em Ituverava (SP). Fez a vestição na Ordem dos Frades Menores no dia 13 de janeiro de 1992, a Primeira Profissão em 2 de fevereiro de 1993 e a Profissão Solene em 11 de dezembro de 1997. Foi ordenado presbítero em 2 de fevereiro de 2001. Atualmente residia em Araguari (MG).

Histórico:

A pedido do bispo D. Antônio Augusto de Assis, a Província de São Pedro Apóstolo de Nápoles aceitou enviar missionários para a Diocese de Jaboticabal, no Interior de São Paulo. No dia 2 de abril de 1947, partiam do Porto de Nápoles, na Itália, dez frades missionários, que foram recebidos na paróquia do Bom Jesus de Guaraci (SP). A segunda foi a de São João Batista de Olímpia e, sem seguida, a de Nossa Senhora da Abadia de Cajobi.
Os frades missionários abriram um seminário em Bastos no início dos anos 50 e, em seguida, iniciaram a construção do Seminário Nossa Senhora de Fátima em Mirassol. Deste trabalho de formação, saiu o primeiro religioso brasileiro da Custódia: Frei Francisco de Medeiros.
Por decreto do Definitório Geral da Ordem dos Frades Menores e depois de transcorrido um processo de aproximação, a partir de 30 de janeiro de 2015, os frades da Fundação Nossa Senhora de Fátima, cujo território abrangia o Triângulo Mineiro e o Alto do Paranaíba, passaram a integrar a Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus.

Atualmente, a Custódia está em 11 cidades, localizadas no Nordeste e Centro-Oeste do Estado de São Paulo, o Triângulo Mineiro e Alto do Paranaíba. Desde o início, os frades voltaram seu trabalho para a população mais pobre, especialmente as crianças e adolescentes. Devido a isso, a Custódia tem um rede muito grande de trabalhos sociais.

Fonte: ofmscj.com.br