Coral dos Canarinhos de Petrópolis participa do XVI Congresso Regional Pueri Cantores do Brasil
25/07/2023
Sete Lagoas (MG) – O Coral dos Canarinhos de Petrópolis participou, entre os dias 19 e 23 de julho, do XVI Congresso Regional Pueri Cantores, na cidade mineira de Sete Lagoas. A viagem, no entanto, teve início na terça-feira, dia 18 de julho, com a saída do Coral da cidade imperial, Petrópolis (RJ). Partiram em viagem 42 coralistas, acompanhados da Equipe do Instituto dos Meninos Cantores de Petrópolis, rumo a Minas Gerais.
A primeira parada da viagem foi no Museu e Jardim Botânico, Instituto Inhotim. Localizado na cidade de Brumadinho. Inhotim é um museu de arte contemporânea a céu aberto, um dos maiores do mundo. Neste dia, os coralistas puderam, além de conhecer os espaços do museu, aprender mais sobre o movimento modernista brasileiro e a arte contemporânea, expressa por diversos artistas, que têm galerias no local. Destaque para a nova exposição da artista contemporânea japonesa, Yayoi Kusama, que recentemente ganhou uma galeria permanente em Inhotim.
Ao final da terça-feira, o Coral foi acolhido com um jantar na Paróquia São Cristóvão em Sete Lagoas (MG). O Pároco, Pe. Gislei, o Vigário Paroquial, Padre Rafael Lucas; juntamente com os paroquianos da localidade aguardavam, ansiosos, a chegada do Coral! Após o jantar, os coralistas foram encaminhados para 17 famílias da Paróquia que, prontamente, dispuseram-se a acolher nossos coralistas durante os dias do Congresso.
Na manhã da quarta-feira (19/07), os onze corais participantes deste Congresso Regional se reuniram no Ginásio Dr. Márcio Paulino, na região central da cidade de Sete Lagoas. Foi um dia de ensaios, acolhida e convivência entre os coralistas das mais diversas regiões do Brasil. Durante este dia, os coralistas puderam iniciar os ensaios musicais para a abertura oficial do Congresso, que viria a ocorrer naquela noite. Houve também, ensaios para a organização dos Corais no espaço do Ginásio, como a ordem das entradas e os lugares a serem ocupados pelos coralistas, nos assentos e também no palco.
Abertura do Congresso
Na noite do dia 19 de julho, no Ginásio Dr. Márcio Paulino, no centro da Cidade de Sete Lagoas (MG), ocorreu a abertura oficial do XVI Congresso Regional Pueri Cantores do Brasil. Nesta cerimônia, os onze corais foram recebidos calorosamente pelo povo sete-lagoano. A ordem de entrada dos corais é por ordem de antiguidade na Federação Nacional Pueri Cantores, portanto, o primeiro Coral a ser recebido foi o nosso Coral dos Canarinhos de Petrópolis, o coral de meninos mais antigo do Brasil e que neste ano de 2023 irá comemorar 81 anos de história!
Logo após, foi recebido pelo público o Coral anfitrião deste Congresso, o Coral Dom Silvério, que neste ano completa 60 de fundação. O fundador do Coral Dom Silvério, o Maestro João Lucas Rodrigues, com seus 94 anos, esteve presente neste Congresso e esteve muito emocionado por poder ver o Coral Dom Silvério firme e atuante em sua grande missão de cantar!
O presidente da Federação Pueri Cantores do Brasil, o Maestro Messias Faleiro, atualmente à frente do Coral dos Pequenos Cantores de Passos, deu as boas-vindas a todos os Corais participantes deste Congresso e disse: “Que alegria poder, já em menos de um ano, após nosso Congresso Nacional, estarmos todos juntos para cantar, para nos divertirmos e para celebrarmos o nosso nobre trabalho do canto coral. Aos Corais de perto e de longe, hoje estamos felizes de estarmos reunidos neste Congresso”. O Maestro agradeceu a toda a equipe organizadora do Congresso, em especial à Diretoria do Coral Dom Silvério, Coral anfitrião do evento, à Prefeitura Municipal e à Diocese de Sete Lagoas.
O presidente do Coral Dom Silvério, Amauri Artimos da Matta, em nome de toda a equipe do Congresso também tomou a fala e agradeceu a presença de todos os Corais e do público de Sete Lagoas, que se fez presente para prestigiar os coralistas. Em sua fala, o Presidente do Coral Dom Silvério homenageou o Coral de Sete Lagoas e expressou o quanto esse Congresso incentiva e anima a missão do Dom Silvério. Por fim, externou um agradecimento a todos os apoiadores do evento e ao eterno maestro do Dom Silvério, João Lucas Rodrigues, e pediu uma calorosa salva de palmas ao maestro nonagenário.
Ao final da Cerimônia, os mais de 400 coralistas cantaram a música “A Paz”, versão em português do grupo “Roupa Nova” da música “Heal the World”, de Michael Jackson.
Concerto de Gala
Na sexta-feira (21/07), os Canarinhos de Petrópolis fizeram sua apresentação no Concerto de Gala do Congresso Regional Pueri Cantores. O Coral, por ser o mais antigo da Federação, foi o último a se apresentar.
O repertório contou com três canções. A primeira foi a música sacra “Lutum Fecit”, composição do maestro dos Canarinhos, Marco Aurélio Lischt. A Segunda música foi “Trem de Ferro”, baseada no poema de Manuel Bandeira e musicada por Raul Penna Firme Jr. Por fim, o Coral cantou a canção em duas partes “Cussaruim”, também baseada num poema de Manuel Bandeira e musicada por J. Vieira Brandão.
As três peças, embora de alto grau de dificuldade, foram executadas com extrema perfeição pelos coralistas e seu Maestro. As três canções foram apresentadas sem o acompanhamento de instrumento e também sem o uso de partitura, por parte dos coralistas. O Coral, em ótima forma, subiu ao palco confiante e pronto para o desafio. Assim relatou o Maestro: “Após quase dois anos de retorno de atividades presenciais, este Congresso foi o momento oportuno para nos desafiarmos e ousarmos com peças com um nível de dificuldade maior. Nossos coralistas se saíram muito bem e fizeram uma excelente apresentação”.
Ao final da apresentação, o Coral foi ovacionado pelos presentes no Ginásio que, de pé, aplaudiram, efusivamente, os Canarinhos de Petrópolis.
Missa de encerramento do Congresso
Às 18h do sábado, dia 22 de julho, os onze corais participantes do Congresso Regional, estiveram reunidos na Igreja Matriz de Santa Luzia em Sete Lagoas (MG), para cantarem solenemente a liturgia do 16º Domingo do Tempo Comum, celebração de encerramento deste XVI Congresso Regional.
Os cantos escolhidos para a celebração partiram da “Missa Brevis”, de Jacob de Haan. Os Maestros dos Corais presentes se revezaram na regência dos cantos, um costume tradicional nos Congressos da Federação Pueri Cantores.
A celebração foi presidida pelo bispo diocesano de Sete Lagoas, Dom Francisco Cota, que expressou sua imensa alegria por sua Diocese poder sediar esse Congresso de Meninos Cantores: “Hoje nos reunimos, com muita alegria, para louvarmos o nosso Deus, por tantas e grandes graças ocorridas nesse Congresso. Não viemos aqui para vermos a apresentação de Corais. Aqui viemos para testemunhar a missão desses Corais: cantar e elevar, com suas vozes, os nossos louvores a Deus!”
A liturgia deste domingo traz em seu Evangelho a famosa parábola do “Joio e do Trigo” do evangelista São Mateus. Em sua homilia, Dom Francisco exortou os presentes: “A mensagem da liturgia deste domingo nos chama a experenciarmos a misericórdia de Deus. Somos confrontados com um Pai que tem poder, mas que escolhe sempre o caminho da misericórdia. Na figura do joio e do trigo, aprendemos que nossa missão é sermos fruto bom, fruto que se espelha naquilo que é o próprio Deus, a suma bondade. Frutificar o bem é ser trigo bom e ser, portanto, espelho da plantação do Reino de Deus!” No final de sua reflexão, dirigiu uma mensagem aos Corais: “Agradeço, profundamente, em nome de toda a nossa cidade e Diocese a oportunidade de podermos vivenciar esse XVI Congresso. Nossas Paróquias e nossas famílias exerceram o dom serem bom trigo na acolhida e hospitalidade de todos esses jovens e de suas equipes que os acompanham. Nossa gratidão a vocês!” E por fim, completou: “Meus queridos cantores, sejam sempre a boa plantação que o Senhor espera de vós! Trilhem sempre o justo e reto caminho que a beleza do canto inspira e produz. Meus sinceros votos e preces por todos vocês”, concluiu o Bispo em sua reflexão.
Ao final da celebração, o presidente da Federação, o Maestro Messias Faleiro, agradeceu a presença de todos os Corais neste XVI Congresso Regional, agradeceu, de modo especial, ao Padre Rafael Lucas, Vigário da Paróquia São Cristóvão, pela organização da hospedagem dos mais de 400 coralistas nestes dias de Congresso. Depois, o Maestro fez o anúncio de que o próximo Congresso Regional ocorrerá no ano que vem na cidade paranaense de Campo Largo e de que o próximo Congresso Nacional será sediado, no ano de 2025, em Novo Hamburgo (RS). Por fim, desejou a todos os Corais, Maestros e Equipes uma abençoada viagem de retorno às suas cidades.
No domingo de manhã, 23 de julho, o Coral dos Canarinhos cantou na Missa das 10h, na Igreja Matriz de São Cristóvão, paróquia esta, que acolheu nossos canarinhos, nestes dias de Congresso. Além do povo de Deus, presente para a celebração, merece destaque a presença das 17 famílias que hospedaram nossos coralistas e que, tiveram lugar de destaque na Igreja, para poderem estar mais perto dos coralistas que fizeram parte de suas famílias, ao longo desta semana.
A celebração foi presidida pelo Vigário Paroquial, Padre Rafael Lucas, e concelebrada pelo pároco, Padre Gislei. No repertório da missa o Coral, regido pelo Maestro Marco Aurélio Lischt, cantou a “Missa em Si Bemol” de Padre José Maurício Nunes Garcia.
Ao final da celebração, Padre Rafael, agradeceu em nome de toda a comunidade paroquial e externou a alegria de poder acolher os Canarinhos de Petrópolis durante esses dias de Congresso. Agradeceu também a graça do Coral poder cantar a liturgia dominical nesta Paróquia.
Como gesto e sinal de gratidão aos paroquianos e às famílias que os acolheram nestes dias, os Canarinhos cantaram, depois de findada a Eucaristia, as mesmas canções do Concerto de Gala da última sexta-feira. Houve muita emoção e alegria por parte dos presentes que aplaudiram, demoradamente, os Canarinhos, após a apresentação.
Por volta das 12h, foi a hora dos coralistas se despedirem das famílias de Sete Lagoas, estas não esconderam a emoção e desejaram aos canarinhos não um adeus, mas sim, um “até logo”. Antes de embarcarem no ônibus, os Canarinhos entoaram a “Canção da América” de Milton Nascimento. Seu trecho principal faz jus a tudo o que foi vivido neste Congresso: “Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração!”
Frei João Manoel Zechinatto