Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Fraternidade São Boaventura, em Campo Largo, celebra a Festa das Chagas de São Francisco

18/09/2025

Notícias

A Fraternidade São Boaventura, em Campo Largo (PR) reuniu-se nesta quarta-feira, 17 de setembro, para celebrar a Festa das Chagas de São Francisco, sinal da profunda união do Seráfico Pai com Cristo crucificado.

A celebração foi realizada na nova capela dedicada especialmente a esta memória, localizada ao lado do prédio do Bom Jesus Remanso. O espaço, contendo as imagens em madeira do Serafim Crucificado e de São Francisco Estigmatizado, recebeu ainda a luz suave da manhã que, através das paredes de vidro, conferiu ao ambiente um clima de beleza e contemplação.

A fraternidade iniciou o dia com a oração das Laudes solenes, que foram seguidas pela Santa Missa presidida por Frei Antônio Joaquim. Em sua homilia, refletindo sobre o seguimento de Cristo, recordou:

“Se alguém quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz cada dia e me siga. Carregar a sua cruz significa acolher aquilo que diariamente cruza o nosso caminho; é acolher-nos com todas as nossas contradições… Tomar a sua cruz significa abraçar-nos com todas as forças e todas as fraquezas: os aspectos saudáveis e os doentios, os sucessos e os fracassos, as coisas vividas e as coisas perdidas…”

Ainda destacou que as chagas do Pobrezinho de Assis não foram o ponto de partida, mas o ponto de chegada de um caminho de fidelidade e seguimento: “É sempre um erro querer começar onde Francisco arrematou sua caminhada de vida: as chagas do Poverello de Assis são sinais do seguimento de Cristo ao longo da sua vida; ele é chagado pelo amor, suas chagas acenam sempre para o ponto de partida que também nós, na disposição ao Seguimento, devemos continuamente contemplar e buscar: o Cristo pobre, humilde e crucificado.”

Para os frades menores, essa celebração é ocasião de renovar o chamado à configuração com o Senhor crucificado, na simplicidade e na entrega cotidiana. O encontro fortaleceu a vivência fraterna e a espiritualidade franciscana, em comunhão com toda a Ordem, que em diferentes lugares do mundo revive o mistério das Chagas de Francisco, expressão plena “do Canto de Libertação, o Cântico das Criaturas, o Canto dos homens e mulheres reconciliados, o Canto de esperança.”


Frei Patryck Dutra