Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Convento da Penha celebra o Mês Vocacional

15/08/2022

Notícias

A Igreja no Brasil reserva o mês de agosto para as orações e preces pelas vocações, é o conhecido “Mês Vocacional”. A Missa das 11h deste sábado (13/8), teve como motivação a oração pelas muitas vocações. Frei Alessandro Dias é animador vocacional do Convento e por isso conduziu a celebração como uma conversa, explicando principalmente que vocação não é apenas dos religiosos, dos sacerdotes. A liturgia também foi com leituras próprias que falam de vocação bem como as orações.

Ao iniciar a partilha da Palavra e da experiência vocacional, Frei Alessandro lembrou que a vocação é dom de Deus, portanto, todos nós somos chamados. “Estamos vivendo o mês vocacional e quando falamos de vocação, não podemos pensar apenas nos padres ou nos religiosos. No próprio Evangelho Jesus diz: ‘A messe é grande mas poucos os operários, pedi ao Senhor da messe que envie operários para a messe’ (Mt 9, 38), ou seja, Jesus chama a todos nós. Nossa vocação, primeiramente é um dom de Deus. Vocação é uma resposta de fé ao chamado de Deus! Nossa vocação não é a gente que escolhe, é Deus que nos escolheu, escolheu a cada um de nós. Você que é casado ou você que é solteiro, a gente sente aquela ‘inclinação’, a gente sente e se identifica com aquele modo de vida, é Deus que fala ao nosso coração”, explicou.

Por fim, Frei Alessandro animou a todos para que não desanimemos mesmo com as dificuldades, lembrando o exemplo de Santa Dulce dos Pobres (memória deste dia). “Todos nós temos falhas e vamos enfrentar as dificuldades, mas não podemos desanimar. A gente precisa ter essa generosidade de ouvir o chamado de Deus, precisamos de muita fé, de muito amor, e obediência ao chamado de Deus. Temos hoje o exemplo de Santa Dulce dos Pobres, uma pessoa que se voltou para os necessitados, se entregou em prol dos necessitados. Nós temos, como ela, a função de rezar e cuidar do outro. O sacerdote é alguém que vai dedicar sua vida no serviço para o outro”, lembrou.

Ao final da Missa, Frei Alessandro fez uma oração pelos vocacionados, para que encontrem respostas para o chamado de Deus e sejam obedientes.


Quero conversar sobre vocação. O que fazer? Mandar uma mensagem para o WhatsApp (27) 99919-4997 ou ainda para o Franciszap (11) 5576-7929.