Convento da Penha recebe Romaria das Famílias
20/08/2024
No último domingo (18/08), milhares de fiéis participaram do encerramento da Semana Nacional da Família na Arquidiocese de Vitória. A tradicional Romaria das Famílias ao Convento encheu as ruas do Centro de Vila Velha. A concentração foi no Santuário Divino Espírito Santo e foi conduzida pelo Padre Jacqueson Pimentel. O percurso de aproximadamente 3 quilômetros foi percorrido com muita animação, orações e gratidão a Deus pelas famílias.
A Semana Nacional da Família foi um momento de destacar e valorizar a vocação matrimonial. O evento trouxe como tema “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que abordou “Fraternidade e Amizade Social”. O lema: “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”, com reflexões do capítulo 15 do evangelho de João, “já não vos chamo servos, vos chamo amigos” (João 15,15).
Na chegada ao Campinho do Convento, as famílias foram acolhidas e celebraram a Eucaristia, que foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, com presença de padres da Arquidiocese. No início, a Imagem de Nossa Senhora entrou solenemente abençoando a todos.
O primeiro tema da pregação do Arcebispo foi a conversão.”Ouvindo a Mesa da Palavra, encontramos algo que vai nos apontando o caminho, na qual todas as nossas famílias devem trilhar, devem caminhar, devem seguir em direção à Jesus de Nazaré. Quando ouvimos o profeta Ezequiel (18,1-10.13.30-32) convidando o povo à conversão, quando a gente escuta o salmista (Salmo Responsorial: 50/51) que pede ao Senhor um espírito generoso, quando a gente vai ouvir o Evangelho de São Mateus (19,13-15), Jesus está acolhendo as crianças. Vejamos, o profeta, em nome do Senhor, convida o povo a uma profunda conversão e essa conversão deve tocar a todas as famílias de Israel. Todas as vidas devem pertencer ao Senhor. O profeta indica o caminho, a conversão da busca e da vivência de uma vida nova, como condição para que o povo vivesse em comunhão na amizade com o Senhor. Hoje nos reunimos no Campinho do Convento, na casa da nossa Mãe, nos reunimos como família para pedir ao Senhor, sua graça e sua bênção. Acolhemos sua Palavra que nos convida a uma profunda busca de conversão para uma vida nova. Queremos sair daqui com esse espírito, esse sentimento de uma conversão para uma vida nova nas nossas famílias. Ao escutarmos a palavra do profeta, somos chamados a reconhecer que nossas famílias pertencem ao Senhor e por isso, devemos buscar sempre a comunhão e amizade com ele, diante da sociedade ainda tão marcada por valores contrários ao Evangelho. Somos chamados a confirmar uma vez mais nosso sincero desejo de vivermos iluminados e fortalecidos pelo dom do Espírito Santo, é ele que nos dá a graça de vivermos a vida nova, renovando nossos corações e fortalecendo nosso espírito”, afirmou Dom Dario.
“É importante esse sentimento, essa coragem do pedido de perdão em nossas famílias, na vivência do lar, na vivência do dia a dia, esposo com esposa, com os filhos, ter esse sentimento sempre presente do perdão em nossas casas, o espírito generoso deve estar presente no nosso lar. Deste modo, a partilha que se recebe é sinal que se compreendeu a gratuidade, a generosidade do dom recebido. Temos recebido tantas graças, tantas bênçãos do Senhor. Ele tem cuidado com carinho por cada um de nós, vem manifestando seu amor, sua bondade a cada dia. Que saibamos partilhar, dividir o que de graça recebemos, pois essa experiência da bondade divina e sua defesa do pequeno e do pobre, e do seu cuidado com os sofredores deste mundo, devem tornar uma escola de vida para nossas famílias. Nessa escola de comunhão e partilha que é a família, todos seremos formados pela novidade do Evangelho, capaz de realizar um gesto de solidariedade e partilha. Famílias que se compreendem como anunciadoras do reino da paz, da justiça, da fratenidade, educando nossos filhos e filhas para esta vivência da partilha, da amizade social”, enfatizou o bispo.
Ao comentar sobre o Evangelho, o Arcebispo lembrou o pedido de Jesus e sua opção pelos excluídos. “No Evangelho, Jesus que acolhe as crianças e as abençoa, essa postura de Jesus indica a acolhida e o serviço a todos que eram excluídos da sociedade. As crianças, juntamente com um enorme grupo de pessoas, não eram reconhecidas em sua plena dignidade. Jesus coloca as crianças no centro e as abençoa, manifestando seu amor e pede que a comunidade tenha um cuidado especial, afim de que as crianças pudessem crescer na fé”, na sequência, completou fazendo um pedido aos pais: “Queridos pais e mães, vocês todos têm um papel e uma missão fundamental na educação e na formação humana e cristã dos vossos filhos e filhas, algo que não deve ser renunciado e nem mesmo delegado a outras pessoas. Hoje é muito comum, muitos pais, delegam a educação a terceiros, podemos dizer que estão terceirizando a educação. Querem que a escola faça o que é de responsabilidade dos pais. Não podemos delegar aos outros aquilo que é próprio do papai e da mamãe. Cabe a cada um, marido e mulher, ajudando-se uns aos outros, compreenderem e acolherem o sentido de sermos cristãos a partir do nosso batismo. É importante para cada um, na sua casa, colocar a Sagrada Família como centro da sua casa e ao colocar o alimento na mesa, papai e mamãe saibam render graças a esse alimento que veio pelo trabalho e não comer de qualquer jeito. Ao deitar, papai e mamãe, abençoem, rezem pelos seus filhos. O compromisso de fé, de pertença à comunidade”, exortou.
Por fim, Dom Dario falou sobre o tema da Semana Nacional da Família “Tivemos como tema: ‘Família e Amizade’ e lema ‘Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho’. Nos chama atenção a família e amizade, a importância de cultivarmos relações saudáveis, relações genuínas dentro e fora do ambiente familiar. A amizade vista como forma de evangelho é um convite a viver o mandamento do amor. De forma concreta, partilhando, caminhando juntos na fé, no amor. O lema nos lembra as palavras de Jesus: ‘ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos. A verdadeira amizade, conforme ensinada por Jesus, é caracterizada pelo amor, pela confiança mútua que os pais devem ter, não só nos momentos alegres, mas nos momentos tristes. Só nos resta pedir que a Sagrada Família derrame graças e bênçãos sobre todos nós”, finalizou.
Um momento muito especial marcou o encerramento da Semana Nacional da Família. Dom Dario convidou os casais a renovarem o compromisso matrimonial, reafirmando o sim de cada um. Depois, duas famílias entraram com a Imagem da Sagrada Família, um casal contou seu testemunho de vida de oração e a bênção concluiu a festa.
Cristian Oliveira- Comunicação Convento da Penha