Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Custódia do Sagrado Coração de Jesus: Capítulo tem início em Brodowski

22/11/2021

Notícias

Na manhã desta segunda-feira (22), os frades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, presentes no interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, deram início ao Capítulo Custodial, na “Casa de Retiro Dom Luis” em Brodowski/SP.

Para a abertura oficial, todos os frades se reuniram na capela; e juntos, entoaram o “Veni Creator Spiritus”, pedindo ao Espírito Santo que conduza este momento ímpar da Fraternidade Custodial.

Após o canto, Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM (Visitador Geral), proferiu a prece de abertura do Capítulo Custodial e em seguida, os frades caminharam rumo a sala capitular, onde deu-se início aos trabalhos acerca da programação, regimentos e eleições dos serviços prestados durante o capítulo.

Que o Seráfico Pai São Francisco nos abençoe neste encontro de irmãos; que Maria, Rainha da Ordem interceda por cada um dos frades reunidos neste Capítulo Custodial e que o Espírito Santo, Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, nos ilumine nas escolhas e decisões que serão tomadas!

É com alegria e júbilo, que nós, frades da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, presentes no interior de São Paulo, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, daremos início na próxima segunda-feira (22) ao nosso Capítulo Custodial, que acontecerá em Brodowski/SP e se estende até a sexta-feira (26).

O ambiente que nos acolherá será a “Casa de Retiro Dom Luis”, localizada em Brodowski/SP, território da Arquidiocese de Ribeirão Preto/SP e que também nos acolheu em capítulos anteriores (2016 e 2018).

Capela da Casa de Retiro Dom Luis de Brodowski/SP | Imagem (Fonte): Arquivo Custodial – Capítulo Custodial (2016)

O Capítulo Custodial é um encontro fraterno, e visto pelos Estatutos Gerais como uma assembleia. O trabalho desta assembleia, dará as indicações de direção da missão e vida de nossos frades, bem como de nossa Custódia.

“Em tempos de crises, abracemos o futuro: somos todos irmãos, não tenhais medo!” é a temática que norteará o nosso Capítulo, junto com o lema, retirado do Evangelho de São Lucas: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele!” (Lc 10, 33-34). Estarão reunidos neste momento ímpar da Fraternidade Custodial, 43 frades, sendo 39 capitulares e 4 frades de profissão temporária.

O Visitador Geral eleito para nos conduzir durante este encontro de irmãos, foi o Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM, frade da Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MT e MS). É chamado de “Visitador Geral” por ser um representante diretamente do Ministro Geral, bem como, por realizar a visita em nome da Ordem dos Frades Menores (OFM). É o Definitório Geral da Ordem que elege o mesmo, com o serviço de visitar a todos os frades de uma Custódia ou Província. (Cf. CCGG, Art. 213). Desde o começo deste ano, ele realizou as visitas canônicas em nossas fraternidades, onde admoestou, confortou e na humildade e caridade nos corrigiu como irmãos.


Conhecendo um pouco do Visitador Geral

Visitador Geral – Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM

Frei Wanderley Gomes de Figueiredo, OFM, filho de Bento Evangelista de Figueiredo e de Justina Gomes de Figueiredo (In Memorian), nasceu no dia 5 de maio de 1967 em Rosário Oeste/MT. Entrou para a Ordem dos Frades Menores na Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora (MT e MS) e fez o seu noviciado no ano de 1987 em Campo Grande/MS. Professou Solene no dia 14 de agosto de 1993 e Ordenou Diácono em 17 de maio de 1997 em Campo Grande/MS. Foi Ordenado Sacerdote no dia 19 de março de 1998 em sua cidade natal. É licenciado em Filosofia, Teologia e Psicologia; possui mestrado em Teologia com especialização em Espiritualidade Franciscana. Tem especialização em Bioética e Pastoral da Saúde, bem como, especialização em Gestalt-Terapia. Já foi Visitador Geral da Província Franciscana de Santa Cruz (MG) em 2011/2012 e 2015. Atualmente reside na Fraternidade Franciscana Santa Isabel da Hungria em Campo Grande/MS.


Para o Custódio, Frei Fernando Aparecido dos Santos, OFM, “o Capítulo Custodial sempre é tempo de renovar-se e de deixar ser renovado”. Suas expectativas “são de gratidão pelas conquistas, apoio recebido ao longo do triênio e sentimento de dever cumprido ao concluir este triênio, mesmo tendo sido desafiados pela pandemia”. Finaliza dizendo: “Que não tenhamos medo em abraçar o futuro e estarmos certos de que não estamos sozinhos, pois somos todos irmãos”.

Neste capítulo, um dos momentos de grande importância, será a eleição do novo governo custodial. Serão eleitos frades para os seguintes serviços: Custódio, Vigário Custodial e Conselheiros (4 frades); formando assim a Animação Custodial para o triênio de 2022-2024.

A nossa Fraternidade Custodial acolhe mais uma vez com muito carinho o Visitador Geral, Frei Wanderley Figueiredo, OFM e deseja a ele votos de um profícuo serviço em prol da Ordem dos Frades Menores e de nossa Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus.

Que o Seráfico Pai São Francisco nos abençoe neste encontro de irmãos; que Maria, Rainha da Ordem interceda por cada um dos frades reunidos neste Capítulo Custodial e que o Espírito Santo, Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, nos ilumine nas escolhas e decisões que serão tomadas!


 

Equipe de Comunicação