Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Cristianismo”, o novo livro de Boff, vai ser lançado dia 9

07/12/2011

Notícias

Depois de 50 anos de continuada e intensiva reflexão teológica, o escritor, místico, militante e teólogo Leonardo Boff está de volta ao tema teológico propriamente dito, com o seu mais novo livro “Cristianismo – o mínimo do mínimo”, uma publicação da Editora Vozes. Em Recife, o lançamento seguido por uma palestra com o autor, será  no dia 05 de dezembro, às 19 horas, no Instituto Humanitas Unicap – IHU (Rua do Príncipe, 526). O lançamento em São Paulo está marcado para o dia 9 de dezembro, às 19 horas, na Livraria Cultura, no Conjunto Nacional (Av. Paulista), onde ocorrerá um debate entre o autor e o jornalista Ricardo Kotscho mediado por Fernando Altemeyer Júnior.

Desde que foi censurado por Roma e deixou a Ordem Franciscana e o ministério sacerdotal, Boff se dedicou com paixão à ecoteologia, unindo-se num grito único pela salvação da Terra e o seu fruto mais precioso: a humanidade. O novo trabalho, como diz, é “como se fora um canto de cisne” depois de 50 anos de reflexão teológica, onde expressa o “mínimo do mínimo” do cristianismo, para que possa ser compreendido por pessoas que mostrem algum fascínio e interesse pela mensagem cristã.

Aos 73 anos, Boff é autor de mais de 60 livros nas áreas de teologia, ecologia, espiritualidade, filosofia, antropologia e mística, a grande maioria publicada pela Editora Vozes, onde foi do Conselho Editorial de 1970 a 1985. Segundo Boff, este livro parte de uma questão simples: como se insere o cristianismo dentro do processo da evolução do universo que já possui pelo menos 13,7 bilhões de anos? Como ele revela Deus e como Deus se revela nele, pergunta o teólogo, lembrando que nem tudo o que vem sob nome de cristianismo é cristão.

Nesta obra, ele não deixa sua linha crítica à Igreja institucional e que impôs a ele punições e condenações. Retomando o tema do livro “Igreja: Carisma e Poder”, quando foi submetido a um processo pela Sagrada Congregação para a Defesa da Fé, ex Santo Ofício, no Vaticano, e que lhe rendeu um ano de “silêncio obsequioso” e a deposição de todas as suas funções editoriais e de magistério no campo religioso, Boff diz que carisma e poder são elementos que coexistem e possuem igual dignidade. “Lamentavelmente, o poder marginalizou, senão abafou o carisma, sem jamais consegui-lo totalmente, enrijecendo a mensagem de Jesus a ponto de perder seu caráter libertário e seu fascínio”.

Leonardo Boff é um dos escritores do selo Nobilis da Editora Vozes, empresa que neste ano comemorou 110 anos de fundação. O novo livro poderá ser encontrado nas melhores livrarias do país e pelo site da Vozes (www.universovozes.com.br).