Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento da Penha recebe visita do vice-presidente da República

Vila Velha (ES) – O Convento da Penha, em Vila Velha (ES), recebeu na manhã desta quinta-feira (29/08), o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. Ele foi recebido por Frei Alessandro Dias do Nascimento e pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande. A comitiva chegou ao Campinho por volta das 9h50, sob forte esquema de segurança, com agentes das Polícias Militar e Federal, agentes da Guarda Municipal de Vila Velha, batedores da PRF, ambulâncias do SAMU, Corpo de Bombeiros do ES e até atiradores de elite.

Após ser saudado por Frei Alessandro, o vice-presidente concedeu uma entrevista no palco do Convento e em seguida iniciou a subida. Eles passaram pela Sala dos Milagres, Sala de Exposições e foram até a Capela. Lá, o general fez questão de rezar diante da imagem de Nossa Senhora da Penha e entregar sob a intercessão da Virgem das Alegrias a situação do país. “Ele fez uma oração pessoal pelo Brasil, ajoelhado diante da Imagem de Nossa Senhora da Penha”, contou o frade.

No interior da Capela, Mourão tirou fotos na janela mais famosa do Espírito Santo, contemplando a beleza da vista e elogiando os frades que cuidam do Santuário da Virgem da Penha. Ele conheceu um pouco da história do Convento, enquanto observava as obras de Benedito Calixto e os detalhes da construção do Santuário. Frei Alessandro presenteou as duas autoridades com livros que contam a história de fundação do Convento da Penha, desde a chegada de Frei Pedro Palácios e da colonização do solo espírito-santense.

O Governador Renato Casagrande comentou sobre a visita. “A importância dessa visita é mostrar a nossa agenda ao presidente da República. Mourão é uma pessoa importante do Governo Federal e terei a oportunidade de conversar com ele sobre nossas prioridades. Vamos discutir as questões ligadas principalmente da infraestrutura e eficiência das ações”, afirmou Casagrande.

Por fim, ao sair, o vice-presidente agradeceu a receptividade de Frei Alessandro Dias e elogiou o passeio ao Convento. “Excelente, maravilhosa a visita. O Convento é história pura. História é o que nos une, porque o passado é que faz o que nós somos hoje. É fundamental conhecer as raízes do Brasil”, afirmou Mourão.

A visita durou cerca de uma hora. Logo depois, a comitiva seguiu para o Itamaraty Hall, em Vitória, onde o vice-presidente participa de reunião com empresários capixabas, seguida de uma palestra para convidados sobre a conjuntura político-econômica do Brasil, em comemoração aos 27 anos do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex).