Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento Santo Antônio: História e tecnologia a serviço da evangelização

11/03/2025

Notícias

A história da Província da Imaculada Conceição do Brasil, que completa 350 anos, é marcada pelo entrelaçamento da peregrinação franciscana no território brasileiro, iniciada com as primeiras caravelas que ancoraram neste solo, conduzidas por Pedro Álvares Cabral, em 1500.

Eram oito frades e seu superior, Frei Henrique Soares de Coimbra, celebrou a Primeira Missa em terras até então desconhecidas por eles. Os franciscanos são a única Ordem que jamais deixou o Brasil.

Em 1592, os frades franciscanos chegaram ao Rio de Janeiro e se instalaram em uma ermida próxima à Praia de Santa Luzia, onde hoje se encontra a cidade carioca. De lá, passaram ao Morro de Santo Antônio, assim chamado por abrigar uma capelinha dedicada ao Santo. Nesse mesmo local, a pedra fundamental do convento e da igreja foi lançada em 4 de junho de 1608, na presença de todas as autoridades e de “grande multidão de povo”. A entrada dos frades no novo convento ocorreu em 7 de fevereiro de 1615. Com o passar dos anos, o convento de um só piso tornou-se insuficiente devido ao aumento do número de frades, sendo substituído, em 1748, pelo atual edifício, concluído em 1780.

“O Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro é um dos mais antigos do Brasil e o mais importante da Província da Imaculada Conceição do Brasil, dada sua relevância histórica, artística, arquitetônica e religiosa para a história do Brasil e da Igreja. Nestes 417 anos, foram muitos os fatos e personagens que se destacaram e seguem lembrados nos registros históricos. Dentre eles, o fato de o convento ter sido o ‘Útero da Independência do Brasil’, dada a relação de proximidade entre Dom Pedro I e Frei Sampaio, considerado um dos principais conselheiros do futuro imperador e idealizador do Movimento do ‘Fico’. Este é apenas um fato, entre tantos outros, que revelam a importância do convento como memória viva da história do Brasil”, destacou Frei Gustavo Wayand Medella, Vigário provincial que, atualmente, reside no local.

De acordo com o frade, em 1650, o convento abriu um curso de Filosofia e Teologia, que funcionou, com pequenas interrupções, até as primeiras décadas do século XIX. As aulas, que a princípio buscavam atender à formação intelectual dos religiosos, deram origem a um ateneu de estudos superiores que chegou a reunir 13 cadeiras. Grandes nomes do pensamento e da intelectualidade frequentaram esse espaço de estudos. “Este dado da história chama a atenção para a importância atual do Convento Santo Antônio como espaço de conservação da memória e também de cultivo do diálogo com os mais diversos setores da sociedade. É um lugar que, além de objeto de estudo e pesquisa para profissionais e estudiosos de diferentes áreas, deve ser, para os frades e para a Província, ponto de referência para a formação da identidade religiosa e histórica da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. ”

Patrimônio histórico e religioso

Frei Gustavo também destacou a relevância do convento para a cidade do Rio de Janeiro, pois esse espaço de fé e devoção também sentiu os efeitos dos diferentes processos que a capital carioca enfrentou com o passar do tempo, como as grandes mudanças arquitetônicas, o deslocamento da capital federal para Brasília, os imensos desafios sociais e econômicos, e as mudanças na religiosidade e na prática da fé. “Tudo isso influenciou frontalmente a trajetória do convento, especialmente nas últimas duas décadas. ”

Ele mencionou o quanto o Convento Santo Antônio segue sendo um lugar de referência, estimado e reconhecido pelo povo da capital e da região. “Muitas pessoas vêm até aqui na certeza de que, ao chegarem, serão atendidas em confissão por um frade que estará à disposição. Também a celebração fiel das missas nos horários previstos, a beleza arquitetônica, a paz e a tranquilidade mesmo no centro movimentado de uma megalópole são fatores que atraem as pessoas ao convento. ”

Espaço de devoção que ultrapassa as paredes históricas: Santo Antônio In Live

A Fraternidade do Convento tem consciência de que o mundo da tecnologia é um ambiente real, que precisa ser habitado e evangelizado. Nessa perspectiva, o esforço é para que o Convento Santo Antônio ocupe seu espaço de maneira ativa e qualificada também nesse ambiente.

“Há uma brincadeira que diz que, apesar de seus 417 anos, o Convento é extremamente atual e conectado, marcando presença nas principais redes sociais (Instagram, Facebook, YouTube e WhatsApp), além do site, hospedado no domínio da Província (franciscanos). É grande o desafio de abastecer com conteúdo todas essas plataformas, mantendo-as atraentes para os seguidores já engajados e convidando novos à participação. Profissionalizar e conferir qualidade a essas presenças são objetivos permanentes na missão evangelizadora do Convento.”

Além da transmissão de celebrações via YouTube, outro recurso de comunicação que a Fraternidade criou para chegar ao povo de Deus e evangelizar a partir de uma boa conversa com convidados de qualidade foi o Santo Antônio In Live.

“Decidimos criar uma live para ser transmitida diretamente do Convento, exceto no mês de janeiro. A conversa com o convidado dura, em média, uma hora, na qual são tratadas temáticas diversas alusivas ao Convento e à sua história, além de temas relacionados à espiritualidade franciscana, à Igreja e à realidade atual”, explicou o frade.

A live, transmitida pelo YouTube e Facebook do Convento e também pela TV Franciscanos, canal de YouTube da Província, conta sempre com a participação de um ou dois frades da Fraternidade e pelo menos um convidado, conforme a necessidade do tema abordado.

“O projeto Santo Antônio In Live nasceu do desejo de promover uma presença do Convento nas redes com foco na formação e na divulgação. A primeira edição foi ao ar no dia 13 de março de 2022. Desde então, já foram veiculadas 33 edições, sempre com audiência e interatividade dos participantes.”

De acordo com Frei Gustavo, as temáticas são escolhidas a partir de datas importantes do calendário, assuntos em evidência ou que tenham adquirido relevância em determinado momento. Também são abordados conteúdos formativos da espiritualidade e da fé que a Fraternidade considera oportunos, além de sugestões apresentadas pelos próprios internautas.

Ele relatou que já foram tratados temas relacionados às áreas de Ecologia, Educação, Política, Religião e História, entre outras. “Sempre contamos com a participação fiel e ativa dos internautas. Também aproveitamos a ocasião para divulgar ações e celebrações promovidas pelo Convento, convidando todos à participação presencial ou através dos meios eletrônicos.”

O projeto, que completa três anos no próximo dia 13 de março, já apresenta resultados, ressalta o frade:

“É interessante perceber que a iniciativa reuniu uma audiência fiel, que quase se constitui em uma ‘família’ que, mensalmente, se reúne para trocar ideias e experiências. Existem também aqueles que chegam pela primeira vez, assistem a alguns trechos e o grupo das pessoas que acessam o conteúdo gravado após sua exibição ao vivo. Todo esse movimento contribui para a divulgação e o fortalecimento da presença do Convento Santo Antônio no ambiente digital. Por essa razão, seguimos apostando nesta e em outras iniciativas.”

Perguntado sobre os planos para o futuro do Convento, Frei Gustavo acredita que as ferramentas de comunicação são fortes aliadas para a manutenção desse espaço sagrado de devoção:

“Diante do cenário atual, uma imensa preocupação é a sustentabilidade do Convento, dada a dimensão e a importância do patrimônio a ser conservado e mantido. Os gastos e despesas são muito elevados e, mesmo com a generosidade dos fiéis e benfeitores, fechar as contas todo mês é uma tarefa desafiadora. Dessa maneira, é fundamental pensar em um plano de sustentabilidade amplo, que envolva diferentes atores da sociedade e do poder público. Nesse aspecto, a comunicação se torna um elemento estratégico na busca dessas parcerias. A certeza de que Santo Antônio, grande amigo e intercessor, segue abrindo as portas para levarmos adiante esta história de mais de quatro séculos é o que nos anima a seguir adiante, buscando superar os desafios com alegria e criatividade.”


Adriana Rabelo