Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Cortella e Foucauld entre os lançamentos da Vozes

09/11/2020

Notícias

AOS MEUS IRMAOZINHOS

Charles de Foucauld é um dos maiores místicos de todos os tempos e possui grande conhecimento do evangelho. Após um período no exército e morar em diversos países se estabeleceu em Nazaré, se tornando um religioso trapista, dando início a sua orientação com Padre Huevlin.

Publicado originalmente em 1973 a obra provém de um período em que o autor morou no Mosteiro de Santa Clara onde prestava serviços como jardineiro em troca de moradia.

Nazaré é o local do Deus onipotente, amável e confiável. Por causa da vivência que experimentou em Nazaré, Charles de Foucald foi para o deserto onde viveu até ser assassinado em 1916 por um grupo de saqueadores. Suas obras são baseadas no período em que viveu como eremitério, tendo a maioria da sua obra como uma espécie de diário, com comentários sobre a bíblia.

A obra Aos meus irmãzinhos tem como inspiração o período em que o autor viveu em Nazaré, uma obra que trata da caridade e do Evangelho. Para ele Nazaré não é um lugar, mas sim uma vivência.


SABEDORIAS PARA PARTILHAR

Em sua nova obra, o professor Cortella convida o leitor a sair do automático, parar um minuto e se permitir uma reflexão filosófica a respeito das multiplicidades da vida. Nas mensagens, o filósofo não pretende oferecer uma receita ou um caminho já traçado, mas provocar aqueles que buscam o saber e têm o desejo de ir adiante, de ter uma vida que não se apequena, a refletir sobre temas atuais, como convivência, poder, mudança, virtudes e vícios… Esta é uma obra sobre vida, e vida em abundância!


 

DA ALMA – (ED. BOLSO)

Aristóteles investiga neste volume o que vem ser a alma. Descrevendo conceitos para entender a alma, para ele esta é inerente a vida. Ele se questiona “A alma é uma substância?”, “Qual a essência da alma?” e ”Quis são as qualidades da alma?”

O autor se questiona se a alma vive fora do corpo ou somente dentro dele. No decorrer do livro, ele mostra que mesmo após a morte ele acredita que sim, há vida. Para ele o corpo dá certas qualidades a alma.  E, a alma por outro lado completa o corpo.

Aristóteles divide a alma em três: a alma sensitiva, intelectiva e vegetativa. Tudo e todos têm alma. A alma humana, intelectiva, é a única capaz, de mudar o ambiente, enquanto as outras vivem de acordo com a natureza.

Uma preocupação de Aristóteles debatida neste volume é a com as afeições da alma. Se ficamos felizes porque estamos felizes, ou se ficamos felizes porque nossa alma está feliz, ou ainda, se está ligada ao corpo.

Outra questão neste volume, levantada por Aristóteles é sobre a matéria (corpo). Será que esta dará forma a alma? O autor questiona: “Quem dá forma ao corpo?” É assim, levantando essas questões que Aristóteles tenta entender a alma.


A SÍNDROME DE BABEL E A DISPUTA DO PODER GLOBAL

             Neste livro José Luís Fiori reúne artigos e ensaios publicados por 5 anos, entre os anos de 2014 e 2019 em diferentes jornais, tanto nacionais quanto internacionais. Como objetivo o autor buscou entender o presente para ter um futuro em que todos sejam tratados como iguais.

Os artigos vêm em diferentes formatos, dentre eles, jornalísticos e acadêmicos. Os textos foram publicados durante o governo do ex presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no qual o país passava por períodos conturbados, assim como no Brasil.

A obra contém uma óptica teórica de ‘poder’ do ‘capital’ e da economia política internacional. Fiori dividiu o livro em dois momentos: as transformações mundiais contemporâneas e mudanças que ocorreram na América Latina.

Ao final do livro, José Luís apresenta propostas para debates de uma nova estratégia de desenvolvimento para a América Latina.


CADERNO DE EXERCÍCIOS DE COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

As neurociências afetiva e social confirmam as intuições de Marshall Rosenberg, o criador da Comunicação Não Violenta® (CNV). Elas mostram que uma relação empática e benevolente com uma criança se revela a condição fundamental para permitir que seu cérebro evolua em ótimas condições.

Todo ser humano sonha em ser compreendido e em poder expressar seus sentimentos, emoções e desejos profundos. Esse sonho, graças à CNV®, pode ser oferecido às nossas crianças.

Quando um dos pais pratica a CNV® ele compreende melhor seus próprios sentimentos e os do outro. Ele não critica mais e sabe regular os conflitos ao ajudar cada criança a expressar sua experiência, por meio de uma escuta afetuosa. Sabe dizer não diante de um comportamento inadequado, mesmo compreendendo aquilo que estimula a criança.

Quando uma criança aprende a CNV® ela se desenvolve, expressa sua experiência, compreende-se melhor e também os outros. Sabe dizer não à violência, não precisa mais mostrar que é a mais forte ou desvalorizar o outro. Pelo contrário, ela sente prazer em cooperar e até se torna a protetora daquela que sofre humilhações. Uma criança feliz, não estressada, é motivada, tem vontade de aprender, de compreender, de empreender e de criar.


SEM MORRER, SEM TEMER – SABEDORIA CONFORTANTE

               Esta obra escrita pelo poeta, mestre Zen e ativista da paz Tchich Nhat Hanh trata um dos assuntos mais debatidos em toda a história, tentando responder a uma única pergunta “O que é a morte?”. Neste livro o autor explora os conceitos da morte, o medo e a própria existência.

Tchich Nhat Hanh tem o objetivo de ir além do conhecimento científico, mas ele vai atrás da busca pela libertação e sabedoria pessoal. Para o autor ‘nascimento e morte são apenas portas pelas quais passamos’.

Na busca por respostas, o autor nos convida a uma jornada de auto conhecimento e auto avaliação. Com a perspectiva de um poeta, o autor nos demonstra que nossos medos são frutos de nossas percepções e mal-entendidos.

Este livro trás a calma necessária para lidarmos com uma questão que aflige a todos, independente da classe social, idade e origem. Todos debatem a questão mais antiga da humanidade.


VEJA MAIS INFORMAÇÕES NO SITE http://vozes.com.br/